Pensando Bem... o que foi essa tal Festa Literária?

Oi, gente... como estamos?

Esperamos que estejam todos bem, e curtindo suas leituras. Aqui pelo blog nós estamos ainda nos recuperando de um pós festa! Quem nunca, não é mesmo? Acontece que não foi qualquer festa, foi uma megafesta, feita especialmente para nós, Paraenses, com nossa cara, gostos, sons e amores. Não sacou ainda do que estamos falando? Égua! Vamos já te contar tudinho de como foi essa festa do babado.

Do dia 30 de outubro ao dia 03 de novembro aconteceu na Casa das Artes em Belém (admito que esta que vos fala não conhecia tal lugar esplêndido, e olha que eu sou daqui mesmo... sendo turista em minha própria terra... aff) localizada atrás da Basílica de Nazaré e ao Lado de nosso tão tradicional, Ita Center Parque. 

Neste lugar tipicamente paraense aconteceu o encontro entre música, gastronomia, ilustrações, movimentos sociais, vozes, cidades e livros... muitos livros! Todos os gêneros e do nosso jeitinho, com muita farinha.

Mas Anne, quem organizou essa festa literária? O governo do Estado através da Fundação Cultural do Pará. Eles pesquisaram bastante dentro de vários movimentos sociais culturais, e selecionaram muitas coisas incríveis para todos os gostos. Dá só uma olhadinha no tipo de programações que rolaram por lá:
  • Oficinas;
  • Amostras e Bate-papo;
  • Instalações;
  • Festival Pororoca de histórias;
  • Espetáculo;
  • Performances;
  • Gravação de Podcast;
  • Relatos de experiências;
  • Rodas de Conversa;
  • Leitura de Cordel;
  • Roda Palavras;
  • Exposições;
  • Lançamento de livros;
  • Contação de histórias;
  • Venda de comidas típicas;
  • Shows e apresentações musicais;
  • Yoga;
  • Saraus;
  • Pixilation;
  • Clube de Leitura;
  • Musicalização e Musicoterapia;
  • Juri simulado;
  • Freestyle;
  • Concurso de novos escritores.
Dentro desta lista maravilhosa de atividades rolando durante 5 dias de eventos tivemos a oportunidade de fazer amigos, descobrir movimentos sociais e debater muitos prismas do universo literário, gastronômico e musical. Dentre as atrações, os blogs Sooda, Pausa Para Um Capítulo, A revista Digital e Podcast Super Literário e nós, Garota Pai D'égua, estivemos organizando eventos dentro da programação:

No dia 31 de outubro estivemos os três blogs juntinhos em um bate-papo épico onde falamos com uma galera muito maravilhosa sobre 'Literatura Jovem e publicações em meios digitais'. Debatemos o que seria essa tal de literatura jovem e suas variações. 

Assim como explicamos um pouco melhor como funcionam plataformas digitais de auto publicação e mesmo plataformas de arrecadação de verba para publicações, mais comum dentre quadrinhos e ilustrações.

Foi lindo de se ver e viver pois estivemos em contato com diversas pessoas e idades... e o papo rolou solto... e seguimos indicando alguns de nossos livros queridos dentro da temática.

Sextou minha gente... então dia 01 de novembro na festa tivemos a oportunidade de curtir pela primeira vez a querida Patrícia Gurjão, vulgo autora Andy Collins, colunista do blog Pausa Para um Capítulo, mediando um bate-papo refazedor com as autoras e poetisas Laura Nogueira e Dayane Ferreira.

Conversamos sobre como é ser uma autora no mercado editorial, as dificuldades de se publicar, as influências literárias marcantes, experiências em eventos literários e de onde surgirão as poesias a vida de cada uma dessas talentosas autoras. Assim como debatemos os entraves encontrados por elas neste meio editorial.

Rolou um bate-papo muito gostoso mesmo... com direito a poemas recitados e venda de livros ao termino da conversa.

No dia 03 de novembro o Pa Book Clube, clube do livro já realizado há mais ou menos 7 anos na cidade, criado e mediado por nós chegou na festa para ganhar seu espaço.

Com a temática livre neste mês de novembro, recebemos novos participantes na sala de dança da Casa das Artes. E foi muito importante para nós recebê-los e cativá-los para participarem mais vezes... e meus, mas sinceros parabéns, as famílias e familiares que estiveram presentes com seus filhos e filhas no evento... vocês são show!

No domingo, essa blogueira que vos fala acampou na Para Ler pois pela manhã tivemos o Pa Book Club, e após o almoço rolou reunião na mesma sala para debatermos o livro "Dom Casmurro" e discutirmos como Machado de Assis foi fenomenal em criar um dos dilemas mais épicos da literatura brasileira ou mundial... afinal: Capitú traiu ou não Bentinho? Agradecemos também pela presença dos queridos amigos leitores que conseguiram sentir a obra e suas nuances e compartilhar suas opiniões de modo respeitoso entre todos os presentes...

E enquanto estava rolando o papo sobre Capitú e Bentinho com o Garota Pai D'égua, as lindas do Pausa Para Um Capítulo estavam passando o filme "O ódio que você semeia" e em seguida abriram para o debate do livro/filme com os participantes.

E a festa varou a noite... com um papo cabeça entre o cartunista Gidalt Junior responsável pela obra "Castanha do Pará" e Felipe Castilho com seu novo livro "Serpentário".

Esse papo foi coordenado pelo Victor Rogério do Super Literário, que aproveitou o grande encontro para gravar material para um de seus próximos podcast, então quem não participou ainda terá a chance de curtir o podcast com esse papo. Nem preciso dizer que foi extremamente frutífero esse encontro!

Lembro de no domingo, dia 03 de novembro, ao fim do evento, todos estarmos cansados, mas com aquela sensação de dever cumprido e mais um evento literário realizado com o sucesso de conseguir atingir um público bem diversificado. 

Mais uma vez agradecemos ao convite da Fundação Cultural do Pará para participar de tamanha festa 'pai d'égua'... precisando estamos aí! E a você, meu caro amigo leitor, deixo aqui nosso agradecimento se você pôde participar dos eventos e da festa, e para você que não pôde ir, esperamos que tenha gostado do post e que na próxima edição possamos lhe encontrar por lá... então fica aqui a dica e até o próximo post! 

Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários