Nerdice Pai D'égua: Star Wars Episódio II - Iniciando a Timeline + Promoção


Olá, pessoal. Tudo bem. Estamos no episódio II do nosso post sobre o novo cânone de Star Wars e, a partir de agora, vamos iniciar a linha do tempo completa dos livros, filmes, quadrinhos entre outros, conforme determinado pela Disney.

E se você pegou o bonde andando, não esqueça de ler o primeiro post dessa série:
Episódio I - Um Novo Cânone


Todos Animados? Vamos lá!

Animação no máximo!

1 - Episódio I - A Ameaça Fantasma (Filme/HQ/Livro)



Oficialmente, para a Disney ainda nenhuma história foi contada sobre o período anterior à história dos Jedis. Para a tristeza de muitos (não é o meu caso) o episódio I é o nosso ponto de partida à Saga de Star Wars. Aqui começamos a entender um pouco sobre o funcionamento do Conselho e da Academia Jedi, da República e das guerras que estariam por vir nas sequências. Conhecemos também os protagonistas Qui-Gon Jinn, Obi Wan Kenobi, o pequeno garoto concebido pela força, Anakin Skywalker (além do Jar Jar Binks) e o grande vilão que não diz uma palavra, Darth Maul. A ameaça Sith paira sobre a galáxia na forma de Darth Sidious, e, enquanto vemos o prelúdio de uma guerra, paramos tudo para ver uma corrida de pod (ok, melhor deixar esse tipo de comentário para a resenha).

A novelização do filme, baseada no roteiro original e escrita por Terry Brook (A Espada de Shannara) foi lançada ainda em 1999 junto do filme. A HQ, roteirizada por Henry Gilroy (roteirista de diversas animações) também chegou ao mercado em 1999, mas só foi lançada no Brasil em 2012 para acompanhar o relançamento do filme em 3D.

2 - Obi-Wan & Anakin (HQ)

HQ Obi-Wan e Anakin ocupa um período de tempo compreendido entre os episódio I e II e vemos um pouco do treinamento Jedi de Anakin com seu mestre Obi-Wan. A HQ é roteirizada por Charles Soule (roteirista da saga Infinito da Marvel) e é desenhada por Marco Chechetto (artista por trás da saga Superior Homem Aranha) e conta como os heróis foram chamados a um planeta remoto para cumprirem missões à Ordem Jedi, mas acabam entrando em apuros.

Lançada pela Marvel em 5 capítulos, ainda está saindo nos Estados Unidos (a versão completa sai em julho de 2016) e ainda não tem previsão para chegar no Brasil.

3 - Episódio II - Ataque dos Clones (Filme/HQ/Livro)
Dez anos depois do Episódio I, Anakin já é um Padawan poderoso e Obi-Wan um mestre Jedi. Anakin está sempre flertando entre o amor representado pela Padmé e o ódio e arrogância de seu controle sobre a Força. Quando um exército separatista de Droids comandados pelo Conde Dookan (um ex-Jedi e novo aprendiz Sith de Darth Sidious) ameaça a república, o conselho Jedi resolve atacar com um exército de clones encomendados por um antigo mestre.

A novelização é novamente adaptada do roteiro original do filme e de autoria de R. A. Salvatore (escritor de diversos livros no universo RPG Forgotten Realms) e foi lançada em 2003. A HQ novamente roteirizada por Henry Gilroy, foi lançada também em 2003, mas só chegou no Brasil em 2015.


4 - Star Wars - The Clone Wars (Filme Animado/Série Animada)

A animação Star Wars: The Clone Wars é composta por um filme de animação em 2D lançado em 2008 e a série em 3D que durou 6 temporadas (2008-2014), ambos complementares e dirigidos por Dave Filoni (diretor de vários episódios de Avatar: a Lenda de Aang e da atual animação Star Wars: Rebels).
A animação serviu de complemento ao episódio II e de prelúdio ao III, entretanto, foi tão popular que acabou ofuscando um pouco o sucesso de ambos. Nela vemos a participação de cada personagem da saga durante as Guerras Clônicas. Anakin finalmente aparece como uma Cavaleiro Jedi poderoso, comandante de várias tropas e possui uma aprendiz: a Ahsoka Tano. Mas, além disso, é a primeira vez que se pode ver todo o universo do viés de outros personagens. Se os filmes têm um foco grande nos Skywalker, a animação consegue dividir bem o plano e mostrar outros Jedis como personagens importantes.

Em 2012, quando a Disney comprou todos os direitos, a série acabou cancelada, sendo finalizada na 6ª temporada. Entretando, Dave Filoni já possuía roteiro para as diversos episódios das temporadas 7 e 8, sendo que esses, acabaram dando origem a outros produtos, conforme veremos a seguir.

5 - Darth Maul: Son of Dathomir (HQ)

Um dos subprodutos do cancelamento de Star Wars: The Clone Wars foi essa HQ que foi adaptada por Jeremy Barlow (roteirista de outras HQ’s de star wars, Mass Effect e R.I.P.D) diretamente dos roteiros que já estavam escritos para a animação.

Em Son of Dathomir, descobrimos alguns detalhes sobre o que aconteceu com Darth Maul após os eventos do Episódio I (uma parte já foi revelada em Clone Wars) e como ele pretende se vingar de seu ex-mestre Darth Sidious. A HQ foi lançada em 2014 nos EUA e não tem previsão de chegar ao Brasil.
6 - Star Wars: Dark Disciple (Livro)



Outro subproduto da animação, Dark Disciple relata acontecimentos que seriam exibidos na 8ª temporada da série. O Jedi Quinlan Vos e a ex-sith Assajj Ventress são designados para matar o poderoso sith Lord Dookan. Entretanto a falta de confiança de ambos vai tornar essa tarefa extremamente difícil.

Escrito por Christie Golden (escritora de diversos livros nos universos Warcraft, Star Trek, Ravenloft, Starcraft e outros) o livro foi lançado em 2015 e ainda não tem previsão para ser lançado no Brasil. Talvez esteja na lista de livros da Aleph em 2016.


Então, chegamos ao fim do episódio II da nossa série de postagens. Não se esqueçam de comentar o que estão achando para concorrer à duas cópias do livro Estrelas Perdidas e não percam o próximo post onde começaremos diretamente de A vingança dos Sith e veremos quanto conteúdo a Disney lançou para explicar a situação da galáxia até Uma Nova Esperança.


PROMOÇÃO



tan tan tan tan tan tan tan

Para participar do sorteio de dois exemplares do livro Estrelas Perdidas, da autora Claudia Gray, publicado pela Editora Seguinte, basta ter um endereço de entrega no Brasil e seguir as instruções abaixo. A promoção vai até dia 26/02 e para aumentar suas chances de ganhar é só comentar em todos os sete posts que tratarão sobre Star Wars.

Episódios anteriores:

Nerdice Pai D'égua: Star Wars Episódio I - Um Novo Cânone + Promoção

Gerente de projeto, editor de video, de áudio, podcaster, escritor (sem nada publicado) e cozinheiro quando dá tempo.

Recomendado Para Você

Comentários