Eu Li: Daqui pra baixo - Jason Reynolds

Título:
Daqui pra baixo
Autor:
Jason Reynolds
Editora:
Intrínseca
Ano:
2019



Will perdeu o irmão para a violência. Agora, precisa enfrentar sua realidade e descobrir se a vingança é capaz de aplacar sua dor.
Aos 15 anos, Will conhece intimamente a violência. Ela está à espreita no dia a dia de seu bairro, nos avisos para que não volte tarde para casa, nos sussurros dos vizinhos sobre mais uma pessoa que foi morta. Dessa vez, os sussurros são sobre seu irmão mais velho. Shawn foi assassinado na rua onde a família mora.
Contado do ponto de vista de Will, Daqui pra Baixo é uma narrativa ágil que se passa em pouco mais de um minuto — o tempo que o elevador do prédio leva para chegar ao térreo. Esse é o tempo que Will tem para descobrir se vai seguir as regras de sua comunidade ou se é possível não perpetuar o ciclo de violência.
A regra número 1 é não chorar. A número 2, nunca dedurar alguém. A terceira, a crucial: se fazem algo com você ou com os seus, é preciso se vingar. A curta trajetória do elevador é ritmada pelas paradas em cada andar e por aqueles que aos poucos ocupam a cabine e os pensamentos de Will. Cada rosto tem uma história de vida e de morte. Will, em questão de segundos, vai definir a dele.

Olá, leitores!
Depois de uma pausa em janeiro, retornamos com as indicações de livros para vocês!
Também estamos ativas no instagram e no twitter com muitas dicas de promoções de livro, que foi o caso que culminou na leitura deste livro incrível que vos resenho hoje. 
"Daqui pra baixo", do autor Jason Reynolds, já estava na minha lista de leitura há tempos, desde que ouvi falar sobre ele em um evento da Intrínseca no RJ em 2019, e, de fato, foi uma leitura intensa e bastante reflexiva em sua proposta. 
A narrativa é toda em versos; o que contribui para ser uma leitura rápida porém não conseguimos fugir da carga emocional potente que essa história inspira. 

O irmão de Will foi morto. Assassinado, para ser mais específica. 
A dor será uma companheira constante agora.
Ver o sofrimento da mãe, sentir o seu próprio desespero inspira a atitude. 
Em seu bairro existem regras que precisam ser seguidas e regras nunca devem ser quebradas. 
Não chorar. Não dedurar. Se vingar. 
O seu próprio irmão o ensinou e agora Will foi desafiado a seguir tais regras. 

Ao seguir o caminho para cumprir o seu destino, Will pega o elevador do 8º andar e aperta para o térreo. A partir disso, Will terá uma experiência muito particular com os seus pensamentos, seus fantasmas, seus dúvidas, seus medos, seus expectativas. 
"Daqui pra baixo" é um livro sobre a tragédia humana contada em rima. É uma história sobre luto, escolhas e consequências; acredito, ainda, que é uma história que acontece praticamente todos os dias em algum lugar do mundo. 

É uma história impactante e reflexiva que configurou o meu primeiro livro lido de 2021 e considero que comecei muito bem. O autor Jason Reynolds é um nome que quero ver bastante em publicações na literatura jovem pois com sua narrativa forte, porém poética, ele se propõe em retratar a realidade; uma realidade que foi a sua por bastante tempo. 
Nesta entrevista para a editora Intrínseca podemos conhecê-lo um pouco mais, assim como suas propostas de escrita. 

Pretendo ler muito em breve sua obra "Fantasma" que já está no meu kindle só esperando eu consegui organizar a minha vida adulta. 
E vocês? Já concluíram a primeira leitura de 2021?!
Contem pra gente qual foi!
Queremos muito acompanhar vocês por mais esse ano que esperamos que seja repleto de literatura!

Até mais! 

Leiam!

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários