Lançamento de Midnight Sun e o legado de Crepúsculo para a literatura

Olar, amados! 
Hoje vamos falar de uma história que ressuscitou um fandom adormecido há alguns anos. 
SIM: TWILIGHT! 

Esses primeiros olhares, quem lembra? 
Tudo isso pois a autora Stephenie Meyer anunciou há algumas semanas que tirou o manuscrito de Midnight Sun - ou Sol da meia-noite em bom português - da gaveta e enfim irá publicá-lo em agosto de 2020. 
A Editora Intrínseca, casa de Crepúsculo no Brasil, já anunciou que irá promover o lançamento simultâneo com os EUA e os fãs, antes adormecidos, estão mais do que despertos pois no dia que foi passada a informação o site da editora CAIU por causa dos muitos acessos. 
Sim, meus vampirinhos, estamos vivos. 

Eu amo um filme azul

Antes de abordarmos propriamente dito o "Sol da meia-noite" acredito que temos que bater um papo sobre a importância que Crepúsculo na literatura e na formação de leitores.
Esse é um ponto que sempre insisto pois a série Crepúsculo, assim como outras obras chamadas de "livros adolescentes" enfrentaram um ódio pesado e desnecessário na época de seu hype e eu, como uma adolescente completamente comum, era apaixonada por ela e por demais livros com temáticas românticas e fantásticas. 
E muito do que li na adolescência permanece como referência de gosto pessoal até hoje. 

Um pouco sobre os livros da saga Crepúsculo:


Publicado em 2005 nos EUA e em 2008 no Brasil, pela editora Intrínseca, o romance ganhou várias premiações literárias, entre elas o "Top 10 Livros para Jovens Adultos" da American Library Association, além de entrar na lista de best sellers do New York Times e Bets Selling no USA Today. Não é pouca coisa, mores. 
Em "Crepúsculo" conhecemos a história de Bella Swan, que ao se mudar para a casa de seu pai, em Forks, se apaixona por um rapaz misterioso, Edward Cullen, com uma família também misteriosa, além de serem LINDOS e terem alguns segredos interessantes (rs). O livro encantou o mundo como poucas obras na época do lançamento. 
"E o leão se apaixonou pelo cordeiro."

A Intrínseca sempre teve olho bom para escolher livros para seu catalogo mas acredito que Crepúsculo foi um divisor de águas para a editora, sem falar que trouxe outra obra inspirada na história que também foi bastante lucrativa. Olá, Cristian Grey! 

A saga Crepúsculo: capas nacionais 

Após o sucesso do primeiro livro, vieram mais 3 obras, a saber: "Lua Nova", "Eclipse" e "Amanhecer" que fecharam a série principal. 
Claro que surgiram DIVERSOS materiais extras, dentre eles "A breve vida de Bree Turner", "´Crepúsculo: guia ilustrado da série" e "Vida e morte: Crepúsculo reimaginado". 
Todos eles contam um pouco mais do conteúdo da saga que não necessariamente aborde o casal principal. 


"Vida e Morte", por exemplo, traz a história de Crepúsculo com os gêneros dos personagens alternados. Isso significa que tivemos a oportunidade de ver o amor pelos olhos de um adolescente, Beau Swan, que se apaixona por uma sedutora vampira, Edythe Cullen. 

A obra é uma edição comemorativa que traz mais de 400 páginas de conteúdo extra, além da nova capa, com Crepúsculo de um lado e Vida e morte de outro. (A Intrínseca arrasa!)
Tudo isso é muito engraçado pois, em tese, com "Sol da meia-noite" teremos 03 livros da mesma história e ainda sim vamos comprar, meus caros. 
Vamos consumir mais esse conteúdo que Stephenie Meyer vai nos jogar. 

"Por quê?", vocês devem me perguntar. 
E eu resposto: faz parte do forte apelo sentimental que toda essa história nos trouxe. 
A nossa adolescência foi marcada fortemente, fizemos amizades maravilhosas (algumas que perduram até hoje), tivemos experiências marcantes. 
Não é incrível o que um livro é capaz de proporcionar?

Mas quero abordar o além do gosto pessoal nesse texto pois, de fato, há muitas pessoas que não gostam da obra e TÁ TUDO BEM, viu. 
Os fãs daquela época cresceram e, quero crer, tem outras perspectivas com relação as críticas que obra recebia. 
Críticas essas, inclusive, muito pertinentes. 
Talvez seja questionável desejar um relacionamento como de Bella e Edward com todas as discussões que temos acesso na atualidade. 
Na história fictícia deu muito certo. É adorável. Mas na vida real não tem vampirões ricos e lindos que tentam nos proteger dos perigos sobrenaturais. E cuidado com os humanos muito... controladores, hein. 

Olar, Temer 

Ao saber separar o entretenimento da realidade, podemos nos deliciar com histórias lindas que aquecem os corações e muitos leitores foram "recém-criados" de tais histórias. 
Eis o legado que "Crepúsculo" tem: uma multidão de leitores no Brasil e no mundo iniciaram seus gostos pelos livros a partir dessa história. 
Isso é muito relevante e significativo! 
A formação de um leitor perpassa muitas barreiras, de gostos às de acessos, e como o hype de "Crepúsculo" foi tão grande, o acesso à ela foi igualmente bastante intenso. Bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, empréstimos coletivos... "Crepúsculo" alcançou muitos lugares! 

A minha própria história envolveu um empréstimo. Um amigo me emprestou o livro do amigo e a partir dessa leitura fiquei sedenta por mais e mais. 
E eu partilho de histórias parecidas com muitos leitores. 
Os chamados livros adolescentes mudam vidas e devíamos ter um olhar mais carinhoso com eles, por mais que não faça o tipo de alguns. 

BOM, depois desse coração aberto aí, consto que "Sol da meia-noite" sairá no Brasil dia 04 de agosto e eu e mais uma multidão de leitores está revivendo bons momentos que a adolescência nos proporcionou. 

O livro será meio carinho aqui no Brasil, custará a bagatela 59,90$, porém terá 736 páginas! 
É história pra caramba, hein! 
Se alguns puxarem da memória vão lembrar que chegou a vazar um manuscrito de 12 capítulos de "Sol da meia-noite" e que confesso chateada porém não totalmente arrependida que comi com farinha na época. 
Vou conseguir me retratar, finalmente, pois esses 60 conto vão sair desse bolso aqui voando rsss 

Enfim, leitores, vocês que compartilham dessa felicidade também, dividam suas expectativas sobre a história de Edward e Bella comigo.
Vocês que estão boiando nesse hype, se tiverem alguma dúvida, pode chegar junto que a gente bate um papo.
Vocês terão mais sobre essa temática em agosto, com certeza, com a resenha de "Sol da meia-noite" rsss.

Beijos brilhosos! 

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários