[May the fourth be with you] 5 Livros para ler no Star Wars Day


Sim, pessoal! Hoje é 4 de maio, mais conhecido mundialmente como o Star Wars Day. Além do trocadilho (may the 4th) maio é um mês muito especial para a franquia pois foi nesse mês em 1977 que ocorreu a estreia do primeiro filme da série: Uma Nova Esperança (que aliás comemorará 40 anos esse ano). Vale lembrar também que em maio ocorrem mundialmente as comemorações dos dias do Orgulho Nerd e da Toalha (não é a mesma coisa).

Enfim, e para comemorar um dia tão especial, nada melhor que escolher um novo livro da saga para ler. Escolhi 5 livros que serão bem interessantes de ler nessa data:

1 - Estrelas Perdidas - Claudia Gray



Ciena Ree e Thane Kyrell se conheceram na infância e cresceram com o mesmo sonho: pilotar as naves do Império. Durante a adolescência, sua amizade aos poucos se transforma em algo mais, porém diferenças políticas afastam seus caminhos: Thane se junta à Aliança Rebelde e Ciena permanece leal ao imperador. Agora em lados opostos da guerra, será que eles vão conseguir ficar juntos?
Através dos pontos de vista de Ciena e Thane, você acompanhará os principais acontecimentos desde o surgimento da Rebelião até a queda do Império de um jeito absolutamente original e envolvente. O livro relata, ainda, eventos inéditos que se passam depois do episódio VI, O retorno de Jedi, e traz pistas sobre o episódio VII, O despertar da Força!
Pra quem é fã e quer revisitar a saga ou para quem quer conhecer a série e ter uma visão geral dos filmes IV, V e VI. O livro faz parte do atual canone da Disney e conta com o ponto de vista de dois personagens Ciena (piloto do Império) e Thane (traidor e piloto da Aliança Rebelde). Ao longo da trama revisitamos várias batalhas e temos um vislumbre ainda bem básico sobre o tempo passado entre O Retorno de Jedi e o Despertar da Força, que ainda traz alguns mistérios.

2 - Herdeiro do Império - Timothy Zahn


O Primeiro Volume Da Consagrada Trilogia Thrawn.Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça. Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o imperador. Habitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido. A bordo do destroier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retomar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos Jedis. Herdeiro do Império é considerado um dos mais importantes marcos do universo expandido de STAR WARS. Desde seu lançamento, tem sido aceito pelos fãs da franquia como a verdadeira continuação da trilogia original. Além disso, a obra foi usada como base criativa para vários outros produtos da série, incluindo elementos de jogos, filmes e animações.

Já não faz parte do cânone da série, mas ainda vale muito a pena. Por muito tempo, passou-se sem existir conteúdos novos de Star Wars. Após a conclusão da saga no Episódio VI (em 1983) até o lançamento do Episódio I (em 1999) os fãs ficaram órfãos de novas histórias. Eis que, em 1991 Timothy Zahn lançou Herdeiro do Império, primeiro livro da trilogia Thrawn e, que por muito tempo, foi considerado o Episódio VII de Star Wars. Nesse livro é apresentado um dos melhores e mais consagrados vilões da saga, o almirante Thrawn. Ele é um personagem tão famoso que a Disney decidiu trazê-lo oficialmente para o cânone, inserindo-o na série Rebels e em um livro próprio.

3 - O Caminho Jedi - Daniel Wallace



Que a saga Star Wars é um dos maiores fenômenos de todos os tempos não é novidade. Que os personagens são mania mundial, também não. Para apimentar mais essa febre e satisfazer um desejo antigo dos fãs, chega às livrarias O Caminho Jedi, manual de treinamento da Ordem. O livro funciona como um almanaque dos guadiões da paz nas galáxias. Nele são apresentados os maiores mestres, a história dos clãs, os armamentos, o vestuário, os golpes de lutas, entre outros. Em O Caminho Jedi, o leitor vai desvendar os segredos e partilhar do conhecimento passado de geração para geração – aprendendo, inclusive, as nuances do combate de sabre de luz e a hierarquia Jedi. Além disso, conhecerá novos personagens, novas criaturas e novas naves. Passado de mão em mão de Mestre para Padawan, de Yoda e Obi-Wan Kenobi para Anakin e Luke Skywalker, este exemplar recebeu as anotações de cada Jedi que tocou e estudou suas páginas — adicionando suas experiências pessoais e as lições aprendidas.

Esse livro é lindo! Não é brincadeira: essa edição é espetacular. O Caminho Jedi é o guia que todo Padawan deve ler para seguir seu caminho da luz (ou não). Na prática ele é um manual bem antigo que passou pela mão de vários jedis e siths ao longo da história. O último dono foi Luke Skywalker e ele explica no início que cada um dos donos deixou comentários anotados por todas as páginas. Os melhores comentários, sem dúvida, são os do Darth Sidous.

4 - O Livro dos Sith - Daniel Wallace








Manual de treinamento do lado negro da Força, em que são apresentados os maiores mestres, o surgimento do clã, os armamentos, o vestuário, os segredos obscuros, entre outros. O livro funciona também como um almanaque. Capa dura e ilustrado. 










Assim como o Caminho Jedi, O Livro dos Sith funciona muito bem como um manual, mas para o Lado Negro da Força. Entretanto, ele não é um livro único, mas sim, vários trechos de outros livros escritos por vários Sith, reunidos por Luke Skywalker. Como ele mesmo fala no início, "Nunca saberemos como os livros completos eram de fato - Essas páginas são tudo o que restou."

5 - Como Star Wars conquistou o universo - Chris Taylor



Por várias gerações, Star Wars tem arrastado fãs de todas as idades aos cinemas, às lojas de brinquedos, às livrarias — praticamente a todo lugar que se vai, Star Wars está presente como uma entidade maior do que os filmes da saga. É indiscutivelmente o maior fenômeno da cultura pop, tão abrangente em todos os sentidos que mesmo aqueles que não assistiram ao filme conhecem a figura de Darth Vader e a maior revelação da história criada pelo cineasta George Lucas. 


Em um trabalho jornalístico surpreendente, Chris Taylor revela segredos que até o fã mais radical desconhecia, derruba e confirma antigos mitos e rumores sobre sua produção, e dá voz a todo mundo que foi relevante na criação de Star Wars como um todo, de aliados a desafetos de George Lucas. Porém, apesar de falar sobre Star Wars, o livro vai muito além: fala sobre cinema em geral, administração, gerenciamento de marca e até determinação pessoal.




Chris Taylor escreveu esse livro (que é bem grande) e encheu com as mais diversas curiosidades sobre a criação do universo Star Wars, bastidores das produções, a mente de George Lucas e muita coisa coisa que todo o fã adoraria saber. Na prática o livro funciona como um documentário gigante explicando toda a verdade por trás das produções (e tem umas coisas que são bem surpreendentes).

E Então, curtiram? Obviamente existe mais uma infinidade absurda de livros de Star Wars disponíveis, mas acho esses 5 bem interessantes para dar um destaque. Se quiserem mais, ano passado escrevi uma matéria em 7 partes sobre o novo cânone de Star Wars que, apesar de já estar obsoleta (já saíram mais um milhão de livros) ainda vale muito a pena. Links a seguir:

Gerente de projeto, editor de video, de áudio, podcaster, escritor (sem nada publicado) e cozinheiro quando dá tempo.

Recomendado Para Você

Comentários