Eu Li: Esplêndida: A história de Emma - Julia Quinn

Título:
Esplêndida: A história de Emma
Autora:
Julia Quinn
Editora:
Arqueiro
Ano:
2021
Série:
Damas Rebeldes #1



Existem duas coisas que todos sabem sobre Alexander Ridgely. A primeira é que ele é o duque de Ashbourne. E a segunda, que é um solteiro convicto.
Isso até uma linda jovem se jogar na frente de uma carruagem para salvar a vida do sobrinho dele. Ela é tudo que Alex nunca pensou que desejaria em uma mulher: inteligente e engraçada, cheia de princípios e corajosa. Mas é uma criada, inadequada para um nobre. A menos que, talvez, ela não seja bem o que parece...
A herdeira americana Emma Dunster pode estar cercada por ingleses, mas isso não significa que pretenda se casar com um, mesmo tendo concordado em participar de uma temporada em Londres.
Quando ela sai da casa dos primos vestida como criada, só quer um último gostinho de anonimato antes de ser apresentada à sociedade. Em vez disso, vai parar nos braços de um duque perigosamente lindo. Em pouco tempo, fica claro para Emma que o amor floresce quando menos se espera e é capaz de derreter até o mais teimoso dos corações.


Olá, queridos leitores, que tal nos atualizarmos em Julia Quinn hoje?
Esse ano a Editora Arqueiro lançou mais uma série curta de livros, três apenas, dessa autora que tanto amamos e que se mostrou uma máquina de escrever... e pode continuar mandando que ainda tem poucos de seus livros publicados no Brasil para que eu possa amar, mas paixonites de lado, hoje falaremos do primeiro livro desta série chamado “Brilhante: A história de Emma”.

Logo de início nos deparamos com uma mudança muito necessária de ambientação, pois saímos das manhãs ociosas das ruas cinzentas de Londres, para sermos apresentados ao progresso e multicultura das ruas agitadas da cidade de Boston, nos Estados Unidos da América, já não mais colônia e, sim, independente, coisa que a nossa protagonista faz questão de sempre educar a todos por onde passa. Outra mudança bem-vinda é que Emma, nossa mocinha em questão, não é filha de nenhum nobre. Ela é filha de um burguês que vem empreendendo e se dando muito bem na vida, graças a empresa de ferro e outros empreendimentos.

Por pai e filha serem os únicos membros da família nos Estados unidos a relação deles sempre foi forte, inclusive a criação de Emma foi supervisionada de perto pelo pai, o que acabou fazendo com que Emma também fosse aprendendo meio que por osmose os caminhos tempestuosos dos negócios, e desde nova passou a se encantar com isso... desprendeu bastante tempo de seus estudos para aprender finanças com o pai e já na vida adulta sua meta é assumir o lugar do pai para que este possa usufruir de descanso na velhice. Mesmo a sociedade burguesa não tendo muito dos preconceitos ingleses sobre mulheres no comando, o pai de Emma ainda se preocupava que ela não conseguisse construir sua família também, já que ela estava tão obstinada nos negócios.

E por isso tomou uma decisão, aproveitando que sua irmã estava no país, e meio que forçou Emma a ir para a Inglaterra com a tia para se divertir na próxima temporada com os primos que Emma tanto ama. A tia de Emma a ama como um de seus próprios filhos, e sente muito a falta dela. Essa mesma tia se casou com um nobre inglês e por isso ostenta o título de Lady, e vem preparando sua filha, Belle, para a próxima temporada social londrina, ao que ela também se encube de fazer o mesmo por Emma, mesmo a sobrinha não estando nada interessada em casamentos.

Para Emma, ir para Londres é uma nova aventura. Criada  com mais liberdade de movimentos dentro da cidade, ela não se limita as regras castradoras da sociedade britânica. E logo encontra nos primos os cumplices perfeitos para suas traquinagens. E assim ela vai passando sua estadia, até certa manhã na véspera de um baile que iria ser ofertado pela tia para apresentar Belle e Emma à sociedade, ela e a prima decidem que estão muito entediadas, e por isso meio que coagem as camareiras a emprestarem seus vestidos para que elas possam se enfiar na cozinha e ajudarem a querida cozinheira de algum jeito. E assim elas o fazem... claro que elas quase dão um AVC na cozinheira com a ideia maluca de diversão delas, mas quando esta percebe que é voto vencido começa a determinar tarefas as duas jovens Ladys. 
 
No meio da correria os ovos acabaram e Emma se voluntaria para ir comprá-los. Insistiu que como ninguém ainda a conhecia, poderia transitar livremente com a roupa de criada que estava vestindo. E que a loja de ovos não era assim tão longe, então sem deixar ninguém responder e a impedir, ela sai para executar sua missão. E tudo ia bem, até que ela avista um garotinho lindo do outro lado da rua brincando com um cachorrinho em uma guia, e consegue presenciar ao mesmo tempo o garotinho soltar a guia do cachorro que sai correndo desembestado e o garotinho corre atrás dele sem olhar que uma carruagem em alta velocidade se aproximava deles. 

Então Emma toma a única decisão aceitável naquele momento, larga os ovos no chão e corre para salvar o menino. E não é que ela conseguiu? Mas assim que cai no chão e suspira de alívio ao ver que eles estão bem, algo acontece, e tudo começa a ficar meio nebuloso e escuro então acaba desmaiando.  E é bem aqui que chegamos na segunda parte da história, onde vamos conhecer a família do garotinho traquinas. Acontece que ele é ninguém menos que o único sobrinho do Duque de Ashbourne, Alex Ridgely, que acabou presenciando o desmaio de Emma e saiu ao seu socorro, também repreendendo a irmã que estava na carruagem por não ter controlado melhor a criança que cai no berreiro naquele momento e tudo vai por água abaixo.  

Quando Emma enfim acorda ela se encontra em um local fechado e praticamente no colo do homem mais lindo que ela já viu em toda a sua vida. Mas apesar de muito atordoada com tamanha beleza e curiosa sobre onde se encontrava, ela logo se afasta e se organiza dentro da carruagem tentando manter certa postura mesmo que no pior estado de descompostura, nem preciso dizer que quando Emma abriu aqueles olhos lindos Alex já se considerava um homem perdido para o resto da sociedade, pois ele precisava imensamente descobrir quem era aquela linda e impetuosa mulher. Dentre alguns flertes e mentirinhas brandas... Emma consegue dar um jeito na situação e chegar na cozinha sem que ninguém suspeite do acontecimento.

E tudo corre quase que bem até a hora do baile, quando Emma e Belle são apresentadas a todos, como as jovens ladys daquela família. O que Emma não esperava é que o destino pregasse uma peça bem canalha na sua história, afinal de contas, como ela poderia imaginar que Alex, um Duque super reservado poderia resolver dar as caras justamente naquele dia e descobrir toda a farsa dela, colocando em risco sua reputação junto a tia e família? Alex que já pensava em formar mirabolantes de se enfiar na cozinha da casa para descobrir mais sobre Emma nem precisou ir tão longe ao descobrir que na verdade ela era sobrinha da família. 

Então como bom cabeça dura que é, naquele momento ele decidiu duas coisas: 
  1. Iria dar um jeito de tirar proveito da farsa de Emma e se divertir as suas custas com a história;
  2. Emma, mesmo sendo apresentada naquele baile, já não estaria mais disponível para se casar com ninguém que não fosse ele.
Alex e Emma são muito pouco ortodoxos em sua corte e em se conhecer de tantos aspectos diferentes que chega a ser muito cômico o cabo de guerra em que se encontram. Me diverti muito com Emma e fiquei imaginando como a autora conseguiria superar aquela história?! 
A leitura correu muito rápida e tranquila, dentre risadinhas por todo o caminho. Gostei muito da família como um todo de Emma, e também me identifiquei muito com a Belle, prima de Emma que é tão Bookaholic quanto a todos nós.

Espero que tenham gostado da resenhe, e até a próxima. Fica a dica!



Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários