Experiências de Leituras: Spoilers, eu quero

Olá, leitores!
Quero iniciar constando que este post é totalmente pessoal. Sei que este é um assunto polêmico mas tudo que está aqui é o meu ponto de vista, tá bem? Esclarecido isso, vamos lá!
AMO SPOILERS! 
Devo estar sendo chamada de louca varrida, sem noção ou expressões do gênero neste exato momento pelos queridíssimos leitores. Mas, mas... AMO SPOILERS!

Oi, John Green

"Por que? POR QUE??? ESTRAGA TODA A HISTÓRIA!", vocês devem se perguntar. 
Bem, no meu caso, spoiler apenas me estimula a comer o livro com mais voracidade! 
Eu fico ensandecida para saber e, quando sei, quero saber mais ainda!!
Vamos ser sinceros aqui: saber o rumo do livro não me faz saber o que vai levar a narrativa, ou o personagem, a tomar tal rumo. E se me contarem "todos os detalhes", ainda assim, não vai me fazer perder a emoção de eu mesma estar passando pela situação (no caso, lendo), porque as pessoas vão me dar as perspectivas delas. Não serão os meus sentimentos, o meu ponto de vista. A questão é subjetiva, lembram? 
É fácil de entender quando constatamos que livros que amamos são odiados por algumas pessoas. 
Um livro é único para cada pessoa porque cada um encara a história baseada em sua perspectiva de vida. 
Juro que não consigo compreender quem larga o livro por ficar sabendo de alguma coisa que, em tese, não poderia saber antes da hora.
Meus amores, JÁ CANSEI DE IR LÁ NO ULTIMO CAPÍTULO PARA DAR UMA OLHADINHA PARA EVITAR UM INFARTO FULMINANTE DO CORAÇÃO! 
Me digam, não dói? Que tipo de masoquismo é este que, se o teu personagem favorito vai morrer, tu queres acompanhar passo a passo??? 
Quando sei que alguém vai morrer no livro já tento me preparar psicologicamente! E mais, já vou analisando as reais intenções dos autor. Consigo compreender melhor o que ele quer me passar. Aí posso julgar com um "ISSO NÃO TEM NEXO!" ou um "QUE AUTOR MALDITO! MAS ISSO FOI NECESSÁRIO!" e tal.
Estou fazendo sentido? 
Não? 
Ok.

Eu e a Vivian quando ela me dá um spoiler bom
O fato é que quanto mais informações sei do livro, mais ele me interessa. 
Spoiler funciona como um estimulante para mim. É imbatível. 
"E se tu souber de um final que não te agrada?" Já aconteceu. E nunca deixei de ler o livro por causa disso. Já abandonei livros por não ter rolado o clima entre nós, mas nunca por spoiler. 
A história é bem mais do que os fatos crus. Envolve sentimentos meus, como leitora, e a motivação dos personagens, o que leva às reais intenções do autor.

Agora uma conversa muito séria sobre a disponibilização dos spoilers: 
Respeito muito quem não gosta e não conto se não quiserem saber. Inclusive, nenhuma das minhas resenhas aqui no blog possui spoiler. Mas se quiser chamar no canto do privado para saber eu também quero, tá?
Respeito, como todos bem sabemos, é fundamental. Mas, assim, SE EU QUERO SABER, ME CONTA! Não se nega spoiler a quem está pedindo. É uma das maiores maldades do mundo!
"Ah, mas eu não faço porque não quero que façam comigo." A sua empatia é admirável, amiga(o). Mas podes colocá-la em prática em outros horários propícios. Se estou pedindo, eu quero saber e assumo toda e qualquer responsabilidade. Não é como se eu estive pedindo para me bater ou algo do tipo. 

Já sofri MUITO com livros que não tive como conseguir spoiler. Dentre alguns tensos: "Contos de Meigan" e "Tocada pelas sombras" me deixaram no chão frio e amargurado da dor, mas dei um sr. piti antes. Lágrimas, gritos (quem me conhece sabe que grito de verdade. Meus pais, amigos próximos e boy nem se assustam mais) ofensa aos autores, mais lágrimas, ameaças no twitter e coisas do gênero. Foi terrível. Eu realmente não estava preparada para finais assim e seria ótimo saber o que me aguardava. Enfim, não vou mais chorar pelo spoiler poupado. 
Claro que não sei o que me espera em todos os livros que leio mas, às vezes, é uma dor que eu realmente evitaria se pudesse. 

E vocês, o que acham de spoilers? Acham que acaba o tesão ou concordam comigo? Me tratem com carinho nos comentários, hein!
Plus: O assunto tratado foi sobre livros mas também não tenho problema nenhum com spoilers de filmes e séries. 
E para concluir esse post vou dar um spoiler sobre a vida: TODOS MORREM NO FINAL! 

Beijos!

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários