Master Post: Jogos Vorazes

“Senhoras e senhores, está aberta a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes!”

Vocês com certeza já ouviram falar de Jogos Vorazes!
Por esses tempos devem estar ouvindo falar mais ainda! 
Ele é o primeiro livro da trilogia da autora Suzanne Collins e está de volta com mais um borburinho que envolve a série. 
Após o final de Harry Potter e com o encaminhamento para o término da Saga Crepúsculo, “Jogos Vorazes”, na época, foi eleita uma nova febre entre os jovens. 
Sem dúvida, foi uma das histórias que marcou uma geração de leitores (falamos um pouco sobre isso AQUI) e atualmente voltou para a boca do povo com um novo lançamento da autora que se passará no mesmo universo de Jogos Vorazes, mas alguns anos anteriores e com outro protagonista que foi uma escolha, digamos, singular. 
Antes de falar um pouco sobre "A Cantiga dos pássaros e das serpentes", vamos relembrar a trilogia que movimentou muitos leitores há alguns anos atrás neste master post! 
Vem comigo!

.

"Jogos Vorazes" foi publicado em 2010 no Brasil. O livro é dividido em 3 partes, onde a autora nos apresenta um tempo no futuro do planeta que não é nada animador. O homem enfim conseguiu pôr tudo a perder, e com a ajuda de desastres naturais, não resta muita coisa.
Panem surge das cinzas da América do Norte e é um país dividido em 13 distritos e a Capital. Os distritos são espécies de colonias da Capital que, insatisfeitos, fazem uma rebelião contra a repressão, onde o distrito 13 foi destruído como exemplo e, para manter o controle/como castigo para os outros 12 distritos, nasce os Jogos Vorazes.

Todo ano dois jovens tributos , um feminino e masculino, de cada distrito é enviado aos Jogos Vorazes para lutarem entre si até a morte.
Há apenas UM vencedor e sobrevivente.
Os Jogos Vorazes são transmitidos pela TV aos 12 distritos e à Capital. (Certamente alguém vai lembrar um pouco de BBB)
Nossa protagonista, Katnnis, vive no distrito 12 rodeada de privações. Através de seus olhos vemos uma realidade cruel, onde não apenas ela passa por necessidades, como a maioria da população do 12.
Para não passar fome com sua família (que se resume à sua irmã caçula de 12 anos e sua mãe com histórico de depressão), Katniss adotou a postura de mantenedora. Ela e seu melhor amigo, Gale, caçam em uma área proibida, e desse modo mantem o sustento de suas famílias.
A história começa com essa tensão da colheita. Gale e Katniss tem grandes chances de serem escolhidos para os Jogos Vorazes. Mas mesmo contra todas as expectativas, o nome do tributo feminino escolhido é o de Prim, irmã de Katnnis.
Para proteger a irmãzinha, Katniss se oferece como tributo do distrito 12 e juntamente com Peeta, o tributo masculino, ela vai rumo à incerteza do futuro.

Na arena eles enfrentam os dispositivos da Capital e uns aos outros. É muito fácil morrer. Há poucos distritos um pouco mais abastados, que treinam seus tributos desde crianças e é uma honra para esses ‘carreiristas’ vencerem os Jogos. Normalmente, eles promovem as piores mortes da arena, e todo cuidado é pouco com esses carreiristas.
Os tributos tem como mentores os vencedores das edições passadas dos Jogos; no caso de Katnnis e Peeta, seu mentor, Haymitch, não parece que será de muita utilidade. Mas esse bêbado forever talvez surpreenda.
Katniss tem talento para sobreviver e fará de tudo para tentar voltar pra casa. Mas com a proximidade do encantador Peeta, ela terá dificuldades para manter a frieza que precisa para tentar vencer os Jogos Vorazes. Porém, Peeta se mostrará mais útil do que se imagina, e acreditem, ele é o responsável pelo encanto da história.

Várias surpresas e um final MUITO tenso nos encaminha ao próximo livro da série: “Em chamas” É tenso, desesperador. A autora consegue prender os leitores de tal forma que a necessidade de ler o terceiro livro da série "A esperança" é quase palpável.

Na continuação de Jogos Vorazes, Katniss volta para o Distrito 12 com Peeta.
Porém, certas atitudes dela (totalmente inconscientes) durantes os Jogos incitam rebeliões em alguns distritos. A capital não fica nada satisfeita com isso e agirá. Devido uma especie de encenação, Katniss e Peeta estão apaixonados perante os olhos de todos, e a capital quer que continue assim, para que os distritos pensem que as justificativas dos atos rebeldes de Katnnis foi o amor.

A Capital sabe ser sutil e letal ao mesmo tempo e como prova, o presidente Snow dá um jeito de mudar as regras do Massacre Quartenário.
De 25 a 25 anos, a Capital realiza o Massacre Quartenário, que nada mais é que um extra do Jogos Vorazes, com mais tributos.
Mas a Capital tem outros planos esse ano.
Nessa edição do Massacre os vencedores, um feminino e masculino, dos Jogos Vorazes das edições anteriores serão os tributos. Não há como Katniss escapar, sendo ela a única mulher viva do seu distrito. E, claro que Peeta jamais permitiria que ela voltasse à arena sem ele.
Katnnis está no limite. Afinal, os Jogos Vorazes a marcam de formas negativas, e a obrigação de voltar para arena é desesperadora.

Como se não bastasse de problemas e dúvidas para Katniss, ela se vê no meio de uma especie de triângulo amoroso.
Ela precisa manter seu compromisso com Peeta, mas existe Gale, seu melhor amigo que a conhece melhor do que ninguém. As coisas ficam bem confusas entre eles e esse romance dá ao leitor um gostinho há mais (SIM, EU GOSTO DE ROMANCES). 
Conheceremos alguns vencedores dos Jogos anteriores (oi, Finnick e Johanna) e seremos jogados novamente no meio da barbárie da arena.

Em chamas tem o final mais desesperador de todos os tempos!
É muito sério quando me referi à necessidade de ler o terceiro livro da série. Suzanne Collins mantem uma leitura muito dinâmica e descritiva.
Com muita ação, aventura, sangue, angustia e romance, "Em chamas" faz rir e chorar. Esse negócio era viciante, meu pai. 

Enfim chegamos ao que achávamos ser a conclusão da história (rs), "A Esperança". A autora Suzanne Collins consegue jogar os leitores num ambiente de tirar o folego e com o final totalmente desesperador de "Em chamas", achei que este livro ia me tirar da agonia. Não poderia estar mais enganada.
Não que o livro seja ruim, muito pelo contrário. Essa agonia é proporcionada a cada página com as dúvidas e sofrimentos dos personagens.
Sofrimento. Esse livro está recheado disso.
Todos os livros da trilogia são violentos. Mas "A esperança" extrapola os limites que (eu acho) a autora proporcionou aos leitores.
Sério, cheguei a ficar chocada com algumas mortes de alguns personagens (e alguns amados por mim), mas o livro se trata realmente disso. Da barbárie que a guerra produz.

Depois de todos os conflitos que se dão em "Em chamas", Katniss se vê no Distrito 13. Afinal, o distrito sempre esteve lá aguardando a deixa para tentar tomar o poder da Capital. Eles vêem a oportunidade perfeita com o Tordo, o simbolo da rebelião, que é Katniss.
Mas ela não está preparada pra essa guerra. Peeta está sobe o poder da Capital e o distrito 12 foi completamente destruído. E ela foi enganada à respeito do plano que desencadeou todos os esses fatos.
A autora surpreende com os fatos mais relevantes do livro, como o destino de Peeta e de vários personagens importantes na história.
A guerra acontece mas, honestamente, ainda estou tentando achar quem foi o vencedor.
Suzanne Collins teve um cunho bem realista, mostrando como os homens podem ser cruéis pra conseguirem seus objetivos e como as marcas da guerra são incuráveis.
Na época, não consegui ler o livro direto. Tive que parar e fazer outra coisa pra esparecer a cabeça. Eu constei no começo desse tópico: é angustiante.

Definitivamente, "Jogos Vorazes" é uma série muito digna de ser lida. Se o final é feliz ou não, depende totalmente do ponto de vista do leitor. Eu ainda tenho minhas dúvidas.
Os personagens são tão humanos, os fatos são tão palpáveis que é impossível não se envolver com a trama.

.
Jogos Vorazes é um livro violento. Não que ele promova a violência, pelo contrário, o livro nos mostra a barbárie e a indiferença do ser humano. Ele nos mostra o lado mal das situações, das pessoas. A história pode ser fictícia, mas tem um quê de realismo incrível nas entrelinhas. É um relato fictício da política de pão e circo.
Com uma linguagem simples e dinâmica, Jogos Vorazes é uma trilogia fascinante. 

O livro foi adaptado para filme em 2012 e engajou muitos leitores na época e, atualmente, os  leitores ressuscitados dos anos 2000 não estão tendo sossego! (E não estou reclamado!)

Em 2020 a autora Suzanne Collins anunciou e PUBLICOU um prequel de Jogos Vorazes intitulado "A Cantiga dos pássaros e das serpentes". Lançou semana passada na gringa e irá sair no Brasil dia 19 de junho, pela Editora Rocco.

O livro vai trazer a perspectiva de ninguém mais, ninguém menos do que Presidente Snow mais ou menos 50 anos antes dos eventos que conhecemos na trilogia. 
As resenhas que estão saindo até o momento são bastantes conflituosas entre si, o que pode significar que não será um livro amado por todos, como basicamente aconteceu com "Jogos Vorazes". Eu, particularmente, estou BEM ansiosa pois a proposta de compreender historicamente os fatos me agrada demais. 
Confiram a sinopse do livro AQUI

Vocês COM CERTEZA vão ouvir falar sobre esse livro em breve aqui no blog pois já solicitei a minha pré-venda para trazer para vocês a minha opinião sobre a na história de Suzanne Collins.
Aos ressuscitados, estão animados para retornar ao universo de Jogos Vorazes?!
Aos possíveis leitores novos da série, animados para conhecer esses livros fabulosos?!

Vamos trocar figurinhas e, lembrem-se: "Que a sorte esteja ao seu favor!".
Até a próxima! 


Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários