Na Tela #27 - A Noiva Fantasma

Oi gente!

Preparados para o post de hoje?

Confesso que simplesmente adoro vir contar para vocês sobre algumas de minhas experiências assistindo adaptações de livros... neste caminho sem volta do universo bookholic podemos encontrar cada coisas mais peculiar que a outra... inclusive vamos conversar hoje sobre um desses achados, mas antes de qualquer coisa temos que nos questionar: Afinal o quanto conhecemos da cultura chinesa?

Não só na cultura chinesa, mas em alguns outros países existia, ou ainda existe, uma forma de casamento ou união não tão convencional para alguns de nós chamada Necrogamia ou Casamento Póstumo. Tentaremos entender Necrogamia como uma manifestação cultural de um determinado povo onde acreditasse que:

'Existe uma crença muito antiga na China: homens com mais de 12 anos que morrem solteiros não podem ser enterrados sem uma esposa. Caso contrário, infortúnios acontecerão para sua família e gerações futuras. Por conta da tradição, muitas famílias camponesas realizam casamentos entre filhos mortos – a maioria nem se conheceu em vida – para que eles descansem em paz.' - Revista Super Interessante (04/07/2018) 
Então, o post de hoje precisa dessa premissa para que possamos entender melhor o plot do livro da editora Darkside publicado em 2015 chamado 'A noiva fantasama' da autora Malaia, Yangsze Choo. Então vamos a sinopse:
'Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.' - Skoob
Como sempre a Darkside não deixa a desejar em nada na hora de escolher títulos fantásticos para o seu catálago de publicações, e mesmo o livro tendo sido lançado há alguns anos ainda chama muito a atenção dos leitores pelo choque cultural e trama conspiratória da história. Infelizmente não tive a oportunidade de ler este livro ainda, e pode ter certeza que entra ano e sai ano e ele continua na minha lista de pendências. Aí você me pergunta: Mas Anne se você ainda não leu porque ele veio parar aqui? Precisou estar aqui quando a imagem abaixo me chocou esta semana!


Bom, titia Netflix jogou uma bomba no meu colo esta semana ao me mostrar que este livro não só foi adaptado para a telinha da plataforma como foi produzido no estilo de um dorama! #morrida #estatelada #chocada #amei #maratonei


Então temos na ordem: A noiva sonhadora Pan Li Lan (Huang Pei Jia), o noivo cruel e morto Lim Tian Ching (Kuang Tian), o Crush Lim Tian Bai (Lin Lu Di) e o Guardião Celestial trapalhão Er Lang (Chris Wu). Os atores são Taiwaneses e Chineses.

A história se passa em Malaca no ano de 1890, e a vida seguia normalmente, até que certo dia o pai de Li Lan, um comerciante quase falido de especiarias, recebe um convite da família mais poderosa da cidade para participar de uma festa onde somente os poderosos e ricos tem acesso, justamente na casa da família Lim. Mesmo estranhando o convite, ele se viu meio que obrigado a ir para a festa afim de entender o motivo do convite e porque a ama de sua filha disse que seria uma excelente oportunidade de encontrar um possível noivo para Li Lan. E assim aconteceu... e eles foram a festa.

E tudo corria bem até que Li Lan descobre que seu primeiro e único crush voltou para a cidade, Tian Bai é um dos herdeiros da casa Lim e amigo de infância dela. Ele estava viajando pelo mundo para estudar medicina pois este era o seu sonho, e por ser o segundo filho homem ele não precisava seguir estudando para administrar a herança, podia fazer o que quisesse desde que honrasse a família. Então logo temos Li Lan muito feliz pelo retorno dele depois de 5 anos longe.

Enquanto as borboletas voavam loucamente na barriga de Li Lan o pai dela estava em outro ambiente da festa conversando com a senhora da casa, e eis que surge uma proposta muito estranha. Ela quer que Li Lan seja a noiva fantasma de seu filho, Tian Ching. Explica ao pai da moça como esta união seria vantajosa para ele. Mas ele declina a oferta tentadora, pois só quer o melhor para a filha.

Os dias vão passando e as coisas vão ficando mais complicadas na empresa do pai de Li Lan, e por isso ele sai no meio da noite de casa para uma viajem arriscada atrás de novas especiarias para salvar seu empreendimento. Mas tudo começa a dar errado quando ele é trazido de volta para casa em coma e ninguém consegue entender o que está acontecendo. Certa noite em que Li Lan ficou de vigília para o sono do pai, ela acaba se encontrando no sonho com Tian Ching e ele diz que o pai dela está preso no mundo inferior e morrerá dentro de alguns dias se ela não casar com ele.

Obviamente que Li Lan usou sua carta trunfo do Dr Estranho (mormano eu vim barganhar) e no fim das contas eles criaram um acordo vantajoso a ambos, de forma que ela não precisaria casar com ele. E ele liberta ela para voltar ao mundo dos vivos para começar sua missão: encontrar o assassino dele!

Logo Li Lan começa a usar sua amizade com Tian Bai para entrar na casa Lim para investigar e é assim que ela conhece Er Lang um guardião celestial que também está investigando algo na casa Lim. A partir desse ponto da história tudo vira uma bagunça e Li Lan começa a pedir ajuda a todos, pois começa a ficar sem tempo para salvar seu pai da ameaça de Tian Ching.

A netflix adaptou o livro dividido em 6 'capítulos' longos que contemplam a jornada de Li Lan. Todos os episódios têm um tom bem sombrio e mórbido e te apresentam muito da cultura no geral da região. Acho que nada me preparou para o final e fiquei me perguntando se eles não deixaram propositadamente algumas pontas soltas para que uma possível segunda temporada fosse elaborada. Vi algumas pessoas criticando, no App da TV Show Time um pouco o final, mas a meu ver a interpretação foi livro sobre o fim de um dos personagens.

Uma das coisas que mais me surpreendeu foi como a história tem um plot twist e muda totalmente o foco entre personagens, e também mostra o outro lado da vida de algumas pessoas que só precisavam ser entendidas e de empatia.

Espero que tenham gostado do post, desculpem se ficou longo mais, cabei me empolgando um tiquinho só....kkkk... Até mais e vejo vocês no próximo post!

Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários