Eu Li: Uma promessa e nada mais - Mary Balogh

Título:
Uma promessa e nada mais.
Autora:
Mary Balogh
Editora:
Arqueiro
Ano:
2020
Serie:
O clube dos sobreviventes #5

Adicione ao Skoob


Ralph Stockwood sempre se orgulhou de ser um líder nato. Mas, quando convenceu os amigos a lutarem com ele nas Guerras Napoleônicas, nunca imaginou que seria o único sobrevivente.
Mesmo atormentado pela culpa, Ralph precisa seguir em frente, arranjar uma esposa e garantir um herdeiro para seu título e sua fortuna.
Desde que a participação de Chloe Muirhead na temporada de Londres terminou de forma desastrosa, ela aceitou a possibilidade de ser, para sempre, uma solteirona. Para escapar da própria família, a moça se refugia na casa da madrinha de sua mãe. Lá, conhece Ralph.
Ele precisa de uma esposa. Ela não acharia ruim encontrar um marido. Então Chloe sugere que os dois se casem, por conveniência. A condição é uma só: Ralph precisa prometer que nunca a levará de volta a Londres.
Mas, de uma hora para outra, as circunstâncias mudam. E logo fica claro que, para Ralph, o acordo foi apenas uma promessa e nada mais...


Olá, meus queridos leitores!
Eis que me faço presente novamente em sua telinha depois de um tempo de ausências, em decorrência da vida de trabalhadora da área da saúde, para tirar certo atraso das minhas queridas resenhas de romances de época. E a lista só vai crescendo feito uma bola de neve!
Então, partiu resenha!
Mas antes de adentrarmos mais nas palavras de Mary Balogh, vale eu lembrar mais uma vez que este é o quinto livro de uma série interligada, ou seja, ler fora de ordem ocasiona certa turbulência na leitura, pois você acaba levando spoiler de casais e fatos a se formarem, ok?

Nos livros anteriores você por certo já viu que o clube dos sobreviventes se trata de um grupo de heróis de guerras napoleônicas que passaram a se amar como família em decorrência das consequências da guerra em suas vidas. Alguns deles ficaram com sequelas visíveis e outros com sequelas muito profundas, mais invisíveis aos olhos destreinados. Devido a alguma circunstância, quando voltaram para casa, eles acabaram sendo enviados para um castelo longínquo onde um viúvo muito amoroso se encarregava de acolher a todos, a fim de ajudar no processo de cicatrização das mazelas.

Mesmo usando métodos pouco convencionais para a época, esse querido lorde conseguiu não só que estes homens e mulheres se sentissem confiantes até certo ponto para voltar para seus lares e querer viver novamente, mas fez com que em determinada época do ano eles voltassem para o castelo afim de deixar as máscaras de lado e se sentir livres. E foi em um desses encontros que as coisas começaram a ficar um pouco mais diferentes, pois aconteceu algo inimaginável para eles: o mais arredio de todos se apaixonou e, posteriormente, se casou, mostrando a eles que era possível, sim, amar e construir uma família sem desonrar os amigos que ficaram mortos nos campos de batalha.

E desde então tudo foi por água abaixou, e cada um dos 'soldados' foi entregando as chuteiras às mãos sabias do cupido. E todas as histórias até aqui foram de superação e certo amor conquistado antes do casamento. Mas e se eu te contar que na história do livro de hoje o amor foi construído depois do casamento?

A cada novo casamento de seus amados amigos, Ralph Stockwood vai sentindo mais e mais o peso de suas obrigações como um nobre, dentre elas a permanência do título em sua família, e para isso um casamento se fazia necessário. Mas antes dele precisar ir à guerra, Ralph já tinha planos para o matrimonio, só não esperava se decepcionar tanto com a escolha da parceira de seus sonhos. E por isso decidiu que não voltaria a cogitar se casar com alguém de quem amasse cegamente afim de não se decepcionar mais.

Então já criando esse plano em sua mente, ele partiu para sua última parada antes de retornar para a casa de seu título, para começar a caça à noiva perfeita, e aceitar a interferência de sua família na escolha. Ele foi até a casa de uma de suas tias para uma visita breve, porém acabou se deparando com uma jovem afilhada de uma das vizinhas da tia, no meio do caminho. E conhecer Chloe poderia se tornar uma jogada perigosa se ele não tomasse cuidado.

Chloe Muirhead treme só de pensar em sua última temporada em Londres, e no desastre histórico que foi. E por isso ela resolve fugir, mas não de forma desordenada; ela resolve se tornar meio que uma dama de companhia para a madrinha de sua mãe bem longe das expectativas de sua família para uma nova temporada. Na mente e coração dela, é fato consumado que não se casará mais e que deve começar a aceitar em seu coração que se tornará uma solteirona. E começa a ver certas vantagens nisso... mesmo que estas vantagens sejam apenas uma forma dela procurar achar respostas para se consolar.

Até que Ralph chega na cidade e começa a fazer parte do contexto social no qual ela está inserida. Como toda boa novidade, assim como sua beleza, faz com que seja o centro das atenções de seu pequeno grupo, e certo dia em uma de suas caminhadas, Ralph se depara com Chloe, e a conversa entre eles flui de forma muito agradável e racional. Mas Ralph está com os dias contados na cidade e Chloe acabou descobrindo o que ele estava prestes a fazer, então em uma medida desesperada de sua parte, afim de realizar o seu sonho de ter sua própria família, ela sugere que eles se casem por conveniência.

Nem preciso dizer que Chloe não era bem o que Ralph tinha em mente, que era deixar a escolha muito nas mãos de sua mãe, e após pensamentos imediatos de rejeição, ele ponderou melhor e se perguntou por que não dar uma chance a alguém com quem consegue conversar muito bem, e que não sente nenhuma inclinação amorosa. A única exigência de Chloe era que eles nunca deveriam voltar para Londres. E como Ralph era muito mais chegado ao campo, logo de cara, pareceu um ajuste ótimo, até ele receber uma certa carta da família onde se vê obrigado a retornar a Londres com Chloe e encarar o passado que ele não contou a ela.

Esse livro foi bem mais taciturno do que os demais da série, o que me levou a precisar de mais tempo para finalizar a leitura. Achei impressionante a forma que a autora achou de concluir a história de Chloe e Ralph e mostrar que é possível se construir um amor real mesmo dentro de tantas adversidades, dignas de uma novela mexicana, daquelas que a gente ama!

Espero que tenham gostado da resenha e até o próximo post!

Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários