Nerdice Pai D'égua #12: O caminho para a Guerra Civil + Promoção


Sim, pessoal, finalmente chegou! Amanhã é a estreia de Capitão América: Guerra Civil (vamos ter uma postagem sobre) nos cinemas de todo o Brasil e nossa coluna nerd especial não poderia ter outro assunto. Você que assistiu Vingadores: A Era de Ultron já deve ter uma boa ideia de como será o desenrolar da Guerra Civil nos cinemas. Entretanto, a Guerra Civil das HQ's se desenvolveu de um forma bem diferente e teve influência direta de várias histórias anteriores dos super heróis. E é sobre isso que falaremos hoje. Vamos entender referênc.... err... Vamos começar?


Com grandes referências, vem grandes entendimentos.

Primeiramente é importante destacar que o estopim para a Guerra Civil dos quadrinhos ocorreu quando um grupo classe C de super herois (Os Novos Guerreiros) que fazia parte de um reality show, resolveu atacar um grupo de vilões para aumentar a audiência do programa. No meio da luta, um dos vilões (o Nitro) explodiu e levou com ele uma parte da cidade de Stamford (incluindo uma escola cheia de crianças, próxima a explosão). A tragédia levantou a discussão sobre a falta de controle sobre todos os super humanos existentes (vamos lembrar que nos quadrinhos é realmente muita gente) e levou o Governo e a S.H.I.E.L.D a proporem uma Lei de Registro de Super Humanos, onde todos deveriam revelar suas identidades secretas e ser comandados por um órgão superior. Obviamente nem todos ficaram felizes com isso e houve a divisão de dois times: Capitão América e Homem de Ferro. Maaaaas, alguns detalhes da treta começaram muito tempo atrás em histórias mais antigas:

1 - Os Novos X-Men: E de Extinção

Dos idos de 2001 e escrita por Grant Morrison. Os Mutantes são cada vez mais comuns e a Escola Xavier para Jovens Superdotados tem cada vez mais alunos. Além disso, Magneto e seus acólitos passaram controlar a ilha de Genosha e a tornaram um refúgio para mutantes de todo o mundo. Entretanto, surge uma nova vilã, Cassandra Nova, e, utilizando-se do poder de um Sentinela gigante, extermina 16 milhões de mutantes que viviam em Genosha. Uma das poucas sobrevivente é Emma Frost: uma das mais poderosas telepatas do Planeta. Ela é resgatada e levada ao Escola Xavier.

Justamente, anos depois, durante a Guerra Civil, Tony Stark resolve pedir ajuda aos mutantes para seu time. É Emma Frost quem recusa:

Onde estavam os Vingadores quando Genosha morreu, Homem de Ferro? Onde vocês estavam enquanto nossos bebês eram calcinados?


Resultado: Os X-Men não tomaram partido na Guerra Civil e realmente poderiam ter feito a diferença para qualquer lado

2 - Guerra Secreta (não confundir com Guerras Secretas)

De 2005, escrita por Brian Michael Bendis, Nick Fury, o líder da S.H.I.E.L.D descobre que o governo da Latvéria (país do Dr. Destino) está financiando ataques de super vilões. Entretanto o Governo americano não autoriza um ataque direto a nação. Nick Fury então resolve juntar um grupo de super heróis para atacar o governo da Latvéria, mesmo sem permissão.

Entretanto um ano depois todos os heróis são atacados e Nova York vira um campo de batalha.

Resultado: Nick Fury passa a ser um foragido e deixa o comando da S.H.I.E.L.D para Maria Hill. Só que, nos quadrinhos, ela não simpatiza nem um pouco com os Super Heróis sendo, ela uma das personagens chave da Guerra Civil. Além disso, o governo começa a monitorar os heróis a partir dessa história e passa a desgostar do excesso de liberdade deles.




3 - Os Vingadores: A Queda e Novos Vingadores: O motim

Os Vingadores: A Queda é uma histórica clássica do grupo de herois. No mesmo dia vários acontecimentos (desde uma explosão na sede dos Vingadores, passando por um invasão alienígena Kree, um ataque de vários Ultrons e a Mulher Hulk perdendo o controle e destruindo o Visão) acabam enfraquecendo o grupo. Posteriormente descobre-se que os incidentes tem relação com o poder da Feiticeira Escarlate, o que acaba levando ao fim da formação de heróis. Algum tempo depois, quando uma prisão de supervilões é alvo de um motim, é necessário que seja formado um novos time de Vingadores, Os Novos Vingadores (quanta criatividade...). O novo time conta com o Homem Aranha, Luke Cage, Wolverine, Mulher Aranha e os veteranos Capitão América e Homem de Ferro.

Resultado: Super Heróis importante na Guerra Civil como o Homem Aranha e Wolverine se aproximam dos Vingadores. Aqui é também um ponto inicial da relação de parceria entre Peter Parker e Tony Stark.

4 - Thunderbolts: Fé em Monstros

Os Thunderbolts são um grupo de super vilões controlados pelo Governo Americano para realizar missões específicas (alô, Esquadrão Suicida, tem um galera copiando teu enredo aqui). Em Fé em Monstros, Norman Osborn (sim, o Duende Verde) vira o Diretor do Thunderbolts, recruta um novo grupo de vilões e eles acabam fazendo algumas missões ao lado do time Homem de Ferro na Guerra Civil.

Resultado: Em uma das batalhas da Guerra Civil, com a participação dos Thunderbolts um certo herói muito conhecido é espancado quase até a morte, sendo salvo pelo Justiceiro.









5 - Planeta Hulk e Ragnarok


O Ragnarok é o fim do mundo Asgardiano e nessa história, Thor acabada desaparecendo. 
Já em Planeta Hulk, após Hulk causar muita destruição, os grupo conhecido como Illuminati (composto por Tony Stark, Charles Xavier, Dr. Estranho, Raio Negro, Namor e Reed Richards) resolve exilar o gigante esmeralda no espaço. O Hulk acaba caindo num planeta onde o povo é escravizado e tem a chance de salvá-los.

Resultado: Nem o Hulk, nem o verdadeiro Thor participam da Guerra Civil. No livro, inclusive, o Tony Stark cita Thor como o principal apaziguador dos conflitos internos dos Vingadores e fala como ele faz falta. Ambos poderiam ter feito a diferença na luta. 


E aí, gostaram? Todas as Hqs citadas aqui são recomendadíssimas. Espero que tenham curtido as indicações. 
Mas ainda não acabou: temos uma promoção!




Não esqueça de deixar seu comentário.

Gerente de projeto, editor de video, de áudio, podcaster, escritor (sem nada publicado) e cozinheiro quando dá tempo.

Recomendado Para Você

Comentários