Eu Li: Contos de Olívia Pilar

Olá, leitores!

Esses dias tem sido difíceis de diversos ângulos. Além da pandemia mundial que estamos passando e que tem mudado a vida de todos, também temos sido testemunhas de atos fascistas e racistas diariamente. 
Claro que não é e hoje. 
Tem virado rotina e precisamos radicalizar tais atos. 
A literatura é uma forma de resistência que tem levantado diversas vozes, entre elas, vozes negras. 
E é nessa perspectiva de dar potencia à vozes que precisam ser ouvidas que quero indicar contos de uma autora brasileira de Minas Gerais, negras e maravilhosa: Olívia Pilar. 

Fonte: Olivia Pilar via twitter 

Antes de falar sobre os contos, vamos conhecer um pouco da autora:

Olívia Pilar é formada em jornalismo pela PUC-MG mas sua história com a escrita começou com fanfics. 
Tem pós-graduação em marketing digital, também pela PUC-MG, e atualmente é mestranda em Comunicação Social pela UFMG. 
Além disso, será comum encontrá-la falando sobre a importância da representatividade a mulher negra na mídia. 
É autora dos contos "Tempo ao tempo", "Dia de domingo", "Pétala" e "Entre estantes". Também tem contos em coletâneas como "Formas reais de amar", "Flores ao Mar", "Todo mundo tem uma primeira vez", "Qualquer clichê de amor" e "Confetes e serpentinas: uma coletânea de carnaval". 

Nesta semana fiz uma maratona dos contos solos de Olivia Pilar e são de um amor sem limites. 
São histórias sáficas e isso significa que são protagonistas lésbicas ou bissexuais e todas negras. 
É uma peso importante para suas obras pois são histórias de amor repleta de representatividade. 
Já como são histórias curtas e não quero cair na armadilha do spoiler, vou postar cada livro com sua sinopse com uma pequena consideração pessoal. 
Espero que vocês aproveitem a indicação para conhecer a autora. 


"Isabel quer provar para todos que pode ser boa no curso que escolheu. Mas o que ela não imaginava ao ir buscar um livro na biblioteca da faculdade é que, antes de provar qualquer coisa, ela precisa conhecer a si mesma."

Esse foi o primeiro conto publicado de Olívia Pilar e já demonstra o poder que a autora tem com as palavras. Como supracitado, é uma história curta mas repleta de delicadeza com as descobertas que a protagonista irá fazer junto conosco, os leitores. Acredito que essa capa seja antiga mas a capa que está sendo comercializada em ebook está acima, no banner no incio do post. 



2. Pétala 

"O que parecia ser apenas mais um encontro casual, em um café de uma esquina movimentada, acaba sendo uma conversa que pode mudar tudo. Bruna precisa organizar o que sente e pensa, ficando de frente à pessoa que mais causa sentimentos confusos em seu coração."

Esse conto é um pouco maior que os demais e fala um pouco sobre a trajetória do relacionamento de Bruna e Pétala. 
Uma história bonita com alguns autos e baixos (quem nunca?) que traz uma dúvida ao leitor a primeira vista. Afinal, o que Bruna pretende com essa conversa com Pétala? Adorável. 



"Era apenas um domingo comum. Rita só queria colocar seus pensamentos e sentimentos em dia. Quem diria que aquele banco da praça testemunharia tanto amor e descobertas?" 

"Dia de domingo" vai abordar o florescer do amor entre duas garotas que inciou com um livro e uma linda risada em uma praça. 
Um conto repleto de ternura misturada com a emoção da descoberta. 
Adorei. 




"'— Você vai estar ao meu lado depois? […]
— Sempre.'
Carolina e Elisa não poderiam ser mais diferentes. Unidas por uma forte amizade, juntas formam o equilíbrio perfeito. Mas conforme os anos passam, elas percebem que o sentimento que nutrem uma pela outra pode ser mais forte do que imaginavam."

Meu conto favorito dessa maratona pois, apesar de curto, passou muito bem a trajetória inteira das protagonistas. Elas são amigas de infância e tem uma conexão que o conto passou perfeitamente. Amei conhecê-las. 


Além dos contos solos da Amazon, a autora Olívia Pilar também tem um conto exclusivo na Revista Jamburana nº 03. A revista é gratuita e está repleta de textos de pessoas incríveis. 
Vocês podem conferir o conto "Estaremos Juntas" AQUI.  

Bom, espero que essa postagem estimulem vocês a consumir autores diversos. 
O movimento anti-racista é importante e necessário mais uma forma concreta de colocar em prática essa prática é conhecer, consumir, contratar e divulgar autores, artistas, amigos, blogueiros (oi) negros. 

Vamos revolucionar e fazer essas vozes serem ecoadas com muita potencia! 
Até a próxima. 

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários