[Listopia] - Mangás de Terror

Fragmentos de Horror: saiu recentemente no Brasil pela Darkside
O Horror Japonês é considerado um gênero de terror a parte no cinemas por causa da forma diferente como lida com coisas assustadoras e/ou bizarras. Nos quadrinhos não é muito diferente. Até existem HQ's clássicas ocidentais que envolvem o gênero do terror como Hellboy, The Walking Dead, Cripta do terror e outros, mas poucas coisas são tão psicológicas e perturbadoras quanto alguns mangás. Vai aí então uma lista com alguns mangás de terror que foram lançados no Brasil e valem muito a pena ser  conhecidos:

1 - Fragmentos de Horror - Junji Ito


Um dos primeiros quadrinhos lançados pelo selo de Graphic Novels da Darkside, Fragmentos de Horror trás um clássico autor do gênero: Junji Ito. O Mangaka é conhecido por misturar o terror psicológico, com gore, grotesco, bizarro e, as vezes, o escatológico. São nove contos de horror passados no Japão e que conseguem chocar quem não está lá muito acostumado a esse tipo de leitura. A arte bem detalhada de Junji, garante horror extra. 






2 - O cão de caça e outras Histórias - Gou Tanabe

H. P. Lovecraft é, sem dúvida, um dos autores de terror mais cultuados e um gênio. Os mitos do Cthulhu são uma das obras de terror mais referenciadas por outros autores (ontem mesmo eu resenhei uma adaptação em HQ brasileira). Eis que o Mangaka Gou Tanabe propôs uma releitura de alguns contos do autor e criou o mangá O Cão de Caça e outras histórias. Lançado no Brasil pela editora JBC, a edição reúne três histórias relacionadas ao universo de Lovercraft adaptadas em quadrinhos. A arte é muito boa e alguns trechos são perturbadores.



3 - Nijigahara Holograh - Inio Asano


É até meio complicado falar desse mangá aqui. Resumir a trama sem dar spoilers é praticamente impossível, mas dá para destacar que esse é diferente dos outros. O terror aqui mistura um pouco de coisas bizarras com um toque de conto de fadas e o horror completamente humano e real. O mangá foi lançado no Brasil também pela editora JBC e vale um destaque para a genialidade da trama. O roteiro não é linear e é narrado em vários fragmentos. A medida que a leitura avança, você pensa não estar entendendo nada, mas no final, tudo fará sentido.



4 - Hideout - Masasumi Kakizaki

Lançado no Brasil pela Panini, Hideout trás uma história altamente psicológica e, não sei se era a intenção do autor, mas me lembrou muito os toques que o Stephen King dá nas suas obras. O mangá narra a história de um autor que após muito sucesso, encontra-se quebrado e fracassado. Encaminhando-se para a loucura, ele resolve viajar com a esposa para uma ilha paradisíaca, mas nem tudo é o que parece. A genialidade está na mistura do terror psicológico, com monstros, mas sempre deixando aquela dúvida sobre se o que está sendo narrado é real ou uma alucinação de um personagem.


5- Parasyte - Hitoshi Iwaaki
Esse aqui eu não consegui ir muito longe. Primeiro, os mangás anteriores são todos one shot. Esse aqui é uma série de 10 edições (saiu no Brasil pela JBC). Segundo, eu realmente não sou a pessoa mais forte do mundo e não vou negar que o conceito desse mangá realmente me agrediu. A ideia aqui é que ocorreu um ataque alienígena (os aliens são parecidos com vermes) e várias pessoas acabaram sendo parasitadas por eles. O conceito é que eles entram nos corpos humanos pelo nariz ou orelhas e passam a controlar os cérebros. O personagem principal da trama quase passou pelo processo, mas seu parasita ficou limitado apenas à sua mão e ambos passam a viver um relação um tanto simbiótica. Ao longo da trama outros parasitas surgem e tentam matá-los por não gostar da relação. Esse aqui nem é o mais bizarro da lista, mas esse conceito do corpo sendo alterado bizarramente, pra mim é bem difícil de processar.


Ufa... Aqui tem terror para todos os gostos, é só escolher um. E aí? Curtiram a lista? Gostariam de indicar algum mangás que não foi listado? Até a próxima!

Gerente de projeto, editor de video, de áudio, podcaster, escritor (sem nada publicado) e cozinheiro quando dá tempo.

Recomendado Para Você

Comentários