quarta-feira, março 07, 2018

[Listopia] - Universos fantásticos de autorias femininas



Fantasia é sem dúvida um dos gêneros literários onde mais se utiliza a imaginação. Tudo é possível e a única limitação do que pode ser desenvolvido numa trama é a imaginação do autor. Já fizemos uma lista (AQUI) com os universos fantásticos mais loucos que você pode conhecer e agora vamos listar mais cinco universos fantásticos de autorias femininas:

1 - Mundo da Magia - Harry Potter - J. K. Rowling

Acho difícil alguém ainda não ter ouvido falar de Hogwarts e da dimensão mágica do Universo Harry Potter. Apesar da ideia de uma escola de magia e de um mundo mágico paralelo ao mundo comum não ser exatamente uma novidade, J. K. Rowling soube inovar muito bem, levando a organização da magia e tudo o que já conhecíamos de fontes diversas sobre criaturas fantásticas a um novo patamar
. Pensar na existência de um Ministério da Magia, Escolas e até um banco exclusivo para magos foi algo realmente diferente e uma das coisas que mais torna divertidos os livros e os filmes.

2 - Terramar - Ciclo de Terramar - Úrsula K. Le Guin


Relançada no Brasil recentemente pela Arqueiro (já resenhamos o primeiro e o segundo livro) a série do Ciclo de Terramar trouxe uma terra mágica que serviu de inspiração para muitos autores de fantasia contemporâneos. O mundo de Terramar é composto por várias pequenas ilhas e conta também com uma escola de magia (numa das principais ilhas, chamada Roke). Ao longo dos cinco livros e de alguns contos, podemos viajar ao longo de todas essas terras e conhecer vários tipos de criatura, além de termos um dos sistemas de magias mais legais que eu já vi.

3 - Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle


Outra série que está sendo relançada no Brasil, essa pela Harper Collins (resenhamos o primeiro livro aqui) Uma dobra no tempo não traz exatamente um mundo fantástico. A ideia aqui é misturar ficção científica (como um cubo em 4 dimensões ou tesseract e buracos de minhoca) e usar isso para levar os protagonista a conhecerem vários mundo fantásticos diferentes. Sem dúvida é um dos livros mais doidos e divertidos que eu já li.

4 - Ga'Hoole - A Lenda dos Guardões - Kathryn Lask

Já falamos de Ga'Hoole antes na lista sobre série de livros gigantescas. Ga'Hoole é o reino onde se passam as aventuras das corujas de A Lenda dos Guardiões, ao longo dos (atualmente) 18 livros. Bem no centro dela existe a Árvore Gigante de Ga'Hoole, local milenar, onde, segundo a lenda, os Guardiões residem. Esse mundo é bem diferente do usual para fantasia por ter como personagens principais corujas e por não ter exatamente uma definição sobre a magia.  O livro já foi adaptado para um filme em 2010 com direção de Zack Snyder.

5 - Ilha de Berk - Como treinar seu dragão - Cressida Crowell

Há algumas boas diferenças entre o que ser narra no livro e no filme Como treinar seu dragão, mas o universo desenvolvido nos livros, nos filmes e nas duas séries animadas é bem semelhante. Aqui acompanhamos várias histórias dos vikings da Ilha de Berk lidando com a existência de chega de dragões em sua ilha. Já tivemos duas adaptações para filmes (apesar de elas diferirem bastante da evolução da trama nos livros) e um terceiro está previsto para junho de 2019.

E aí, curtiram? Esqueci de algum outro universo mágico? Espero que conheçam/tentem conhecer todos esses universos pois eles valem muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo