Doramaniacos #7 - Sen Çal Kapimi (A Turquia ganhou de vez meu coração!)

Olá, amados de plantão! Eis que em rompante apareço em sua telinha para resgatar do limbo uma de minhas colunas queridinhas, que tal se permitir conhecer um novo universo? 

Para quem já acompanha o blog, por certo sabe que, além de louca por romances de época, também sou muito fã de novelas/séries asiáticas que carinhosa e genericamente chamamos de doramas. 

Novelas estas que abrangem países como China, Coreia do Sul, Japão, Taiwan e Tailândia. Acontece que muito recentemente minha amiga Aline Miguel achou de me viciar em conteúdos de um outro país, chamado Turquia. Um meio termo entre o leste da Europa e oeste da Ásia, e uma nação muito engajada em dramaturgias também.

O que minha amiga não sabia era que sou uma dessas pessoas que viciam em algo muito rapidamente, então hoje eu tirei o dia para tentar convencer vocês, por meio de 4 bons motivos, a dar uma chance a este universo novo, culturalmente rico, icônico, dramático e com muito amor para dar. Escolhi especialmente uma das series que estou assistindo e amando muito no momento e ela se chama: Sem Çal Kapimi (You Knock On My Door). 

Vamos lá?

1 - É uma dessas comédias românticas clichês que amamos!

Eda Yilds (Hande Erçel) é uma moça simples que precisou largar a faculdade que tanto amava e se destacava porque não conseguiu pagar os custos do curso e misteriosamente sua bolsa de estudos foi cancelada sem motivos aparentes. A meta de vida dela passou de ser uma grande profissional para então conseguir se vingar do riquinho mimado que cancelou sua bolsa. 

Certa manhã, Eda descobre que naquele mesmo dia vai acontecer a formatura de suas amigas na faculdade, e que além disso o dito riquinho vai dar uma palestra motivacional sobre carreiras. Então eis que surge a oportunidade perfeita de Eda falar tudo que está entalado na garganta para o cara que destruiu seus sonhos de uma carreira brilhante. 

Nem preciso tentar descrever a magnitude do que ela fez, pois vale ressaltar aqui que além de muito inteligente ela é muito impulsiva e tem língua afiadíssima. Então após seu espetáculo no auditório, ela sai vagando pela universidade pensando em tudo que não vai conseguir construir e acaba depois de um tempo indo parar no estacionamento onde encontra o carro de ninguém menos que Serkan Bolat (Kerem Bursin), vulgo riquinho mimado.

Calma que ela não deu PT no carro dele, mas o que não sabia era que ele estava lá dentro enquanto ela estava, de certa forma... vandalizando o carro. Aí eles começam a ter uma DR no estacionamento pois ele insiste em entender de onde vem tanta raiva se ele não fez nada. E nessa brincadeira a Eda acha uma algema e do nada prende eles dois. Detalhe: eles não tinham a chave da algema e ele estava atrasado para uma reunião muito importante, então o que acontece? Eles vão juntos para a reunião e para disfarçar as algemas eles fingem serem noivos.

2 - A química entre o Robô e a Rosa é inenarrável!

Depois de muita confusão Eda e Serkan conseguiram se soltar... mas se a treta acabasse aí, não teríamos história, não é mesmo? Acontece que o cliente que viu eles como casal quer que Eda faça parte do projeto, e isso acaba dando uma ideia ao Sarkan. 

Afinal de contas ele voltou de uma longa viagem para descobrir que sua ex-namorada de muito tempo está noiva de um cara que ele não suporta, então após descobrir o que aconteceu com a bolsa de estudos de Eda, ele oferece pagar os estudos dela na Itália como ela sempre sonhou desde que ela passe algum tempo fingindo ser sua noiva, e lhe ajudando a fazer com que Selin e Ferit (os noivos de verdade da história) rompam o noivado para que Selin volte para Sarkan. 

Eda pensa muito mas acaba decidindo aceitar a proposta de Serkan, já disse que ela é impulsiva?, então eles redigem um contrato muito louco e seguem com a trama, só que eles são muito opostos: ele é um robô, nas palavras dela, e ela é uma rosa selvagem na vida super organizada dele. Um é muito certinho e a outra é muito livre. E juntos eles aprontam muitas coisas hilárias. Mas nem preciso dizer que a brincadeira uma hora acaba tomando a forma muito parecida com uma possível verdade, então os conflitos entre eles começam a ser mais frequentes porque nenhum dos dois consegue nomear os sentimentos que os rodeiam.

3 - Os vilões?

Gente, é sério!

Qual a necessidade de colocar um cara TÃO LINDO DESSES pra gente ter que odiar no final da história porque ele tá atrapalhando o desenvolvimento do casal que a gente tanto shippa?

Esse moço lindinho aí é o Ismail Ege Sasmaz, que interpreta o papel de Kan Karadang, o primeiro vilão da trama. Ele e Sarkan Bolat foram criados juntos, com Selin, e as famílias sempre foram muito próximas em tudo e até certo ponto prosperavam juntas. Alguma coisa aconteceu no passado que o pai de Kan Karadang aprontou e as famílias de Sarkan e Selin viraram as costas.

Nem preciso dizer que o lindinho cresceu, e muito bem diga-se de passagem, e construiu com suas conexões e muito trabalho um império em arquitetura e urbanismo para rivalizar com a empresa de Sarkan. E fora do mundo do trabalho ele sempre está à espreita de tudo que acontece na vida pessoal de Sarkan para dar um jeito de atrapalhar, e com a notícia do noivado de Eda e Sarkan, ele pintou e bordou. Uma das piores brigas do casal foi por culpa do lindinho aí.

E a história da Eda e Sarkan vai rolando cada vez mais engraçada, e quem surge para arrancar mais suspiros meus? O ator Ali Ersan Duru, que interpretará um novo parceiro de trabalho de Sarkan, um arquiteto italiano muito famoso e de quem Eda é muito fã.

A série ainda está em andamento e o lindinho aí ainda não apareceu nos episódios para que eu possa ter certeza de que ele vai ser mesmo um vilão. Coloquei ele aqui porque a certeza que tenho é de que de alguma forma ele vai tentar melar o romance do casal lindo!

Mas a dúvida ainda persiste do porque esses produtores acharem de colocar um cara tão lindo para no fim das contas eu ficar em um mix de amor e ódio por ele... mas enfim... se ele acabar só ele sempre vai ter um lugarzinho aqui em casa! kkk

4 - Trilha Sonora!



Esse item dispensa maiores apresentações porque essas duas músicas estão marcadas em mim.

Resumo da "ópera"!

Todas as quartas sou um pouco mais feliz por ter os novos episódios dessa novelinha hilária e tão a nossa cara. E quando penso que não tem como ficar melhor os produtores e diretores vão lá e me mostram o quanto ainda posso ser bem trouxa. Fora o enredo típico das comédias românticas que amamos tanto nos livros, quanto nos filmes, a novela tem imagens belíssimas de Istambul e algumas outras cidades da Turquia. 

Como não somos habituados a assistir novelas turcas, o idioma pode ser um pouco estranho aos ouvidos de início, mas a boa notícia é que tem um canal no telegram que está legendando os episódios, em um tempo demasiadamente rápido, para a língua portuguesa, e sempre tem um jeitinho de colocar alguns comentários no meio da legenda que são muito nossos próprios sentimentos a cada novo ato. Procurem o instagram "Só + Um Episódio" e lá eles tem várias opções de novelas turcas.

Então, espero que vocês tenham gostado do post e que se permitam vivenciar um pouco da cultura Turca através dessa dica incrível. Se você já assiste: me conta o que achou! E se você correu lá para assistir o primeiro episódio e não abandonou mais até se atualizar com os episódios... corre aqui para me contar o que achou também? Manas e manos vamos conversar sobre as risadas gostosas que a novela nos fornece!

Fica a dica e até o próximo post!

Beijos.

Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários