Eu li: Ser Clara - Janaina Rico

Título:
Ser Clara
Autora:
Janaina Rico
Editora:
Underworld
Ano:
2012

Adicione ao Skoob

Clara é uma jovem brasiliense, de 27 anos, que está envolvida com os preparativos do casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa conhece um médico rico e famoso, o homem dos sonhos de qualquer mulher. Porém, acaba se envolvendo com um colega de adolescência. Mal sabe ela os obstáculos que viverá pela frente, tais como uma sogra desesperada e até mesmo tentativas de assassinato, até que consiga decidir o que quer da vida.
Trata-se de um livro de linguagem simples e atual, que descreve o cotidiano, os sonhos e as aventuras de uma mulher vivendo entre a realização de uma vida independente e o desejo de conhecer e viver um grande amor.
Clara, Laura, João Thomas, Léo são personagens que encontramos em nosso dia a dia, no trabalho, nos bares, nas festas. Um passeio pelos desejos e sonhos do imaginário feminino.

Sempre fui super fã de chick-Lit's. Desde que conheci Helen Fielding, de O diário de Bridget Jones, e esse gênero inovador entrou na minha vida, declarei amor eterno à ele.
Então pensem na minha animação quando há anos atrás me deparei com um evento do livro "Ser Clara" em Belém!
Naquela época tinha pouco contato com chick-lits declarados nacionais (já estava na época de surtar por Carina Rissi mas ainda estava meio sozinha pois, naquele tempo, a edição de "Perdida" era da editora Baraúna e poucas pessoas a conheciam) então a perspectiva de conhecer mais uma autora e ter mais um livro autografado me deixou feliz da vida. 
A autora Janaina Rico é super auto-astral e me deixou curiosíssima pra ler sua obra. 
Muito bem, eu li e me diverti demais!

Clara é uma mulher linda, super bem resolvida e com a vida toda no lugar, ainda que de maneira simples.
Tem sua kit-net que tanto adora, seu carrinho e seu emprego de professora e pra ela está tudo bem, obrigada. Bem, com exceção que sua melhor amiga, Laura, vai casar com um homem que Clara considera um babaca. 
Mas como não está em suas mãos escolher um marido melhor para a amiga, ela ajuda com todos os preparativos do casamento; inclusive, adivinha quem é a madrinha? 
Para sua total surpresa, o padrinho de Pedro (o supracitado babaca e futuro marido de Laura) é um gato de parar o trânsito!

João Thomas parece ser totalmente o inverso de Pedro. Bem, quer dizer, quase; ele é super rico também.
Depois de um affair (vulgo amassos-bem-dados) com o padrinho gostoso, Clara fica nas nuvens. 
Está decidido! João Thomas é o amor da vida de Clara... até que ela reencontra Léo, um colega dos tempos de escola que Clara descobriu ser apaixonado por ela desde sempre.
Ela se sente protegida com João Thomas mas as afinidades com Léo são inegáveis, e depois de tantos anos, ela se vê atraída por ele. 
Sem falar nos dramas que os dois a envolvem e outros que, honestamente, só nós mulheres podemos entender.

Na verdade, o enredo de Janaína Rico é rico (ai, não resisti o trocadilho) de temas super importantes na atualidade.
O conflito social e interno da mulher de ser dependente do marido ou não, infidelidade conjugal, distúrbios alimentares e afins... "Ser Clara" é um livro que aborda de maneira direta e cômica questões que não estão tão distante da nossa realidade. 

"Ser Clara" é um livro divertido, com uma narrativa simples e super gostoso de ler. 
Sem falar que ele é lindo! A capa é bem ousada e condiz muito com o jeitão de Clara, e as bordas das páginas são estampadas; foi uma edição bem caprichada. 
Não sei informar se a edição da editora Underworld ainda está disponível, porém, passeando pelo skoob, já encontrei pelo menos umas 4 capas diferentes. 

Janaina Rico tem diversos livros atualmente e segue firme e forte no mercado editorial, tanto que administra a Rico Editora. 
Muito em breve espero trazer mais dessa autora para vocês.
Espero que tenham curtido a dica e até a próxima! 


vem


Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários