Eu Li: Sábado à Noite - Babi Dewet + Promoção


Título:
Sábado à Noite
Autora:
Babi Dewet
Editora:
Generale


Adicione ao Skoob


Essa é a nova edição de SAN, que foi lançado de forma independente em 2010, e hoje chega às livrarias pelo Selo Generale (Editora Évora).
É o primeiro livro de uma trilogia repleta de amor, música e amizade. Amanda é popular na escola e os amigos do seu amigo de infância são considerados os ‘marotos’ do pedaço por desrespeitarem as regras. Tudo ao seu redor acaba desmoronando quando um amor mal resolvido volta à tona e a sua amizade é posta em prova. Se não bastasse, seu diretor resolve dar bailes aos sábados e uma misteriosa banda mascarada foi convocada pra tocar. Mas suas letras dizem tanto sobre ela… Afinal, quem são esses mascarados de Sábado à Noite?


No final de 2016, Babi Dewet esteve em Belém para o lançamento do seu mais novo livro "Sonata em Punk Rock" (confira a resenha aqui) e foi maravilhoso revê-la e conversar sobre suas obras. O evento foi lindo e contou com um bate-papo maroto e, claro, não poderíamos deixar de comentar sobre seu primeiro livro "Sábado à noite".
O livro foi lançado de forma independente em 2010 e fez tanto borborinho na internet que conseguiu ser relançado pela Editora Generale em 2012 e adaptado para uma trilogia. 
A capa da edição independente é uma graça e, admito que gosto mais. Inclusive tenho, rss. 

Sábado à Noite é um livro cativante. Isso é o mínimo que posso dizer sobre um livro que me fez ficar acordada, lendo, na madrugada do natal de alguns anos atrás. 

Babi Dewet criou uma bela e engraçadíssima história sobre a vida adolescente. Dúvidas, anseios, amores, confusões, risadas altas, jogos de vídeo games e afins, que nos leva a sorrir enquanto saboreamos as páginas do livro.
A narrativa em 3° pessoa nos faz conhecer todos os personagens de forma mais plena, dando a leitor o poder de julgar de forma subjetiva os erros e acertos dos personagens. 
Amanda é um caso sério. Daniel é um sonho de menino e o quero! É sério.

O ambiente da história é basicamente na escola e Amanda, Carol, Maya, Guiga e Anna são as estrelas de lá. Lindas, glamourosas e populares as cinco garotas arrancam olhares de todos. Entre esses "todos" estão os meus queridos e lindos Marotos. Daniel, Bruno, Rafael, Fred e Caio são taxados como as “encrencas” da escola. Marotos e Populares são inversamente proporcionais no que se diz respeito à status.
Porém, como todo drama adolescente, há muito mais nas entrelinhas.

O diretor da escola decide promover os bailes de Sábado à noite onde uma banda muito talentosa e misteriosa (e mascarada) chamada Scotty, fazem o maior sucesso. 
Mas há algo neles que deixa Amanda surpresa e levemente desconfortável. Eles sempre parecem cantar o que se passa na vida dela. Como se conhecessem sua história. Mas claro que isso é coisa da cabeça dela. Ou talvez não.

Agora adivinha se essa é Babi ou sua irmã Brenda? 

A nossa não tão querida protagonista Amanda tem o talento de complicar as coisas. Daniel, um dos marotos, é apaixonado por ela. Muito. E ele é tudo que todas nós, simples mortais, pedimos à Deus nos nossos tempos de escola: Romântico, engraçado, talentoso, com uma bela personalidade, e que está disposto a tudo para agradá-la. Amanda também é apaixonada por ele, mas isso não parece ser o suficiente. Não posso crucificá-la. Ela está confusa e tem mais que apenas eles dois nessa história, mas ela podia, sim, dá um rumo menos doloroso nesse romance.

O enredo todo é envolvente. Os personagens são realmente apaixonantes e fofos (sim, estou me referindo aos marotos). Teve momentos que eu quis pular no pescoço de Amanda e apertar; quis agarrar Daniel e os outros Marotos (aloka). O leitor torce pra dar certo, e quando não acontece (e isso me faz lembrar como adolescente são idiotas - e adultos também - às vezes) ficamos com nó um na garganta. Altos e baixos são inevitáveis na vida de todos, e esses adoráveis adolescentes não escaparão desses momentos.
Sem falar no final, que me deixou super necessitada do próximo livro (resenha em breve também. Aguardem.)

SAN é um livro que, definitivamente, vale a pena ler. Uma leitura leve e divertida que nos promove muita música (esta resenha foi escrita ao som de The Beatles), papos bem humorados e muito romance. A vida desses adolescente deixam o leitor com um sorriso bobo na cara e a cabeça nas nuvens.
A autora adaptou o livro de suas FANFICs sobre McFly e fico muito feliz de ter dado tão certo. Sem falar que ele foi todo baseado em sua vivência como adolescente e em seus amigos; a história é fictícia mas suas inspirações foram bem reais.
E se julgarmos o livro pela capa... bem, vamos amá-lo antes mesmo de lê-lo!
A trilogia está toda lançada e Babi Dewet já tem outras obras na pista. 
Para quem quiser conhecê-la melhor, basta curtir sua página no facebook e a segui-la no twitter

Há alguns anos atrás, Babi e suas amigos elaboraram um booktrailer adorável para "Sábado a noite". Passa o olho e me diz que queres! 
Para quem gostou da resenha e quer ter a oportunidade de ler, o blog Garota Pai D'Égua vai ajudar; afinal, somos pai d'éguas! 
Nós vamos sortear um exemplar de "Sábado à Noite" autografado para vocês, leitores!
Basta comentar nesse post até o dia 08 de fevereiro! 
Os comentários serão numerados em ordem de chegada então, não deixem de participar que está fácil demais! 

Beijos e por nada! 


Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários