Eu Li: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes - Suzanne Collins

Título:
A cantiga dos pássaros e das serpentes
Autora:
Suzanne Collins
Editora:
Rocco
Série:
Jogos Vorazes #4
Ano:
2020



UMA HISTÓRIA DA SÉRIE JOGOS VORAZES. AMBIÇÃO O ALIMENTARÁ. COMPETIÇÃO O CONDUZIRÁ. MAS O PODER TEM O SEU PREÇO.
É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor. A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo... e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.

Olá, leitores!
Como vocês estão? Espero que a quarentena esteja sendo branda com vocês. 
Depois de um longo e tenebroso inverno, vamos retomar as postagens semanais aqui no blog, sempre com uma indicação de livro ou assunto que se refira ao mundo literário.

Hoje vamos de indicação muito comentada e desejada pelas interwebs ultimamente. Estou falando dele: o novo livro de Suzanne Collins que se passa no universo de Jogos Vorazes!
Tem um master post sobre a trilogia original AQUI para refrescar a memória e nesse mesmo post comentei que retomaríamos o assunto novamente muito em breve. 
E cá estamos!

Que a sorte esteja ao seu favor
Nesta obra, Suzanne Collins vai abordar uma Panem uns 60 anos antes dos eventos de Jogos Vorazes que conhecemos com Katnnis e Peeta, e o protagonista da história é Coriolanus Snow. Sim, o presidente totalitário e sem escrúpulos que adoramos odiar já foi um jovem e é bem interessante a forma que a autora decidiu abordar essa nova história.

E para ser bem direta: GOSTEI MUITO DESTE LIVRO. E não, ela não romantiza ou dá uma "justificativa" de outro lado para o jovem Snow.
Para falar a verdade, Suzanne Collins fez um trabalho incrível sobre o comportamento humano pois há alguns personagens que, apesar de viverem na mesma ambientação, contrastam bastante de nosso protagonista. 

Para um panorama bem geral e sem spoilers:
O jovem Snow é um órfão da guerra que aconteceu entre os rebeldes e a capital há pouco tempo; guerra essa que culminou na destruição do distrito 13 e quase destruiu a Capital e os distritos. 
Coriolanus teve uma infância muito abastada porém a guerra levou a toda a sua riqueza. 
O seu pai tinha negócios lucrativos no distrito 13 então quando esse foi destruído, a família Snow perdeu tudo. Restaram apenas o imóvel, alguns móveis e sua prima, Tigris e sua vó. 
Apesar da pobreza ser uma nova realidade, o sobrenome Snow ainda continha muito prestígio na capital, portanto, Coriolanus seguiu sua educação de elite na academia. 

No entanto, para conseguir entrar na faculdade, ele precisava se destacar para ganhar uma bolsa, caso contrário, adeus prestígio dos Snow.
Assim sendo, Coriolanus que nunca foi burro, nem nada, consegue ser selecionado para atuar como mentor do 10º Jogos Vorazes. 
Vejam bem, os Jogos de Katnnis foi o 74º e muitas coisas mudaram para chegar onde conhecemos na trilogia. 
Nos Jogos Vorazes de Coriolanus Snow era tudo terrivelmente primitivo. Não havia o glamour e o show que parava a Capital. Os tributos eram selecionados em seus distritos e iam diretamente para a arena que nem sonhava com as temáticas criativas. E bom, nem preciso comentar como os Jogos não eram populares.
Os idealizadores queriam essa mudança. Queriam que as pessoas se envolvem e, assim sendo, os mentores-estudantes da academia iriam diferenciar neste ano. 

Cada aluno-mentor ficou responsável por um tributo e Coriolanus recebeu o nome de Lucy Gray, a garota do distrito 12.
(E antecipo que essa não é a única referência aos jogos de Katnnis, apesar de tudo ser bastante sutil.) 
Coliolanus precisava chamar a atenção, não necessariamente fazer a tributo ser vencedora. Bom, ele teve a sorte grande pois Lucy Gray não é do tipo que passa despercebida. 
Já em sua colheita como tributo ela já fez um show e Coriolanus percebeu que tinha um tesouro nas mãos, bastava saber usá-lo.

Paralelo aos seus planos para Lucy Gray, o jovem Snow ainda precisava conseguir manter seu controle e suas aparências. 
Tudo para Coriolanus era a "honra" de sua família, portanto, ele se portava como se ainda fosse um menino rico da elite quando a realidade era que muitas vezes passava fome em casa. 

Tudo isso é muito interessante pois já entrega bastante do que veremos mais de 60 anos depois. A sua personalidade, sua forma egoísta, suas escolhas em favor próprio... está tudo lá sendo formado, lapidado. 

"A cantiga dos pássaros e das serpentes" é um livro grande, de quase 600 páginas, e tem uma narrativa bem mais lenta do que a de "Jogos Vorazes". É bom ter isso em mente quando começar essa leitura pois vocês não terão os eventos intensos e "vorazes" da trilogia.
Os personagens, no entanto, são muito bem trabalhos e por ter uma narrativa em 3ª pessoa, o leitor tem uma perspectiva mais ampla dos acontecimentos e das próprias percepções destes. 

É um livro que não vai agradar a todos os leitores porém é uma adição preciosa para os fãs de "Jogos Vorazes" pois apresenta um pouco da evolução da história e esclarece algumas questões interessantes, não apenas sobre o presidente Snow, mas sobre a própria Panem. 

Por ser uma obra que dividiu muitas opiniões, vou querer saber a de vocês também!

Leiam!

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários