PA Book Club 1º semestre de 2021 - Calendários e Temas

Olá mais uma vez amados leitores, como vocês estão?

Espero que tudo esteja bem na medida do possível, e suas leituras estejam fluindo e ajudando a vocês, como ajudam a mim, a aguentar a quarentena dentro do possível. O post de hoje foi um reflexo, assim digamos, de nossos encontros virtuais do PA BOOK CLUB do ano passado onde fui aos poucos colhendo sugestões de temas e autores muito citados pelos membros do clube no decorrer das reuniões. Então certo dia me surgiu uma ideia de proposta de encontro e com a ajuda do Thyago Silva (@toroaleatorio) confabulamos uma lista de autores a serem debatidos durante o ano de 2021 no clube, dentro de quatro pilares: Autoras, Clássicos Mundiais, Autores Paraenses e Autores Brasileiros. 

Claro que muitos outros nichos da literatura poderiam ter sido escolhidos, mas neste ano ainda estamos amadurecendo nosso projeto piloto, então quem sabe o que o ano de 2022 nos aguardará nesse aspecto. Sem mais delongas, vamos ao calendário e temas?

1 - JANEIRO

O mês de janeiro passou feito um furacão em nossas vidas e com ele o início da nova proposta do PA Book Club...  pois janeiro foi mês temático para nossos participantes, no qual eles tiveram de deixar um pouco de lado (ou muito) suas zonas de conforto literário e se aventurar na indicação de outro participante. 

Os participantes que aderiram a proposta do "desafio literário" tiveram seus e-mails cadastrados no site amigosecreto.com, e posteriormente, tiveram seus nomes sorteados por alguém que deveria nortear a sua próxima leitura, ou indicando gêneros literários ou estilos de livros assim por diante... o resultado foi fantástico e a lista de indicações de livros que surgiram no encontro você pode acessar no nosso Instagram.

E logo na próxima semana nos emocionamos com o encontro temático onde tivemos a honra de enaltecer as obras da autora Conceição Evaristo. O encontro foi cheio de emoção e elogioso, pois alguns dos membros do clube não haviam tido a oportunidade de ler a autora. Foi lindo conhecer um pouco mais dessa guerreira da literatura!

2 - FEVEREIRO

No último sábado realizamos o encontro do clube com a temática livre e, como sempre, foi uma delícia estar com os amigos falando do que tanto amamos: Livros. Em breve vamos soltar a lista de livros indicados no encontro em nosso Instagram.

Atenção redobrada a partir de agora pois vamos às informações dos encontros do PA Book Club que ainda vão acontecer.

No dia 27/02 às 17h iniciaremo o encontro no qual conversaremos sobre as obras de William Shakespeare, autor escolhido para o mês.


3 - MARÇO

No dia 06/03 às 9h
estaremos nos reunindo ainda pela sala virtual do Teams para o primeiro encontro, e para este mês temático faremos leituras onde possamos encontrar protagonistas idosos. Esse foi uma das sugestões de temas que surgiu no ano passado e não tivemos tempo para desenvolvê-la melhor, então vá logo procurando quais livros você poderia estar lendo para participar do evento. 

Lembrando que mesmo que você não tenha lido nada seguindo o tema do mês, ainda é muito bem-vindo para participar, tanto com suas indicações de leituras do mês quanto como ouvinte.

Então no fim do mês, dia 27/03, estaremos nos reunindo novamente só que desta vez para conversarmos sobre as obras do autor paraense, Edyr Augusto!

4 - ABRIL

Em abril de Deus ainda não sabemos se já estaremos de volta com nossos encontros presenciais, e mesmo que ainda não possamos vamos seguindo o ritmo com os encontros virtuais... e nesse mês, estaremos com temática livre novamente rolando no PA Book Club, no dia 03/04 às 9h.

E no dia 24/04 estaremos novamente reunidos, só que dessa vez debateremos um dos autores mais icônicos da literatura brasileira, afinal de contas, ele é o responsável por uma das perguntas mais dramáticas e sem resposta da literatura: afinal, Capitu traiu ou não bentinho?

Mas brincadeiras à parte, no dia  24/04 às 17h estaremos reunidos, não para tentar responder essa polêmica pergunta, mas para conversarmos mais sobre nosso querido autor, Machadão, mente brilhante por trás de tantas obras fantásticas e críticas.

5 - MAIO


Em maio teremos no dia 01/05 às 9h mais um dos nossos encontros temáticos do ano, e explicado melhor para quem não conhece ainda o PA Book Club: temos 6 meses de encontros temáticos e seis temas livres intercalados, e neste ano estou já apresentando o tema antecipadamente aos encontros. Normalmente, escolhemos nos eventos, mas como estamos tendo reuniões virtuais e as vezes temos participantes pela primeira vez, achei melhor colocar no calendário as sugestões de temas que surgiram em reuniões anteriores.
Por isso no mês de maio o encontro terá como tema: Faroeste!

E no dia 29/05 às 17h estaremos nos reunindo para compartilhar experiências de leitura dos livros dessa autora nigeriana fantástica, Chimamanda Ngozi Adichie. 

6 - JUNHO

Enfim chegamos ao meio do ano, e como ele mais um encontro com tema livre para nosso maroto grupo de amigos leitores, que deverá se reunir no dia 04/06 às 9h

E para o mês de junho teremos encontro, até o presente momento virtual pois não temos como antever como estaremos no quesito vacinação até aqui, mas sigamos com fé e esperança e com todos os cuidados possíveis ainda, e quem sabe já podemos vislumbrar nossos encontros presenciais novamente, pelo menos os do primeiro encontro do clube no mês, para que possamos tirar o atraso de todos os abraços de urso entre amigos que ficaram acumulados por mais de um ano. 

Mas enquanto isso, seguimos na perspectiva de nos encontrar no dia 26/06 às 17h, virtualmente, para conversarmos sobre as obras e a vida de Virginia Woolf. 

7 - JULHO

Esse mês de julho promete, pois para o Paraenses Julho é mês de procurar uma praia ou igarapé para curtir um pouco o nosso 'verão', novamente, ainda não temos como prever o que já poderemos começar a resgatar de nossos antigos hábitos aqui, mas a fim de honrar o espírito saudosista de praia, verão e paixões de praia o encontro do Pa Book Club acontecerá no dia 02/07 às 9h com o tema: Livro que nos fazem lembrar de alguém!

Ainda não chegamos no Halloween, mas por que não trazer um pouco de terror e horror para as férias de meio de ano? E a fim de nos aventurarmos também nesse gênero literário e na literatura paraense, teremos como autor tema do encontro do dia 31/07 às 17h, Andrei Simões!

Esperamos que tenham gostado do post, e já comecem a se organizar nas agendar para nos agraciar com a sua presença nos encontros. Lembrem que para participar basta mandar seu e-mail para o nosso Instagram que enviamos o convite para você.

Abraços de urso e até o próximo post!

Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários