quinta-feira, março 15, 2018

Aconteceu: We Can Read It - Maratona Mulher na Literatura

Olá, leitores!

Que março é o mês do dia internacional da mulher todo mundo sabe. O que, talvez, vocês não saibam é que nós, do blog Garota Pai D'Égua, nos unimos com o blog Pausa para um capítulo na organização de um evento especial para falar sobre as mulheres na literatura
O blog Garota Pai D'Égua abordou mulheres contemporâneas da ficção e não-ficção e o Pausa para um Capítulo falaram sobre mulheres na fantasia. 
Neste post vou mostrar como foi um pouco do nosso evento. 
Vem comigo! 

Let's go!


Antes de mais nada, precisamos agradecer (e engrandecer) as editoras que foram parceiras no evento. Afinal, sem elas teríamos apenas uns 3 brindes, rsss. No entanto, graças ao apoio que tivemos, sorteamos MUITOS livros e brindes para os participantes que se fizeram presentes. 

yay! Imagem: Pausa para um capítulo. 


O intuito primordial do nosso evento foi estimular um debate a cerca do papel da mulher na sociedade e a literatura está repleta de ótimos exemplos. A Primavera Editorial nos enviou dois exemplares que ilustram muito bem o poder que a mulher tem de fazer qualquer coisa, mesmo com todas as dificuldades impostas naturalmente pelo patriarcado instituído em nossa sociedade. 
"Wonder Women: 25 Mulheres inovadoras, inventoras e pioneiras que fizeram a diferença" temos grandes exemplos de mulheres que batalharam e deixaram marcas que percebemos até hoje. Em breve terá resenha desse livro aqui no blog pois fiquei encantada com essa proposta. E em "Mulheres modernas, dilemas modernos" os autores trazem as lutas das mulheres contemporâneas e ainda como os homens podem apoiar nosso movimento. 


Olar
A editora Companhia das Letras enviou alguns exemplares de "Sejamos todos feministas" e, convenhamos, esse livro deveria ser obrigatório para todo o ser humano que respira. Chimamanda Ngozi Adichie é uma nigeriana feminista que palestrou no TEDx com esse tema e foi uma fala tão relevante que até virou livro. Uma particularidade interessante sobre a obra e a autora é que ela vai retratar a sua experiência enquanto mulher negra em seu país. Isso significa que eu, como brasileira, não passei por todas as suas situações, mas pude perceber que alguns fatos são igualmente lamentáveis para nós, mulheres, em qualquer lugar do mundo. 
É um livro didático, não agressivo e de fácil acesso, tanto em texto quanto em custo pois é bem baratinho. E a autora está na lista de Mulheres inspiradoras de Anne

Leiam. este. livro.
A Anne, por sua vez, fico a par das maiorias de livros ficcionais que falam sobre mulheres fortes em diversas situações. Dentre eles, foi comentado sobre a série "Amores improváveis" e em suas protagonistas. São 4 mulheres diferentes, vivendo experiências diferentes e enfrentando desafios diferentes. A autora vai relatar romance? Vai, sim. Mas as pessoas se apaixonam e quebram a cara e isso faz parte da vida. Mas a forma como reagimos a isso é que importa. É uma série muito gostosinha e fortemente indicada pela Anne Magno. Temos resenha de "O acordo" aqui para quem quiser conferir. 

Nhoin

Já a nossas parceiras do Pausa para um capítulo ficaram responsáveis por trazer mulheres na fantasia. Foi uma exposição linda sobre autoras mulheres clássicas e contemporâneas que estão nesse universo fantástico que é tao dominado pelos homens. 
Dentre elas, foi falado sobre "A Arma Escarlate", de Renata Ventura. Ela é uma autora nacional que criou sua própria história inspirada no universo de Harry Potter. Ou seja, são bruxinhos brasileiros que tem uma escola precária e que sofrem coisas que nem mágica resolve (KKK Cada K é uma lágrima com a proximidade da realidade). Renata Ventura trás um universo mágico e fantástico, sim, mas permeado de discussões que são bem reais e necessárias. É uma história interessante de se ler e temos a dica em forma de resenha aqui no blog

Olar, vocês.
Como vocês podem perceber, tivemos muito conteúdo incrível em nosso evento especial para o dia internacional da mulher. É sempre maravilhoso compartilhar nossos gostos sobre livros, ainda mais quando temos a possibilidade de conhecer mais mulheres que realizam essa arte. E são tantas incríveis, gente! Tantas mulheres que precisam ser conhecidas e consumidas porque são boas no que fazem e maravilhosas! 
Espero que vocês tenham curtido esse resumo super básico. Se agendem para não perder nossos próximos eventos! Assim cês podem conferir o conteúdo na integra. 
E para encerrar com chave de ouro, quero agradecer a todas as leitoras e leitores que chegaram com a gente e enriqueceram nossa discussão. Foi um bate-papo muito gostoso e muito relevante. 
Vocês podem conferir todas as fotos do evento na página do blog Pausa para um capítulo

Até a próxima ♥



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo