Pensando Bem - Minirretrospectiva das Bruxas em séries de tv!

Olá bookaholics e cinéfilos de plantão! De antemão estou já avisando que nesta semana a bruxa está solta no blog... mas não só a bruxa. Vampiros, zumbis e monstros vão passar na sua telinha com postagens especiais para a semana mais trevosinha do ano. Afinal, é Halloween!

Uma das coisas que podemos dizer que aprendemos na cultura pop televisa é: "Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem... existem". Bom, sei que muitos já ouviram essa frase em um dos programas mais filosóficos de todos os tempos, "Chapolin Colorado", e não tenho como garantir que a frase seja uma citação de outro autor... mas no todo, agradecemos ao jargão cabível aqui pois é são com elas, as bruxas, que nossa semana começa.

Para algumas pessoas bruxas são só folclore de algumas nações. Para outras pessoas elas são bem reais... e há aqueles nossos amigos que seguem fielmente toda a riqueza das tradições das Wiccas. Porém no dia de hoje trouxemos 4 dicas marotas de 5 bruxinhas que roubaram ou ainda roubam a cena em séries de Tv. Vamos as dicas?

1 - A FEITICEIRA:

Alguns de vocês talvez não conheçam mais entre os anos de 1964 a 1972 havia uma série de Tv chamada a Feiticeira ou Casei com uma Feiticeira... que retratava as vivências domesticas de uma mulher bela, do lar mais não tão recatada assim. O programa tem muito dessa pegada domestica americana condizente com o período. Tive a oportunidade de assistir alguns episódios da série e admito que adorava ver Samantha dar uma "torcidinha" no nariz para resolver seus problemas diários enquanto seu atrapalhado marido James vivia uma vida como um publicitário muito azarado. Em 2005 a série que arrancava frouxos de risos nos anos 60/70 ganhou uma adaptação para o cinema onde Samantha foi interpretada pela diva encantada Nicole Kidman.

2 - SABRINA - APRENDIZ DE FEITICEIRA:

Em setembro de 1996 foi lançado o episódio piloto da série "Sabrina: aprendiz de feiticeira" ou "Sabrina a bruxa adolescente" em que narrava as aventuras de uma garota chamada Sabrina Spellman que vinha de uma linhagem antiga de bruxas e tinha que lidar com seus poderes sem chamar a atenção dos demais mortais e seres de outras castas assim digamos. 

Mas o que as pessoas pouco sabem é que na verdade Sabrina Spellman já foi coadjuvante em uma série de quadrinhos chamada "Turma do Archie"... ela era considerada a bruxa que morava em uma das cidades vizinhas de Riverdale. Com o decorrer do progresso do selo e pensando em expandir para outros lados... Sabrina passa a encabeçar uma nova série de quadrinhos chamada "The Chilling Adventures of Sabrina" que não é muito parecida com a série fofa de tv dos anos 90, até porque os HQ´s foram lançados em 2015, apesar de ser ambientado em 1966...e esse ano não foi escolhido aleatoriamente... bem muitos detalhes ocultos nas escolhas de detalhes da HQ.

E neste ano, mas precisamente dia 26/10/2018, a linda da Netflix lançou a série de 10 episódios chamada "O mundo Sombrio de Sabrina" na tentativa de contar a história mais fielmente aos quadrinhos. E pelo pouco que assisti e li dos quadrinhos.... parece que a Netflix tenha conseguido. A série atual em nada lembra a dos anos 90, a não ser pelos nomes dos personagens, e há quem diga que ainda vai rolar um crossover com a série Riverdale.

3 - CHARMED:

Vocês não têm noção o quanto eu amava essa série e pirava com a música de abertura, que por sinal estou ouvindo ao escrever essa parte do post, porque essa série é uma das minhas queridinhas. Foi lançada em 1998 e foi até 2005 como total de nada menos que oito temporadas que contavam como as irmãs Halliwell, Prudence, Phoebe e Pipper, aprenderam sobre seus poderes e passaram a conviver como mundo sombrio acoplado a eles.

Inicialmente eram apenas três irmãs, mas com o desenrolar da história acabou aparecendo uma quarta irmã. Cada uma delas tinha uma personalidade muito diferente da outra, mas tinham em comum o sentido de proteção da família a todo custo. Uma série digna de ships arrebatadores!

Essas meninas penaram muito até conseguirem certa tranquilidade sobre seus poderes, pois enquanto uma super amava ter poderes outra entrava em estado profundo de negação e alguém tentava intermediar a guerra que a casa delas na cidade de São Francisco se tornava. Junte a isso que a casa delas era situada na cidade onde tinha um certo portal para o mundo inferior, então era meio que comum demônios batendo, ou não , na porta delas para tentar roubar os poderes delas e de quebra mata-las.

Nos bastidores de série também teve tretas diabólicas, basta você dar uma leve cutucada no Sr. Google que você vai descobrir do que estamos falando. E falando em tretas... alguns dos fãs mais fieis a série dos anos 90 não se sentiram muito bem em saber que este ano estaria sendo lançado uma nova versão da série... que desta vez estaria com bruxas meio que adolescentes ou jovens adultas. Aí eu deixo a critério de cada fã.

4 - A DISCOVERY OF A WITCHES:

Essa dica aqui eu dedico a minha amiga Frini Georgakopoulos que foi a responsável direta pelo meu vício atual, no qual sou eternamente grata. "A discovery of witches" é uma série de 8 episódios lançado este ao e que tem tirado o meu sossego nas noites de sexta-feira.

A série conta a história de Diana Bishop, uma incrível historiadora que ama estudar sobre alquimia. Ela atualmente se encontra em Oxford para dar uma palestra e acaba recebendo alguns convites interessantes, tais como a possibilidade de se tornar uma professora permanecente da universidade. Assim como foi convidada a se tornar mais intima do Coven de bruxas da cidade. Acontece que Diana tem plena consciência que é uma bruxa e tem poderes, mas escolheu não se ligar a este mundo desde que seus pais foram brutalmente assassinados por isso.

Acontece que a linhagem de Diana esconde um grande segredo e que nem mesmo ela sabe o que é... mas seu corpo parece reagir de formar diferentes das outras bruxas. Junte isso ao fato dela ter conseguido pegar um livro que está perdido a milhões de anos e que seu conteúdo pode ser capas tanto de salvar da extinção os vampiros que não conseguem mais "transformar" mais ninguém, como pode extinguir eles de uma vez por todas. O que colocou muita gente contra ela... ou caçando ela. Mas Diana não está sozinha contra todos os grupos de seres do submundo... ela passa a ter a seu lado o mais que gostoso Mathew... um vampiro formidável que já vive na terra a mais de 1500 anos.

Infelizmente tenho a sensação de que muita gente não está ciente da execução da série... e menos ainda de que ela é baseada em uma trilogia de livros. Então por favor... dê uma chance desse crush invadir seu coração e me mente e enfeitiçar você de vez!

Então como diria a diva maior Nina Simone... "I put a spell on you" (eu coloquei um feitiço em você) e agora você vai ter que dar uma chance a essas bruxinhas queridas de invadirem o seu Halloween... de preferência em forma de maratonas regadas a muita pipoca e brigadeiros de panela. Afinal, nem só de filme trash vive um fã de Halloween.

Espero que vocês tenham gostado do post e até o próximo!


Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários