5 Livros para o Dia do Orgulho LGBT

Olá, leitores! 

No dia 28 de junho (a ultima quarta-feira, no caso) foi o Dia do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais). A data é celebrada e lembrada mundialmente pois marca um episódio lamentável que ocorreu em 1969, em Nova Iorque, onde gays, lésbicas e trans reagiram a perseguições policiais que aconteciam na época em um bar. 
Da resistência aos LGBTs resultou a organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o ocorrido e até hoje as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em vários países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano. (Fonte)

Através da literatura se tem quebrados algumas barreiras importantes e, atualmente, temos diversos livros incríveis que abordam a temática LGBT e adoraria indicar alguns para vocês. 
Cês podem saber mais sobre os livros clicando no link direto para as resenhas!
Então vamos a eles? 

VA-MOS!!!

1. Dois Garotos se Beijando, de David Levithan;


Talvez esse seja o meu livro LGBT favorito. Ele me emocionou, ensinou e inspirou. David Levithan faz isso, sabe. Amo todos os livros que leio do homem e ele tem a propensão em abordar personagens LGBTs em suas histórias, talvez pelo fato de ele ser gay e saber exatamente o que expressar. Uma coisa que me deixa maravilhada em seus livros é que ele costuma abordar a vida dos personagens de uma forma tão natural, sabe. Seus personagens tem problemas, como qualquer um de nós, não pelo fato de serem gays, mas pelo fato de serem pessoas.
Em "Dois garotos se beijando", no entanto, o autor vai abordar pesadamente vários personagens em suas distintas personalidades e como cada um deles reage e convive com sua sexualidade. Alguns são maravilhosos, aceitos e felizes. Outros ainda enfrentam aquelas dificuldades terríveis que eu queria que fosse só ficção.
Um livro MARAVILHOSO que toca na empatia, hein.



2. Carry On, de Rainbow Rowell;

Livros do gênero fantasia com personagens LGBT? Aqui temos! "Carry On" foi criado a partir de um outro livro da autora chamado "Fangirl", onde a personagem Cath escrevia uma fanfic sobre personagens de um livro chamado "Simon Snow", que envolvia magia e muita treta. Eu fiquei super curiosa com essa bendita história e amei quando soube da existência de "Carry On". Fiquei sabendo recentemente que esse livro não seria a fanfic de Cath e sim a fanfic da própria Rainbow sobre "Simon Snow". Mas acho que aí fica a cargo a imaginação do leitor mesmo, não é mesmo? rsss.
"Carry On" é uma história de fantasmas, amor, mistério e melodrama. Este último patrocinado por nossos dois adoráveis protagonistas, Simon e Baz, que são um casal.
Para quem gosta de fantasia e ainda sim quer a experiência de ler um livro LGBT, sejam bem-vindos! 




3. Simon vs. a Agenda Homo Sapiens, de Becky Albertalli;

"Simon vs. a agenda homo sapiens" é uma história com uma pegada mais adolescente mas altamente recomendada para todos os públicos. Simon é gay e sabe disso, no entanto, ainda não contou para ninguém. É aquela velha e conhecida história dos que ainda estão no armário. Bom, não cabe a nós julgar a realidade e as escolhas de ninguém mas alguém precisa avisar ao Martin, o bobão da escola. Ele descobriu a sexualidade de Simon e ameaça contar para todos. Portanto, Simon corre o risco de, não apenas ser arrancado do armário com violência, como também de estragar seu relacionamento com Blue, um carinha/crush que ele anda batendo uns papos nas interwebs. Um verdadeiro drama! O interessante desse livro é que já vi várias histórias semelhantes na vida real. Acredito então que seja necessário lermos e falarmos sobre isso para tentarmos compreender um pouco melhor os Simons de nossas vidas. Ah, em breve terá filme então provavelmente falaremos mais sobre essa história no futuro. 



4. Garoto encontra Garoto, de David Levithan;

Mais David Levithan, sim!!! Porque o amo e o quero bem!! "Garoto encontra garoto" é uma comédia romântica bem articulada e com adolescentes. Na comunidade em que Paul vive, as pessoas não tens tabus com gays. Portanto, ele é bem aceito e feliz. Seu conflito vai se resumir aos dramas normais com crush (que nos descabelam às vezes, convenhamos), amigos loucos e incríveis e o dia-a-dia de um adolescente comum. No entanto, essa maravilhosa utopia não é tudo que encontraremos no livro. Como comentei anteriormente, David Levithan explora variadas personalidades e vivências. Paul tem um amigo com uma família extremamente religiosa e, bem, eventualmente temos alguns exemplos de quando a religião deixa de ser uma doutrina amorosa para ser tornar sufocante.  
Bem, este livro tem muito amor para dar e algumas boas perspectivas para adotar. Recomendo com loucura e ardor! 



5. Apenas um Garoto, de Bill Konisberg.

E para encerrar as indicações, temos "Apenas um garoto". Olhem só que interessante: Rafe é assumido desde os 13 anos e nunca teve nenhum tipo de problema, a não ser o estereótipo. E depois de alguns anos, ele está cansado de ser "o garoto gay". Rafe que ser "apenas um garoto". Então em sua nova escola, ele não conta para ninguém de sua sexualidade, se enturmando em fazendo amigos. Porém como nada são flores, ele acaba se apaixonando pelo amigo hétero! Nós, que nos apaixonamos por héteros, sabemos que não é nada fácil, Rafe. Força, amigo!
"Apenas um garoto" é um livro muito relevante para nos despertar sobre como forçamos a barra, às vezes. Sabe, nem tudo sobre uma pessoa se define por sua sexualidade e esse livro vai abordar bem essa perspectiva.
Mais uma ótima dica para trabalhar um pouco a empatia, né non?




Meus queridos leitores, esta pequena lista de indicações não são de lançamentos recentes, como alguns de vocês podem ter notado. No entanto, são livros que já falamos no blog e achei válido reiterar como sugestão para quem quiser conhecer mais livros LGBTs. 
Atualmente estou com alguns livros da temática na TBR que são lançamentos, como "Fera", publicado pela Editora Seguinte e "À primeira vista", publicado pela Galera Record, dentre outros. Ou seja, ainda teremos muitos livros para indicar com a temática LGBT aqui pelo blog!
Espero que vocês tenham gostado e estou no aguardo de indicações aqui nos comentários, por favor, obrigada, por nada. 
Paz. 

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários