[Listopia] - Adaptações Melhores que o Original

O filme fez valer a expressão "Filmão da Porra"
HOJE É DIA DE TRETA! Ok, talvez nem tanto. A gente sabe que sempre que anunciam uma adaptação de alguma obra que a gente gosta, sempre é preciso dar aquela baixada nas expectativas porque nunca é exatamente como a gente quer. Mas hoje vai ser diferente. Hoje nós vamos listar 5 adaptações que acabaram sendo melhores que o material original.

Começando...

1 - Homem de Ferro 3


Ok, esse deve ser o momento em que você está gritando "whaaaat?", mas, antes que você tenha um infarto, não, eu não estou aqui para defender Homem de Ferro 3. É praticamente um consenso que o terceiro longa do Tony Stark para o Universo Cinematográfico da Marvel é um dos piores já feitos (só não é o pior porque existe o primeiro filme do Thor). Mas, algo que pouca gente sabe, é que o filme foi baseado numa HQ relativamente recente do herói (2006). O arco se chama Extremis e figura na maior parte das listas de piores HQ's já publicada na história. Com uma trama realmente intragável, inúmeros personagens vazios e um Tony Stark mais insuportável que nunca, Extremis conseguiu ser algo que faria jus aos anos 90 da Marvel. No final, o quadrinho acabou sendo tão ruim, que você aceita classificar Homem de Ferro 3 pelo menos como "assistível".

2 - Maze Runner


Maze Runner é uma série de livros com a qual eu tenho uma relação de amor e ódio. Já resenhei o Primeiro Livro, o Segundouma HQ derivada do filmes e estou enrolando para ler o terceiro livro que fecha o primeiro arco dos personagens principais. A questão toda é que a ideia por trás da trama (algo entre o pós apocalíptico e o distópico) somado com os mistérios até era uma ideia muito boa. Mas o livro se perde entre todos os mistérios, as sub tramas que não chegam a lugar nenhum e personagens insuportáveis (essa é pra você Tereza). Por outro lado, adaptação para os cinemas trouxe uma trilogia com um roteiro muito mais enxuto e coeso, com um mínimo de sub tramas desnecessárias e uma boa revisada no arco de vários personagens. Ponto pros cinemas!

3 - Ataque dos Titãs

Animes adaptados de mangás, em geral costumam ser um tanto mais arrastados porque os produtores das animações precisam inventar arcos novos, enquanto os capítulos oficiais do mangá não saem (quem lembra do episódio de Dragon Ball Z do Goku tirando a carteira de motorista?). Em Ataque dos Titãs a estratégia utilizada foi outra: a animação foi dividia em temporadas, seguindo os arcos do mangá. Assim, anualmente é produzida uma quantidade específica de episódios, sem existir a necessidade de produzir além do que está no mangá. Fora isso, o mangá em si possui diversos problemas que foram corrigidos no Anime. A arte do autor é péssima ao ponto de depois de 20 edições ainda não ser possível diferenciar alguns personagens mais parecidos. O roteiro das edições também é uma coisa completamente perdida: tramas são cortadas para retornarem apenas duas ou três edições depois, personagens aparecem e desaparecem sem explicação e vários deles tem motivações que não fazem sentido nenhum. Por isso, minha indicação é sempre pelo anime, ao invés do mangá.

4 - Kick-Ass

Kick-Ass é o raro caso de uma HQ muito boa, sendo adaptada para um filme muito bom. Claro, mantidas as devidas proporções (um filme jamais seria violento no nível que o quadrinho é). Mas temos aqui dois pontos que dão uma vitória para o filme em cima do quadrinho: primeiro, a arte do material original é do John Romita Jr., um artista que absolutamente não sabe desenhar rostos, ficando todos os personagens mais ou menos com a mesma cara sempre. Segundo, apesar do filme ser bem fiel, há uma mudança absurda no personagem do Big Daddy (interpretado pelo Nicholas Cage) que foi consenso nas resenhas que ficou muito melhor que no material original.

5 - Logan
I hurt myself today...
É consenso que Logan é um dos melhores filmes produzidos adaptados de quadrinhos. A trama levemente baseada na HQ Velho Logan, conseguiu trazer um atmosfera depressiva, com camadas de western e um pouco de road trip. Por outro lado, apesar de Velho Logan até ser uma história interessante e trazer uns conceitos muito bons (e que plot twist!) ela acaba caindo em alguns clichês das histórias em quadrinhos que tiram boa parte da seriedade do que deveria ter uma Graphic Novel. Tem várias cenas que deveriam ser mega filosóficas e reflexivas que acabam sendo atrapalhadas por coisas como o Bug do Homem Aranha andando pelas paredes ou o Hulk como um vilão extremamente tosco. Ponto para as telonas!

Ufa... será que essa lista vai dar treta? O que vocês acham? Qual adaptação vocês acham que deveria ter aparecido nessa lista?

Gerente de projeto, editor de video, de áudio, podcaster, escritor (sem nada publicado) e cozinheiro quando dá tempo.

Recomendado Para Você

Comentários