Nerdice Pai D'égua #13: Os aranhas do aranhaverso

Vamos falar novamente de HQ's e o tema é Marvel (juro que estou providenciando um texto sobre a DC Comics). Hoje nós falaremos um pouco sobre essa HQ que está sendo lançada agora no Brasil, pela Panini e, na minha opinião, deve ser lida por todos os fãs do Homem Aranha: O Aranhaverso.


A primeira coisa a se pensar é: quantos universos paralelos existem no multiverso Marvel? A resposta não importa, o que importa é que em cada um deles existe um super heroi com poderes inspirados em uma aranha. Na HQ eles são tratados como totens-aranha e tem de tudo: temos o Homem Aranha clássico, passando pela Mulher Aranha, Garota Aranha e chegamos até ao Porco Aranha... (não é o dos Simpsons).

Apresento a vocês o Peter Porker, o Porco Aranha.
(Não tô de brincadeira, é esse nome mesmo)
Morlun, além de vilão é um cara
super estiloso.
E por que não juntar todos esses super heróis aranhas em um única saga, contra um vilão em comum? Eis que surge o Aranhaverso. O vilão (dando uma simplificada gigantesca na história para que spoilers não sejam revelados) é o Morlun, um personagem pouco conhecido dos quadrinhos (sua primeira aparição foi em 2001 na HQ O Espetacular Homem Aranha: De volta ao Lar). Seu principal poder está em absorver a energia vital de outros seres vivos, mas, para manter-se vivo e jovem, ele precisa absorver os poderes dos totens e daí o seu primeiro encontro com o Aranha. Em Aranhaverso, o vilão retorna para caçar todos os totens aranhas existentes pelo multiverso Marvel. E pior ainda, ele não está sozinho: ele tem a ajuda dos Herdeiros, seres parecidos com ele, com poder equivalente e que também estão à caça dos totens-aranha.

Os Herdeiros e sua decoração nada convencional
A história começa com o Homem Aranha Superior (explicaremos quem ele é mais para a frente) viajando acidentalmente pelo tempo-espaço e indo parar no universo futurístico de 2099. Quando tenta voltar a linha do tempo normal, ele acaba chegando a uma dimensão onde houve uma grande batalha e um Homem Aranha foi assassinado. Ao fazer mais algumas viagens temporais, ele começa a perceber que vários totens-aranhas estão sendo caçados e passa a recrutar os sobreviventes para formar uma super equipe de aranhas e enfrentar a ameaça. Praticamente todos os personagens aranha já criados pela Marvel aparecem nessa saga. Há referências inclusive aos dos filmes (apesar de que eles não aparecem diretamente, pois a Sony não autorizou). Por isso faremos aqui uma lista com os melhores aranhas do Aranhaverso, começando claro por:


1 - Homem Aranha (Peter Parker)



É o clássico, amigão da vizinhança, Peter Parker. Sabe, aquele do grandes poderes. grandes responsabilidades, picada de aranha radioativa e que vive apanhando? Pois é. Ele é o aranha clássico e passa a ser o líder da equipe, mais a frente, na saga. Mas quem foi realmente responsável por juntar toda a equipe de aranhas foi:
2 - Homem Aranha Superior (Otto Octavius)


Durante a saga Homem Aranha Superior (anterior ao Aranhaverso) Peter Parker trocou de corpo com o Dr. Octopus, mas antes fez o vilão jurar que levaria seu legado adiante, utilizando os poderes do aranha. Otto, no corpo de Peter Parker acaba virando uma espécie de anti-heroi, sendo cruel com seus adversários, mas, em alguns casos, bem mais efetivo que o herói. É ele quem detecta que os totens-aranha estão sendo atracados e junta super equipe.





3 - Spider Gwen (Gwen Stacy)


De um universo alternativo onde quem foi picada pela aranha radioativa na verdade foi a Gwen Stacy. Nesse universo, Peter Parker continua sendo um nerd simples e, tentando imitar a Garota Aranha e ganhar poderes, se transforma no Lagarto. Gwen o enfrenta e ele acaba morrendo, fato que se torna o trauma de heroína, assim como o tio Ben foi para o Homem Aranha Clássico.







4 - Homem Aranha Noir (Peter Parker)



É um homem aranha um tanto diferente dos outros. A história dele se passa por volta dos anos 30 e tem um estilo clássico. Sua história e os vilões foram adaptados para lembrar a estilística de filme policial dos anos 30. Ele usa armas, luta de forma mais stealth, mas tem os poderes de clássicos do aranha. Teve uma HQ dedicada a ele e sua introdução no Aranhaverso é uma continuação direta a ela.





5 - Homem Aranha 1602 (Peter Parquagh)




1602 é uma história especial da Marvel, escrita por Neil Gaiman, que reimagina todos os herois numa trama passada na Inglaterra de 1602. Aqui Peter é o assistente de Sir Nicholas Fury, e acaba sendo picado por uma aranha "incomum", se tornando o herói. Ele é muito importante na trama do Aranhaverso.





6 - Mulher Aranha (Jessica Drew)



Jessica Drew também faz parte do universo principal da Marvel e é uma personagem bem antiga, inclusive. Entretanto, apesar de ter esse nome, a origem e os poderes dela não tem muito a ver com o Homem Aranha. Ela recebeu seus poderes através de uma experiência, ainda no útero de sua mãe. Apesar disso ela também é um totem-aranha e tem uma participação muito interessante na saga.





7 - Teia de seda (Cindy Moon)


Cindy Moon é outra personagem que também faz parte do universo principal da Marvel, mas foi adicionada ao hall de herois recentemente, na saga Pecado Original. Ela foi picada por uma aranha, irradiada por um acelerador de partículas, que havia picado Peter Parker. Assim, ela acaba recebendo parte dos poderes de Parker, virando a Teia de Seda. Quando começou a manifestar seus poderes (ela possui teias orgânicas) um personagem chamado Ezekiel Sims descobriu que Morlun estava cançando-a e tentou escondê-la. Ela permaneceu escondida e reclusa por treze anos até que foi encontrada por Peter. A história do Aranhaverso gira principalmente em torno dela.


8 - Supaidaman (Takuya Yamashiro)



Você sabia que já ouve um Tokusatsu (série de heróis japoneses) do Homem Aranha? Takuya Yamashiro recebeu sangue de um alienígena do planeta Spider e acabou virando o Homem Aranha. Seus poderes são os mesmo do Peter Parker, mas ele possui (olha só) um robô gigante, o Leopardon. E, sim, o robô gigante aparece no Aranhaverso. 







Ufa... É muita gente, não? E olha que eu não falei nem sobre a metade. Por isso super recomendo a HQ para todo mundo. No Brasil ela está saindo pela Panini na revista mensal O Espetacular Homem Aranha (desde a edição 6) e tem uma revista exclusiva bimestral do Aranhaverso que está na edição número 3. Até a próxima, pessoal.

Gerente de projeto, editor de video, de áudio, podcaster, escritor (sem nada publicado) e cozinheiro quando dá tempo.

Recomendado Para Você

Comentários