[Entrevista] - Garota Pai D'égua entrevista Giuliana Murakami

Essa capa está realmente espetacular!


Olá, pessoal, tudo bem?
Para fecharmos essa semana nacional com chave de ouro, trouxemos para vocês uma entrevista muito especial com a autora Giuliana Murakami. Para quem não sabe, a Giuliana é a ganhadora do Prêmio Fox Empireo de Literatura 2017 com o livro Guardiões do Império: O Selo do Sétimo. O livro estará em lançamento durante o dia de hoje e de amanhã na Flipa e você terá a oportunidade de comprá-lo e pegar o autógrafo da autora logo em seguida, pois ela estará presente na feira. 

E enquanto você ainda não pode comprar o seu exemplar, a autora nos cedeu uma pequena entrevista, para atiçar sua curiosidade sobre o livro:


1 – Guardiões do Império é último lançamento da Editora Empíreo e de sua autoria. O que podemos esperar dele?

Sobre "Guardiões do Império - O Selo do Sétimo", eu diria que o público em geral pode esperar uma história com enredo envolvendo diversas personagens ligadas umas às outras por interesses que se relacionam aos problemas envolvendo o Império de Minerva (país distópicos dividido em secções e que apresenta uma forma de organização social diferenciada), cujos laços sanguíneos são de extrema importância. Dentre as personagens, a protagonista viverá uma fase de mudanças, principalmente por descobrir que é uma figura política nesse continente e os desafios que forem guiando-a serão muito mais complexos do que sua jovem mente esperava. Nesse sentido, não só de magia e lutas minha obra trata, mas também e, talvez, principalmente, a resiliência de uma pessoa diante das dificuldades.


2 - Qual foi sua maior motivação para escrever “Guardiões do Império” e para participar do prêmio Fox Empíreo?

A ideia para Guardiões do Império surgiu de forma repentina. Eu me recordo que havia acabado de tomar meu açaí de toda semana e estava me balançando na rede enquanto imaginava cenas de uma história envolvendo protagonistas femininas que tinham de lidar com questões políticas de um país regulado por magia e desconhecido pelos demais continentes. Isso aconteceu precisamente no dia 03/02/2015 (eu tenho um hábito de gravar as datas de início e término das minhas histórias), que foi quando comecei a escrever o esboço e o primeiro capítulo (rsrs). A partir daí criei os rascunhos dos capítulos ouvindo minhas músicas, outro hábito que não consigo largar (kkkk).

Sobre o Prêmio, recordo-me que vi nas redes sociais da Fox Vídeo a divulgação do "Fox-Empíreo de Literatura". Apesar de já estar terminando o livro, deixei para me inscrever um pouco em cima da hora para aparar os detalhes. Confesso que eu não esperava levar o prêmio, tão acostumada que eu estava em receber "não" de editoras (e aqueles silêncios mascarados de "não" rsrs). Não esperava também porque o livro aborda temas de literatura fantástica ocidental e oriental. Dessa vez, não abordei nada regional, e eu estava acostumada a ouvir críticas por não escrever sobre elementos da cultura paraense que, embora eu adore, até o momento não me motivou para escrever um enredo sobre. Quem sabe um dia! Então, foi uma grande surpresa para mim e pude perceber que a equipe avaliadora composta pelo Pages e Editora Empíreo valorizam o autor paraense para além de conteúdos restritos. Eles possibilitaram uma abertura grande para nós, escritores, abordarmos todo e qualquer tema.


3 – Você sempre foi fã da literatura fantástica? Quais as suas principais influências e obras favoritas?

Sim, sempre fui fã de literatura fantástica. Sem dúvida, J.K. Rowling é a primeira que sempre me vem à mente. Desde criança lia Harry Potter e As Crônicas de Nárnia. Com Harry Potter, aos nove anos, descobri as fanfics e comecei a escrevê-las. Aos dez anos já estava fazendo esboços de obras originais. Foi assim que nasceu minha vontade irrefreável de criar histórias (kkkk).


4 – Você pensa em escrever um livro em outro gênero?

Na verdade, eu já tenho obras escritas em gênero de romance infanto-juvenil. Ao todo, possuo 26 obras escritas, de variados gêneros, mas principalmente romance e fantasia. E sim, pretendo continuar escrevendo, sempre que tenho um tempo de sobra nessa minha rotina louca (kkkk).


5 – Há quem diga que um livro nunca fica pronto, apenas o autor para de escrever. Como é a sua relação com a auto avaliação de seus textos? Você é muito crítica?

Confesso que não sou tão crítica quanto eu deveria ser. Eu me deixo levar pela vontade no momento em que escrevo, tanto o é que já notei por diversas vezes que a narrativa da minha história e até os diálogos mudam conforme meu humor, mas nunca perdendo aqueles rascunhos inciais que são meu norte. Ao final, eu releio, releio, mas quase nunca altero alguma coisa, porque me preocupo em perder algo de essencial quando modifico, algo que poderia ser imprescindível, mas que por um excesso de auto-avaliação eu acabei perdendo. 😕
Eu concordo que um livro nunca fica pronto, mas não porque eu fico insatisfeita com o que escrevi, mas porque os leitores certamente poderão viajar nas páginas para além da minha própria imaginação. Um livro jamais termina após o ponto final, pelo contrário, ele se torna o ponto de partida para quem lê e mergulha na história. 😀


6 – Qual mensagem você gostaria de deixar para os leitores do Garota Pai D’égua?

Aos leitores do Garota Pai d'égua, publicamente, parabenizar a página pelo belíssimo trabalho que tem feito ao longo dos seus anos de funcionamento. Precisamos de grandes incentivos à leitura, ainda mais em uma era na qual o acesso as informações superficiais é tão célere que acaba afastando as pessoas do contato com a literatura. Parabenizo a todos porque sabemos que uma página é composta por sua equipe organizadora, mas também por seus queridos leitores. Então, todos estão de parabéns. 

Gostaria também de convidá-los a participarem da FliPA 2017, que como devem ter visto, está cheia de programações imperdíveis para quem ama ler. E, se possível, que compareçam também ao lançamento do "Guardiões do Império - O Selo do Sétimo". Será uma honra para mim, mãe de primeira viagem, poder contar com a presença de vocês. -

Ah, ainda sobre o Guardiões do império, o livro que será lançado se trata da primeira obra de uma trilogia. Algumas pessoas têm me perguntado (rsrs).


Obrigado pela entrevista, Giuliana

É isso, pessoal. Não esqueçam de três coisas:

1 - Ainda temos mais duas semana especiais comemorando nossos 7 anos. E a nossa próxima semana será dedicada aos romances! \o/

2 - A Flipa começa hoje e tem vários eventos previstos ao longo desse dois dias, como já destacamos AQUI

3 - Não percam a oportunidade de adquirir o livro e pegar o autógrafo da Giuliana Murakami, durante a Flipa



Título:
Guardiões do Império: O Selo do Sétimo

Autora:
Giuliana Murakami

Editora:
Empireo

Série:
Guardiões do Império

Sinopse 

Yuka Kamimura levava uma vida monótona em uma cidadezinha do Japão, cuidando de sua avó enferma enquanto lidava com problemas não tão casuais da adolescência. Certo dia, porém, quando encurralada perigosamente por estranhos, foi salva por uma equipe de Guardiões Elementares de Magia Transcendental ligados ao enigmático país Império de Minerva.

Levada à força para terras misteriosas, Yuka descobre que seu destino não está relacionado somente a cuidados domésticos e sonhos sem futuro: ela assume um papel importante para as relações políticas daquela nação, um lugar repleto de magia e com uma nova forma de organização social, a qual está permeada de segredos e perigosas intenções por parte de agentes internos e externos. Com seus fiéis seguidores, deverá confrontar os monstros da responsabilidade, da decepção e da indelidade diante de batalhas que envolverão não somente sua pouca experiência em lutas como também sua capacidade de discernir, em meio a uma teia inesgotável de interesses, a melhor decisão a ser tomada durante todos os seus grandes e inesperados desafios, para além do amor, da dor e da morte.

Gerente de projeto, editor de video, de áudio, podcaster, escritor (sem nada publicado) e cozinheiro quando dá tempo.

Recomendado Para Você

Comentários