Mulheres que criam - Dia Internacional da Mulher


Dia 08 de março é celebrado o dia internacional da mulher.
Infelizmente não encontro muitos motivos para a data ser comemorada quando o papel da mulher na sociedade ainda precisa reiterado, justificado e explicado. 
É lamentável de formas expressivas que a nossa luta diária ainda precise ser travada nessa sociedade patriarcal e machista. E isso inclui, claro, se fazer visibilizadas na formas de arte. 

No entanto, nós resistimos. 
Ser mulher nessa cidade, estado, país, continente e mundo é resistir. 
E sendo assim, nesse dia 08 de março, quero convidá-las(los) a celebrar mulheres que ecoam suas vozes.
Nesta pequena lista, vamos abordar algumas das mulheres incríveis que fazem e vivem a sua arte, sobretudo na literatura.
Vem comigo?

Mulheres maravilhas, sim
1. Roberta Spindler: 

SOU FÃ ♥
"Nasceu em Belém/PA e é graduada em Publicidade e Propaganda. Nerd confessa, adora quadrinhos, games e RPG, e trabalha como editora de vídeos. Escreve desde a adolescência e é apaixonada por literatura fantástica. Tem contos publicados em diversas antologias. Seu primeiro livro solo foi "A Torre Acima do Véu" (Giz Editorial, 2014). Em março de 2018 lançou "Heróis de Novigrath" (Editora Suma). É responsável pela sala temática de Literatura Fantástica do Animazon, o maior evento de cultura pop japonesa de Belém, e também faz parte da organização da Feira Literária do Pará (FliPA)."
A Roberta é uma artista fantástica! Criadora de vários universos de ficção, se dedica integralmente à escrita e é muita boa nisso. Mais do que uma escritora talentosa, a Roberta é uma mulher que trabalha em prol da literatura no estado há bastante tempo. É muito comum encontrá-la por eventos na cidade e é muito aberta ao bate-papo, principalmente por temas que envolvam fantasia. 
Vocês podem acompanhá-la na página do facebook


2. Shaira Mana Josy: 

"Mulher negra feminista, capoeirista, rapper, Mc, poeta, compositora, ativista do movimento negro e hip hop, iniciou a trajetória em 1998.
É integrante dos coletivos: Marias (mulheres feministas); Mocambo (Movimento afrodescendente do Pará); Zulu Nation (Hip-hop internacional); Slam Dandaras do Norte (Poesia e rap feminino);
Shaira Mana Josy sabe muito bem o que é trabalhar com arte. Já realizou oficinas de produção literária em escolas públicas, palestrou nas instituições de ensino superior com temas referentes a questão de gênero e cultura Hip-hop, participou no painel realizado no Evento MANA (mulher, arte, narrativas e ativismo, realizado em 2018) e já colaborou com saraus de poesia e rap feminino, Sesc Boulevard. E claro, participou também de edições de Slam (Competições de poesia)." Definitivamente, uma mulher que merece ser conhecida e compartilhada. Acompanhem o seu trabalho na página do facebook


3. Mary Oliveira: 

"Mary Oliveira é uma jovem escritora brasileira, nasceu na década de noventa, no interior do Maranhão, mas mora há doze anos na capital do Pará. Acadêmica em Letras, apaixonada por música, viciada em chocolate e louca por viagens, ela curte uma vida pacata com sua família quando não está imersa em livros ou criando novos personagens. Escreveu os romances Best-seller Princesa Implacável, a duologia Blame - Italiano Espanhol, e lançará em breve a duologia Trust. Todos na amazon."
Mary é conhecida por nos apaixonar constantemente com seus livros de romance. A autora participa ativamente de eventos literários na cidade. Uma ótima pedida para quem curte um amorzinho gostoso. Acompanhem seu trabalho na página do facebook.


Essas e outras mulheres incríveis, vocês terão a oportunidade de conhecer e papear no dia 14 de março, no evento "Mulheres que criam", idealizado por nós, do blog Garota Pai D'Égua e pela livraria FOX, que irá celebrar mulheres com eventos de diversas temáticas dos dias 11 e 12 e 14 e 15 de março. 
Convidamos a todos a participar conosco para conhecermos, lermos, divulgarmos e, claro, celebrar essas mulheres.

As 03 supracitadas mulheres estarão na mesa do Mulheres que criam, juntamente com Renata Pamplona, também, blogueira literária e empreendedora pela loja online Up Store, e com Anaíse Patrícia, professora de sociologia no município de Santa Maria do Pará e idealizadora da Jornada Literária da Escola João Gabriel Silva. Esse evento é incrível e consegue movimentar toda a cidade. 
Acreditem, vocês não vão querer perder!
Confirmem presença no evento AQUI

Contamos com a presença no evento e, claro, queremos a colaboração de todas e todos para fazermos o dia da mulher feliz TODOS os dias. 



Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários