4 Adaptações literárias para o Oscar 2019

Olá, leitores!

A transmissão do Oscar 2019 irá ao ar no dia 24 de fevereiro e claro que estamos animados para mais um ano de premiações de filmes considerados incríveis pela crítica especializada. 
Particularmente, já assisti alguns e tenho meus favoritos, como qualquer ser humano.
No entanto, visto que somos um blog literário, no post de hoje vamos falar sobre alguns dos filmes indicados em categorias - que não necessariamente para melhor filme - que são adaptações de livros publicados em português.
Vocês já conhecem algum da lista abaixo? 

Confere!

1. Infiltrado na Klan - Desmascarando o ódio, de Ron Stallworth, da editora Seoman:

"Quando Ron Stallworth, o primeiro detetive negro da história do Departamento de Polícia de Colorado Springs, depara-se com um anúncio no jornal local convocando pessoas a se juntarem à Ku Klux Klan, ele decide responder fingindo ser um homem branco, com discurso racista falso. Esse foi o início de uma das investigações secretas mais audaciosas e incríveis da história dos Estados Unidos. Durante os meses em que investigou a KKK, juntamente um colega policial branco que se passava por ele nas reuniões da Klan, Stallworth sabotou vários rituais da famosa queima de cruzes da Klan, frustrou planos de detonar bombas em bares e boates gays ou frequentados por negros, além de revelar a presença de supremacistas brancos nas Forças Armadas e no Comando de Defesa Aeroespacial Americano, chegando até a enganar o próprio David Duke, o Grande Mago da KKK. Infiltrado na Klan é uma história verídica inacreditável, nos moldes de um thriller policial, e um retrato vívido do racismo, das ações terroristas da KKK e dos extraordinários heróis que ousaram enfrentá-la."

2. Se a rua Beale Falasse, de James Daldwin, publicado pela Companhia das Letras: 


"Lançado em 1974, o quinto romance de James Baldwin narra os esforços de Tish para provar a inocência de Fonny, seu noivo, preso injustamente. Livro que inspirou o filme dirigido por Barry Jenkins, vencedor do Oscar por Moonlight.Tish tem dezenove anos quando descobre que está grávida de Fonny, de 22. A sólida história de amor dos dois é interrompida bruscamente quando o rapaz é acusado de ter estuprado uma porto-riquenha, embora não haja nenhuma prova que o incrimine. Convicta da honestidade do noivo, Tish mobiliza sua família e advogados na tentativa de libertá-lo da prisão.
Se a rua Beale falasse é um romance comovente que tem o Harlem da década de 1970 como pano de fundo. Ao revelar as incertezas do futuro, a trama joga luz sobre o desespero, a tristeza e a esperança trazidos a reboque de uma sentença anunciada em um país onde a discriminação racial está profundamente arraigada no cotidiano."


Com relação as HQs, elas são adaptadas de forma bem criativa e muitas vezes livremente pelos produtores do filme. Temos esses exemplos bem claros de uma adaptação não tão fiel mas que foram claramente inspiradas: 


3. Homem-Aranha: Aranhaverso, de Stan Lee, publicado pela Panini:


"Uma explosão catastrófica acaba com os Laboratórios Horizonte e a onda de choque arremessa o Homem-Aranha Superior para 2099. O inesperado acontece quando Otto Octavius tenta retornar à sua época e se depara com homens-aranhas mortos.
Algo está errado e cabe a ele solucionar esta série de crimes num dos arcos mais esperados dos últimos tempos."
Anteriormente falamos sobre os personagens e esse universo AQUI no blog.
NO ENTANTO, em entrevista ao ComicBook, os produtores da adaptação referiram que a principal base para o longa é a HQ "Ultimate Comics: Spider-Man", de Brian Michael Bendis e Sarah Pichelli.
Seja lá como for, o resultado ficou A+. 



4. Pantera Negra - Quem é o pantera negra?, de Jesse J. Holland, publicado pela Novo Século:

"Um reino sitiado: romance adaptado dos quadrinhos Marvel.
Ao longo de mil anos, uma linhagem de impetuosos reis-guerreiros manteve a remota nação africana de Wakanda a salvo das potências coloniais. T’Challa, conhecido como o Pantera Negra, é o último desses reis – um herói dotado de incrível velocidade, força e agilidade, e também de uma armadura composta por vibranium, o raro metal símbolo da economia e das façanhas tecnológicas de Wakanda.
No entanto, invasores dão as caras para saquear as riquezas de Wakanda num ataque brutal liderado por Ulysses Klaw. Esse assassino tem nas mãos o sangue do pai de T’Challa, e traz consigo um exército de mercenários superpoderosos, todos empenhados em levar a morte e a destruição ao paraíso intocado.
Mesmo com o poder reunido de Wakanda e suas próprias habilidades sobre-humanas, poderá o Pantera Negra triunfar contra uma força invasora tão massiva?
A Série Marvel chega ao seu 20º título em grande estilo e apresenta em “Pantera Negra: Quem é o Pantera Negra?” um herói em seu auge e um marco cultural para os dias atuais."

Bom, essas são as obras que tive acesso em português e que já assisti aos filmes e o negócio está muito bom! Existem outras obras que foram adaptadas, como “The Ballad of Buster Scruggs” (esse filme é muito BOM e triste) e "Can You Ever Forgive Me?: Memoirs of a Literary Forger" (que ainda não assisti), porém os livros ainda não estão disponíveis em nosso idioma. 
Vocês já conseguiram fazer aquela maratona marota de filmes indicados?
Conhecem alguma outra adaptação para me indicar?
Divide comigo aqui!
Beijos!


Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários