Experiências de Leitura: Livros marcados, sim

Olá, leitores pai d'éguas! 

Cá estamos para compartilhar mais uma experiência de leituras com vocês! 
Só quero relembrá-los que os posts aqui no blog estão sendo semanais durante esses tempos de quarentena mas estamos nos esforçando para construir mais dias de conteúdo para vocês. Enquanto isso, sugiro que sigam nos acompanhando nesse período, sobretudo nas redes sociais Instagram e twitter pois temos colocado dicas diárias de livros, e-books, novidades e muito mais!

pois venha 

Hoje vim provocá-los com uma experiência pessoal que tenho percebido que está bem difundida atualmente: as marcações em livros!
Desde o início da minha vida literária tenho essa prática. Naquela época lembro de ser bastante criticada, inclusive rss

Príncipe Mecânico

Meus livros, até hoje, são marcados a lápis, desse jeitinho aí aí acima. Também sou adepta de setas e asteriscos quando alguma parte específica me chama atenção mas a quote não são tão poética assim. 
Basicamente todos os meus livros são nesse modelo.
Vocês não fazem ideia do quanto facilita na hora de releituras ou até em momentos em que quero apenas matar saudade de alguma história.

O livro em questão, por exemplo, é um dos meus favoritos do mundo então é importante quando vejo as páginas amareladas com as minhas marcações nele.

Estranhamente, talvez lembre até uma outra obra de Cassandra Clare, cuja edição é toda marcada e comentada pelos supostos leitores. Lembram da proposta do "Códex dos caçadores de sombras"?
Nele, Jace e Simon deixam seus impressões pessoais nas páginas e é muito divertido acompanhá-los.

As vezes me pergunto se as pessoas que leem meus livros emprestados tem a mesma sensação de divertimento?!
Afinal, talvez uma quote destacada seja uma canal de curiosidade a mais para quem está lendo.
Claro que não precisa necessariamente ser um lápis. Tenho visto muitas experiências que envolvem post-it, flags ou até canetas marcadoras. 

Neste exato momento, por exemplo, uma das minhas leituras é "Grandes sertões: veredas", de Guimarães Rosa, nesta edição belíssima em capa dura. O livro é de uma amiga muito querida e está REPLETO de flags, com plus de marcações à lápis.

Infelizmente (MESMO) não consigo me dar bem com as marcações com flags ou post-its, apesar de achar lindo! O meu ritmo de leitura costuma ser rápido e quando eu pego no tranco eu vou embora! Então só de pensar em parar para colocar o post-it já me dá pressa hahahaha
Já me adaptei perfeitamente aos rabiscos à lápis, junto com todos as simbologias que só minha cabeça entende.

Não se preocupem que não pretendo fazer evangelismo de rabiscação em livro; só vim dividir com vocês essa estranha mania de leitor que adoro ter!

E vocês, também marcam os livros de vocês?
Ou tem alguma mania curiosa de leitura?
Divide com a gente!

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários