Estímulo ao desapego - Especial PA Book Club

Olá, leitores!

Qual a opinião de vocês sobre empréstimos de livros? 
Não?
Nunca? 
Jamais?
Risos?
Poupe-me? 
Sai?! 

Particularmente, acho uma prática muito saudável. Eu, Fernanda, não tenho problema nenhum de emprestar meus livros. Até gosto. Quando uma leitura me encanta, quero que outras pessoas a conheçam também! Quero fazer a obra ser conhecida e criar um fandom por perto para assim dominarmos o mundo, MWHAHAHAHAHA.
Assim como doar sangue, emprestar livros é um ato de amor. E pensando nisso, o lindo e maravilhoso grupo do PA Book Club vem com uma proposta para vocês (principalmente pessoas de Belém, mas já é uma ideia para vocês de outras cidades). 

Já foi exposto em alguns posts que nós, aqui em Belém e região metropolitana, temos um clube do livro. Nos reunimos duas vezes ao mês, em duas livrarias da cidade, e os encontros são enriquecedores e extremamente agradáveis. Temos encontros livres e temáticos em meses intercalados. 
Os encontros temáticos tem o objetivo de estimular o leitor a sair de sua zona de conforto e se permitir conhecer um gênero novo que, talvez, ele não tenha tanto contato ou, quem sabe, até algum tipo de resistência. A proposta tem dado muito certo desde que a incorporamos nos encontros.


Chega a ser muito engraçada a nossa Bela ♪


No entanto, decidimos ousar mais. Nesse último PA Book Club (domingo, 21/06/15) foi decidido uma dinâmica diferente para o encontro temático do mês de agosto. 
Um dos integrantes do grupo, Arthur Medeiros (beautiful and dangerous feelings), sugeriu uma dinâmica de empréstimo de livros. "WHAT?! EMPRESTAR MEUS LIVROS?!" *Risos irônicos* 
Apaga o facho aí e vem ver do que a sugestão se trata.

Em síntese:
Cada leitor escolherá um livro de sua biblioteca pessoal para trocarmos em forma de empréstimo entre nós, do grupo. Será realizado um sorteio através de um aplicativo que vai escolher as pessoas aleatoriamente para sabermos para onde nosso livro irá. Teremos todo o mês de julho para lermos o livro do colega e no encontro de agosto do PA Book Club, cada um falará sobre o livro que pegou emprestado do outro integrante e porque gostou (ou não gostou, de forma respeitosa, claro). Devolveremos os livros aos donos e todos sairão felizes.
É importante constar que, quem se propor a participar, deverá ter cuidado e responsabilidade com o livro do coleguinha.

Essa dinâmica de empréstimo será mais uma forma de estímulo à leitura e, ao mesmo tempo, de desapego para você, querido amigo. 
Sei que muitas pessoas tem receio de emprestar seus livros, talvez por alguma experiência ruim no passado, ou por pura viadagem mesmo, sei lá, mas o fato é que o ato de fazer o livro circular também é uma forma de estimulo à leitura. 
Comentei sobre a importância do acesso aos livros no post que fiz sobre o Dia mundial do livro e, acreditem, emprestá-los é uma forma de promover o bendito acesso.
Não estou aqui para forçar ninguém a sair por aí emprestando seus livros que custaram dinheiro, sim, porque nada é de graça. Mas tentem olhar por uma perspectiva diferente o ato de emprestá-los, tá bem? Tá bem.

Agora, especialmente para você que costuma frequentar os encontros ou que tem a intenção de ir no próximo e quer participar da dinâmica, algumas regrinhas feat apelos:  
- Você precisa estar certo que poderá ir ao encontro do dia 04 de julho, na FOX Vídeo ou no dia 19 de julho, na Saraiva (darei as coordenadas em breve na página do PA Book Club no facebook), pois serão os dias das trocas. Você pode até combinar antecipadamente com quem fará o empréstimo. 
- Deixe seu e-mail nos comentários aqui no blog. Será mais fácil para fazer o sorteio se concentramos todos os endereços eletrônicos em um só lugar. 
- Decidiu participar? Ótimo! Você terá até o dia 28 de junho para colocar seu e-mail nos comentários. 
- Quando o livro do colega estiver em suas mãos, seja zeloso. Em outras palavras: não amasse, não risque, não molhe, não dê de lanche ao cachorro ou não faça nada para atrair armas letais ao seu encontro (donos de livros são potencialmente perigosos). Tenha o mesmo cuidado que você quer que o coleguinha tenha com o seu livro (empatia feelings). 
- Leia de mente aberta. Talvez o livro que vá para suas mãos não seja o que você quer realmente ler, mas lembre-se que é uma experiência nova para estimulá-lo a sair da sua zona de conforto. Talvez você se surpreenda! 
- Caso você não goste do livro que lhe for emprestado, seja respeitoso na hora de dar sua perspectiva. Grosseria é feio, amigos. Anotem isso aí. 
- Devolva o livro do coleguinha da forma que ele lhe emprestou. Talvez você possa deixar um bilhete de agradecimento ou de "valeu a tentativa, cara, mas nop". O importante é a intenção. 

Lembre-se: você escolherá o livro que irá disponibilizar. Então se tens uma primeira edição de um livro raro... bem, fica AO SEU CRITÉRIO se o fará circular. 
Faremos a troca no mês de julho. Ou seja, teremos dois momentos de boas oportunidades: o encontro do dia 04, na FOX Vídeo e o encontro do dia 19, na Saraiva. 
Quem quiser fazer parte dessa experiência, será muito bem-vindo! 
ESTOU ANSIOSA!

Tunchz tunchz tunchz

Essa será a nossa primeira tentativa de fazer algo do gênero nos encontros e estou curiosa para saber no que vai dar. Então, vamos nos esforçar para dar certo, ok? ♥
Para quem não tem tanta coragem de emprestar seus livros, ninguém irá julgá-lo (só um pouquinho) e você poderá participar do encontro, sem problema nenhum, e falar sobre o livro que quiser. Ou talvez você queira pegar aquele livro que alguém lhe emprestou e ainda está na sua estante. Olha aí, a ideia pode ter várias ramificações. O objetivo do PA Book Club é compartilhar sobre livros e não queremos, de forma alguma, fugir disso. 

Ah, e você que não é de Belém, mas que estará de passagem pela cidade, será muito bem-vindo à participar do encontro. Curtam a página aqui para ficarem por dentro de datas e horários. 
Em breve darei mais notícias!
Até! * Dá tchau de miss enquanto some na fumaça* 

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários