[Listopia] Universos Fantásticos mais Loucos da Literatura

Discworld: Um mundo plano, carregado por 4 elefantes, carregado por uma tartaruga
Quando a gente fala de mundos fantásticos a tendência é que venha à nossa cabeça algum estereótipo de Senhor dos Anéis ou Game of Thrones. Lugares-comuns da literatura fantástica, vários universos seguem um padrão com estilo bem medieval, adicionando algumas outras raças, toda bem parecidas com humanos. Mas e quando o autor consegue se desligar desse padrão base e trazer a tona algo completamente diferente e bem mais absurdo? Discworld, da imagem acima, é o mundo da série de livros homônima de Terry Pratchett e representa muito bem isso. E agora vamos apresentar um lista com os universos fantásticos mais bizarros que você vai ver na literatura.

1 - Malaz
Porque uma montanha voadora que solta um ataque especial com corvos, tinha que estar nessa lista!
Já falamos do mundo Malazano na resenha de Jardins da Lua (que você pode ler aqui) e citamos a batalha da imagem. Esse universo ganha nos quesitos: "batalha fantástica mais louca" e "raças mais estranhas", afinal, uma batalha em que uma montanha voadora, um ataque massivo de corvos, deuses e várias raças bizarras estão envolvidas, precisava figurar nessa lista. Soma-se a isso uma quantidade razoável de mundos paralelos apresentados já no primeiro livro da série e o sistema de magia que se utiliza de labirintos que habitam o além e temos um dos melhores exemplares de autores que souberam sair da caixa pra criar um universo fantástico (palmas para Steven Erickson).

2 - Kurgala
Kurgala, a Terra dos Quatro que são Um
Mundo ambientado no universo do livro O Espadachim de Carvão (resenha aqui) Kurgala de cara já tem um dos mapas mais diferentes que eu já vi. Esse mundo era um mar gigantesco até a chegada de quatro entidades que lá fizeram suas moradas, cada uma se tornando uma ilha e, das criações deles , surgiu uma quantidade absurda de raças diferentes. Temos humanos aqui, claro, mas Kurgala se destaca por conseguir fugir desse padrão: vários seres são bem diferentes da anatomia humana tendo mais de uma perna ou braço ou cabeça e isso é amplamente utilizado no texto. Alguma das lutas mais legais e diferentes que eu já vi estão nesse livro.

3 - País da Maravilhas
Ok... Vamos falar sobre loucura
Alice no País da Maravilhas sem dúvidas é um dos livros mais non-sense que existem. Ok, sabemos que boa parte do que está descrito no livro são alegorias e metáforas criadas por Lewis Caroll e que, até hoje, algumas delas ainda não possuem exatamente uma interpretação clara. Mas, quando você leu ou viu o País da Maravilhas pela primeira vez, tenho quase certeza que não entendeu nenhuma dessas metáforas. É até difícil resumir, mas, uma história que começa com uma garota se perdendo através da toca de um coelho, toma chá com um chapeleiro maluco e enfrenta um exército de cartas, precisava aparecer nessa lista.

4 - Terra de Oz 

O mágico de Oz é uma das obras de fantasia mais conhecidas da literatura mundial. O que muita gente não sabe é que existe todo um universo expandido distribuído entre 40 obras diferentes. Isso sem contar que existe também mais uma quantidade absurda de livros que se ambientam nesse mundo, mas não fazem parte do cânon (como o genial Wicked, que virou peça da Broadway). E em todos esses livros são exploradas as Terras de Oz, um mundo que não tem exatamente uma origem ou explicação, mas tem bruxas, macacos voadores, uma estrada de tijolos amarelos e uma Cidade de Esmeraldas.

E aí? Curtiram? Faltou algum mundo mais louco que esses que eu citei? Deixe seu comentário e não percam, porque ainda tem muita coisa nessa semana de Literatura Fantástica.

Gerente de projeto, editor de video, de áudio, podcaster, escritor (sem nada publicado) e cozinheiro quando dá tempo.

Recomendado Para Você

Comentários