PA BOOK CLUB - CALENDÁRIO 1º TRIMESTRE 2022


Olá, queridos leitores! Depois de um longo período eis que surjo na sua telinha para lhe desejar um 2022 maravilhoso com muita saúde e força, que o resto corremos atrás. Afinal de contas, juntos vamos longe!

"E o que temos para hoje, Cérebro?"
Temos o início de uma listinha marota que transborda amor por todos os lados, afinal, o post de hoje é sobre a lista do primeiro trimestre dos temas e autores que serão abordados nas reuniões do Pa Book Club deste ano. 

Para quem tá chegando agora por aqui, além de ser muito bem-vindo, saiba que este clube de leitura é organizado e mediado pelo Blog Garota Pai D'égua há quase 10 anos (faremos aniversário ainda nesse primeiro semestre) na cidade de Belém. 

Com a situação pandêmica no país encontramos nas reuniões virtuais conforto para continuarmos nos reunindo com segurança. E não é que o novo modelo de reunião deu certo? 
Amigos que estão morando em outros Estados e Países voltaram a participar das reuniões, assim como fizemos novos amigos no decorrer destes 2 anos de pandemia. Então, não se acanhe se tiver vontade de participar, mesmo como ouvinte, basta ficar atento nos avisos do instagram do blog que explicamos direitinho como entrar nas salas nos dias e horários agendados.

A primeira coisa que você deve ter em mente para assimilar a lista é que ela foi elaborada por quatro apaixonados por livros já muito conhecidos por estas bandas. Fernanda Karen e eu vocês já conhecem, pois estamos no comando do Garota Pai D'égua já faz um longo tempo.
Mas chamamos para a festa ninguém menos que os amados Rafael Lutty do instagram literário @pseudomatico e Thyago Silva que, além de autor contista também comanda o instagram literário @toroaleatorio.  

Os quatro receberam a seguinte missão: Escolher 12 autores contemporâneos paraenses para serem debatidos no decorrer do ano. Assim como escolherem 6 livros da literatura mundial para serem devorados pelos participantes do clube nos meses temáticos.

Mas antes de liberar a listinha vale te explicar algumas coisinhas interessantes do que você vai encontrar pelo caminho. Afinal, esse ano a lista está um pouquinho diferente. Como assim? 
Até ano passado alternávamos os meses entre leituras livres, onde naquele mês liamos o que quiséssemos. E leituras temáticas, onde éramos desafiados a escolher livros dentro dos temas propostos pelo blog, forma esta de nos ajudar a sair de nossa zona de conforto. 
Porém, neste ano, nos meses que seriam temáticos, vamos estar indicando livros que deverão ser lidos pelos participantes para debatermos sobre a leitura. Ou seja, antes você escolhia o livro por tema, dessa vez nós escolhemos o livro para você e todo mundo ler o mesmo. Vamos ao calendário?

01 - JANEIRO

De cara já ajustamos a data do primeiro encontro do ano para o dia 08/01, às 9h, e como no início do ano ainda estamos nos ajustando para o ano que adentra, vamos iniciar com encontrinho virtual na nossa sala Teams. Vale lembrar que o mês de dezembro do ano passado o clube foi temático, logo este mês estamos com as leituras livres, então que tal nos encontrar nessa reunião para compartilhar algumas de suas leituras mais marcantes no ano de 2021, ou que você tenha lido do encontro passado para a presente data? Fique a vontade, a casa é nossa!

Já no dia 29 de janeiro, nos reunindo para o encontro do Pa Book Club Autores, onde estaremos conversando sobre as obras da autora paraense de terror e horror Lia Cavaleira. Estaremos abrindo nossos corações e mentes para essa mana que começou a se apaixonar por estas estradas de tinta e páginas brancas direto do castelo tenebroso de Drácula quando tinha 9 anos. 

02 - FEVEREIRO

Neste mês vamos experimentar a novidade de metodologia para a realização da reunião do clube do livro pois temos encontro temático, então no dia 05 de fevereiro, ainda vamos verificar se será presencial ou virtual então fiquem atentos no instagram do blog sobre a confirmação do evento. No lugar de escolhermos um tema, os curadores na lista do Pa Book Club deste ano escolheram debater o livro "Distância de resgate" da autora argentina Samanta Schweblin. 

Vamos a Sinopse do livro?  
Uma narrativa hipnótica, incômoda e fascinante. O campo se transformou diante de nossos olhos sem que ninguém percebesse. Talvez não se trate de estiagens ou de herbicidas – e sim do fio vital e afiado que nos prende a nossos filhos, e do veneno que lançamos sobre eles. Nada é clichê quando afinal acontece. Distância de resgate acompanha esta fatalidade vertiginosa fazendo sempre as mesmas perguntas: Existe por acaso algum apocalipse que não seja pessoal? Qual é o ponto exato em que, sem saber, damos o passo em falso que acaba nos condenando? Samanta Schweblin escreveu uma narrativa extraordinária, urgente e duradoura, que consegue nos manter inevitavelmente presos e mergulhados num universo ficcional perturbador.
Mais uma das surpresas para o mês de fevereiro é que o autor selecionado para ser debatido é ninguém menos que um dos curadores da lista deste ano para o clube do livro, Thyago Silva. Para quem não
conhece nosso amigo e curador ele é o responsável pelo perfil literário "Toro Aleatório", também co-criador do projeto Coletivo Potocando. E editor da revista "Escambanautas". E participante do clube do livro há muitos anos.

Para quem não sabe ele também tem o excelente hábito de escrever contos incríveis e muito emocionantes, de derrubar o clube em lagrimas (e eu já vi isso acontecendo) e o melhor ainda foi que ele estava presente no encontro para ver como suas palavras mexeram com os leitores. Ele libera seus contos em suas newsletters, então fiquem atentos. No dia 26 de fevereiro estaremos juntos para esse encontro!

03 - MARÇO

Em março os novos participantes do clube do livro já deverão estar habituados a nossos encontros livres, pois neste mês temos mais um deles. Então se sinta mais que a vontade a compartilhar conosco suas leituras favoritas, ou as últimas do mês. Então atenção que nosso encontro será no dia 05 de março. Ok?

Agora queremos saber por onde andam os fanáticos por romances?
Esse mês é nosso, amados, pois estaremos nos esbaldando nas obras de Bruna Guerreiro, autora paraense com uma lista gigantesca de romances maravilhosos. Então fiquem atentíssimos que no dia 26 de março estaremos reunidos novamente para debater as obras dessa linda!

E ai? Gostou da proposta que estamos te apresentando para o ano de 2022? Nós ficamos muito empolgados com ela e de trabalharmos mais autores paraenses e livros da literatura mundial. 
Esperamos que tenham gostado e queremos encontrar com todos nesses encontros!

E fica esperto que logo mais tem listinha com as dicas para o clube do livro no segundo trimestre do ano!

Beijos a todos e fica a dica!

Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários