Eu Li: Restaura-me - Tahereh Mafi

Título:
Restaura-me
Autora:
Tahereh Mafi
Editora:
Universo dos Livros
Série:
Estilhaça-me
Ano:
2018


Adicione ao skoob


A história de Juliette e Warner continua no eletrizante novo volume da série Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, autora best-seller do The New York Times. Juliette Ferrars acreditava ter vencido. Assumiu o controle do Setor 45, foi nomeada nova Comandante Suprema da América do Norte e agora conta com Warner ao seu lado. No entanto, quando a tragédia se instala, Juliette precisa confrontar a escuridão que existe tanto à sua volta quanto em seu interior.

Em abril do ano passado eu estava o próprio pokemon com o fogo no rabo por este livro, no entanto, caso não saibam, sou assistente social residente e nós não temos vida própria. Isso significa que atrasei MUITO a leitura deste livro (e de outros tantos), porém, finalmente consegui concluir no final de 2018. E gente, SOCORR! 


Continuei com fogo no rabo porém doida também

Para quem não conhece a série "Estilhaça-me" passe o olho AQUI. Fiz uma postagem com um resumão sem spoilers ano passado e acredito que vocês precisam recuperar esse tempo perdido pois o livro em questão, "Restaura-me", é o 4° da série e, sim, vocês precisam ter lido os livros anteriores para entender as tretas deste

E QUE TRETAS! 
"Restaura-me" inicia logo após os eventos de "Incendeia-me" e, agora, Juliette é a Comandante suprema. E como diz o mui sábio tio Ben, "com grandes poderes vem grandes responsabilidades". Acontece que de grandes poderes a nossa protagonista sempre entendeu. Juliette tem um toque letal e após aprender a lidar com toda a força desse poder que sempre odiou, nossa protagonista vai precisar aprender a gerir todo um continente destruído. 

Quero chamar a atenção de vocês para este ponto: a série "Estilhaça-me" é uma distopia. Pessoas más intencionadas chegaram ao poder e destruíram a natureza e a cultura do mundo inteiro! Cada continente tem um Comandante supremo com o intuito de militarizar o mundo e acabar com tudo que não seja de seu interesse. 
Apesar de o foco principal da série ser obviamente o romance, a autora Tahereh Mafi expõem muitas partes incomodas desse novo e perverso mundo. 

No entanto, a narrativa da série é majoritariamente de Julliete, uma garota que ficou presa por bastante tempo e que lembra muito pouco de seu passado. Em "Restaura-me", a narrativa é dividida com Warner, portanto, temos uma perceptiva mais direta sobre os acontecimentos ocorridos no setor 45. Também foi bem interessante para percebermos a extensão dos traumas que Warner leva consigo e termos noção do tamanho do amor que nutre por Juliette. 

Nesta história, acredito que podemos desconsiderar muitas das coisas que julgávamos conhecer da série. A autora deu um nó, meus amigos. Adicionou personagens incríveis, como quase todos os filhos e filhas dos Comandantes Supremos; aquisições muito relevantes, diga-se de passagem. Também temos nossos velhos amigos, como Adam, Kenji e Castle, só para não perdemos os costume. 

Dentre novas informações de cair o queixo e algumas partes realmente engraçadas, Tareheh ampliou seu universo de "Estilhaça-me" de uma forma forte, talvez até agressiva. Isso me fez refletir coisas do tipo: ela já tinha esse planejamento em pauta ou a inspiração simplesmente surgiu? 
Eu aposto na segunda opção pois não sou ingenua rsssssss
O direcionamento do enredo realmente tomou rumos inesperados e o final deste livro. meus. amigos.
Só sei sentir.

Para não ser desonesta com vocês, admito que achei o começo bem arrastado. Muito choro, dúvidas, conflitos internos e pouca falta de comunicação eficiente. No entanto, os rumos são bem direcionados e, ao final, já estamos descabelados implorando por mais desse universo repleto de plost twits carpados.
A boa notícia é que os próximos lançamentos já tem data para sair na gringa e é um dos livros mais aguardados para alguns de nós, do blog rsss (mais informações AQUI) e estaremos na torcida para que a história se feche de maneira satisfatória e que faça sentido, né não, amgs?

Apesar dos receios comuns da vida de leitores, o fato é que eu gostei demais de "Restaura-me" e, sim, sigo indicando a série "Estilhaça-me" pelas minhas redes sociais da vida.
Conheçam!

Leiam, sim!




Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários