Eu Li: Kindred - Laços de Sangue - Octavia Butler


Título: 
Kindred - Laços de Sangue
Autora:
Octavia Butler
Editora:
Morro Branco
Ano:
2017

Adicione ao skoob


Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.
Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida... até acontecer de novo. E de novo.
Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.

Octavia Butler estava em minha lista de leituras há tempos. A chama se acendeu de verdade em um encontro do PA Book Club temático sobre mulheres negras onde dois colegas falaram sobre esta obra. Na oportunidade, li o prólogo e bastou para eu saber que essa seria uma leitura incrível. 
Dito e certo. 
Publicado em 1979, "Kindred: Laços de Sangue", é um livro que poderia muito bem ser classificado como atemporal; sobretudo em nossa atualidade.
É uma obra que vai retratar a escravidão de pessoas negras nos EUA no século XIX de uma forma nua e crua. Não há nenhum tipo de romantização no tratamento prestado aos então escravos daquela época e isso significa que é um livro dolorido para quem é sensível ao tema. 
Eu mesma me senti bastante desconfortável em vários momentos pontuais, o que nos leva a refletir a importância da literatura em certos debates que precisam ser reiterados em nosso dia-a-dia. 

No entanto, não é apenas um livro histórico. A obra é considerada, também, uma ficção científica; talvez por conta de um ponto interessante e (ainda) fantástico: a viagem no tempo. 
A protagonista Dana é uma mulher negra que vive no século XXI ao lado de seu marido (branco) onde ambos vivem como escritores. 
A narrativa nos dá um bom contexto do relacionamento de Dana e Kevin e, até então, tudo caminha com boas expectativas de futuro. 

Porém, no primeiro dia em que se mudam para a casa nova, Dana misteriosamente some e aparece alguns segundos depois em outro lado da sala. 
A confusão de Kevin só não é maior do que a de Dana pois ela vai para outro lugar e naquela inquietante circunstância, se vê em um ambiente com ares de floresta perto de um lago onde tem uma criança se afogando! 
Por instinto, Dana pula para salvá-lo e consegue. Contudo, ao invés de receber agradecimentos dos pais da criança, ela recebe uma arma apontada para seu rosto. 
Com o susto, Dana perde os sentidos e, do nada, se vê novamente em sua sala nova. 

Esse será o primeiro de muitos contatos com Rufus, um filho de fazendeiro dono de escravos. 
O tempo em seu presente passa lentamente naquele passado assustador para pessoas como Dana. 
Em cada volta ela se vê tirando Rufus de alguma enrascada que, provavelmente, o levaria à morte. 
E sempre que volta ela se depara com a cruel situação de seus iguais que são castigados de maneira vil por causa da cor de suas peles. 

"Kindred: Laços de Sangue" é uma obra interessante de várias maneiras pois apresenta uma história atrativa que desperta no leitor a curiosidade sobre qual o motivo de Dana voltar no tempo e qual é a sua relação com a vida de Rufus. Além disso, nos convida a refletir as relações de poder que envolviam senhores-e-escravos, homem-mulher, negro-branco. 
É uma história incrível com potencial de trazer debates terrivelmente atuais. 

LEIAM!!!!!!!!!


Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários