Na Tela #25 - After



A ESPERA ACABOU!!! E eu estou como?? Exatamente como no gif. 'After' finalmente chegou às telonas na última quinta-feira (11/04), sendo o Brasil, país em que a obra foi exibida primeiro. Nós, fãs brasileiros, estamos com muita moral mesmo! 
Depois de tanta polêmica em torno da mudança nos estereótipos dos personagens, depois do golpe que sofremos com Daniel Sharman anunciando que não seria o Hardin e do susto com a mudança de diretor do filme, 'After' chegou pra fazer a alegria dos fãs, e deixar outros não tão alegres assim. 


O livro


Título: 
After 

 Autora:
Anna Todd

Editora:
Paralela

Ano:
2014



Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar.
Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.

After é o primeiro livro de uma série que contém cinco volumes, e vai contar a história clichê da menina certinha que se apaixona por um cara bad boy. Poderia ser simples assim se não fosse a personalidade explosiva e impulsiva de Hardin.
Toda trama gira em torno da adaptação de Tessa à nova realidade, as novas amizades, e da construção de um romance extremamente complicado e caótico desenvolvido pelo casal #Hessa. 
Parece que nada nunca está a favor deles, nem as amizades do Hardin (principalmente Zed e Molly), muito menos a mãe de Tessa que é extremamente controladora e já planejou o futuro inteiro da filha, inclusive com quem ela vai casar. 

No livro, presenciamos vários embates do casal e nos questionamos por várias vezes até quando a garota vai aguentar os caprichos de Hardin. Por outro lado, da pra ver o quanto existe sentimento, mas que por conta de marcas do passado (em Hardin, principalmente) eles são externalizados de uma forma nada usual, ou simplesmente não são externalizados quando deveriam. 

Todos os personagens são muito bem escritos e desenvolvidos, e conseguimos lembrar e saber exatamente o lugar deles. As cenas de sexo são um ponto muito forte e extremamente descritivas, capazes de tirar o fôlego de qualquer um. Anna fez um ótimo trabalho em After, transmitiu sentimentos que podem ser vividos por quem lê. É um livro muito intenso, que me causou sensações que nem sei explicar. 
Esse volume já foi resenhado pela Anne, e você pode ler a resenha aqui, por isso vou me ater a mais detalhes do filme.



O filme 

Filme:
After

Diretora:
Jenny Gage

Ano:
2019

Gênero:
Drama, Romance


A trama conta a história de Tessa Young (Josephine Langford), uma aluna dedicada, filha obediente e namorada fiel, durante seu primeiro semestre na faculdade. Com grandes ambições para seu futuro, seu mundo protegido se abre quando ela conhece o misterioso Hardin Scott (Hero Fiennes Tiffin), um rebelde que a faz questionar tudo o que ela sabia sobre si mesma e o que queria para sua vida.

O que falar desse filme que mal assisti e já quero voltar pro cinema e assistir de novo, e outra vez e mais uma vez?

'After' - filme segue a mesma linha de raciocínio do livro: menina certinha que vai pra faculdade e conhece o bad boy que lhe tira o sono, e mesmo tendo namorado não consegue parar de pensar no garoto problema. Logo nos primeiros minutos de filme somos apresentados a vida perfeitamente planejada de Tessa: namorado bonzinho, mãe extremamente cuidadosa, e uma vida milimetricamente planejada. A partir do momento que eles pisam na faculdade, mais precisamente no novo quarto de Tessa, sua mãe Carol Young (Selma Blair) tem um vislumbre do tipo de influências a que sua filha estará exposta, quando conhecem Steph e Tristan (sua namorada).



A partir daí a vida perfeita de Tessa é virada do avesso quando ela, ao sair do banho, se depara com Hardin em seu quarto (o cinema foi a loucura nesse momento), e começam logo de cara os primeiros atritos. Preciso concordar que o filme sofreu mudanças significativas em relação ao livro, mas que não atrapalhou em nada a compreensão de quem está assistindo e nem o enredo central da história. Vamos parar para pensar: como compactar 521 páginas de narrativa altamente descritiva em 106 minutos de filme? Se a história do primeiro livro fosse contada em detalhes, precisaria de, no mínimo, dois filmes pra isso. 

Bem, logo nesse primeiro encontro podemos notar o quanto a personalidade de Hardin foi alterada. O garoto que nos livros é um vulcão imprevisível prestes a entrar em erupção, no filme não apresenta nem de longe os traços de agressividade que conhecemos. Todo o resto da trama se desenvolve rápido demais, e os cortes nas cenas por muitas vezes nos deixam com a sensação de alguma coisa inacabada, como se a cena não tivesse que terminar ali, mas é cortada abruptamente.  

Outro ponto é que os personagens secundários quase não aparecem. Zed, por exemplo, que rondava Tessa como um urubu, e era por muitas vezes o gatilho de briga do casal, ficou completamente apagado e mal fala três palavras o filme inteiro. Já Jace, que nos livros quase não aparece, teve um pouco mais de destaque nas telonas. Também senti falta da amizade mais presente entre Landon e Tessa, como as coisas acontecem muito rápido, não temos como ver a amizade crescendo e se consolidando.

Como a classificação indicativa do filme é 14 anos, não dava pra colocar cenas de sexo tão explicitas quanto as do livro, apesar de estarem presente foram sutis. After é um filme bem no estilo fanfic que dividiu a opinião dos fãs. Assim como os livros é do tipo 'ou ama ou odeia', e sinceramente, apesar de todos os defeitos, eu adorei. Cumpriu o seu papel que é entreter e matar a nossa a nossa vontade de ver algumas coisas que só imaginávamos, tomando forma nas telas de cinema. 

Se você ainda não assistiu, assista! E vá de coração aberto para entender as mudanças necessárias para vermos a história sair das páginas de um livro para as telas do cinema. 
Ainda não se fala sobre uma continuação, e apesar do filme ter um final fechado, muitas deixas foram dadas para uma possível continuação. Estamos aqui, na torcida, por After 2!

O trailer está disponível aqui!





Samara Barroso é formada em Ciências Biológicas e é apaixonada pela natureza, principalmente por morcegos. Colecionadora de Funkos e canecas, viciada em séries, ama ler, e vê nos livros uma oportunidade de viajar, explorar novos universos, fazer novas amizades e a cada leitura consegue se conhecer um pouco mais. Thrillers psicológicos se tornaram sua paixão, mas adora romances, e tem uma estranha fixação em ler diários.

Recomendado Para Você

Comentários