[Listopia] Autores Escoceses na literatura!

Olá meus queridos bookaholics de plantão. Excepcionalmente esta semana temática está começando na quarta-feira pois até nós precisamos recuperar o ânimo sobre as atuais circunstancias que estamos vivenciando na vida, né?

Mas estamos aqui para anunciar a volta das atividades normais do blog e para dizer que o post de hoje está de tirar o folego pois vamos direto para as terras congelantes da Escócia para mostrar para vocês que nem só de kilts vivem os escoceses. Temos muitos talentos na literatura vindos de lá que estamos passando batidos. Então pensando neles vamos hoje descobrir quem são alguns dos nossos autores conhecidos que são da Escócia e nem sabíamos disso. Assim como trouxemos algumas dicas matreiras para você entrar no clima. Vamos aos indicados:


1 - ROBERT LOUIS STEVENSON:

Gente, estou começando a lista de forma bem leve para você ir digerindo graciosamente. Afinal, já deves conhecer esse autor com nome tão proeminente... se não por nome, mas por obras, afinal ele é um dos autores considerados clássicos na literatura mundial. Quem nunca ouviu falar desses livros: "A ilha do tesouro" e "O médico e o monstro"?

Pois é, o o que talvez passe batido é que o nosso querido autor nasceu na Escócia!

2 - IRVINE WILSON:

Nem só de kilts de tecido xadrez vive um homem, afinal, temos aí ao lado Ewan McGregor de kilt feito de saco de grãos para te provar que é possível.

A cena ao lado é de um filme britânico chamado "Trainspotting" lançado em 1996 que conta a desventura de um grupo de amigos tentando superar muitas coisas na vida, dentre estes o desemprego, relacionamentos difíceis (ou ausência deles) e drogas. Tudo isso rolando na Escócia!

Mas o que você talvez não saiba é que esse filme é baseado em um livro de mesmo nome do autor Irvine Wilson lançado em 1993 e o nome do livro/filme é uma gíria utilizada para sinalizar "perda de tempo". 

3 - SIR JAMES  MATHEUS BARRIE:

A mente criativa, fantástica e que nunca envelhecerá pois foi imortalizada jovem em um livro chamado "Peter Pan" também tem em suas raízes a poderosa cultura e tradição escocesa.

4 - SIR ARTHUR CONAN DOYLE:

Amores, eis que me deparo com a informação depois de pesquisar e meus olhos arderem de tanto encarar a tela, de que este lorde, na verdade, nasceu na Escócia. E uma coisa que ressalto aqui é que além de ter criado o detetive mais sagaz, louco e resolutivo da literatura, Sir Arthur também é capaz de escrever contos de vampiro muito magnéticos. Li o conto dele no livro "Herdeiros de Drácula" lançado pela Harper Collins (tem resenha do livro aqui no blog) e fiquei dias "digerindo" o conto, e depois queria viciar o mundo nesse com ele. 

5 - JOHN BARROWAN:

Você sabia que o ator que interpreta o "Arqueiro Negro" na série Arrow de Tv inspirado nos quadrinhos do Arqueiro Verde possui dupla cidadania e uma delas é a Escocesa? E que além de ser ator, apresentador e dançarino ele também é autor?

Quer mais? Então toma: além de escrever suas duas autobriografias, ele, com a ajuda de sua irmã, criou um quadrinho chamado "Torchwood: Captain Jack and the Selkie"... e além disso é autor dos livros "Hallow Earth" e sua sequência "Bone Quill". Que tal? E ainda tem planos para criar um quadrinho que conte a história de Malcom Merlim um dos vilões da série de tv.

6 - MARK MILLAR:

E já que demos essa voltinha pelo mundo dos quadrinhos, você que é fã de quadrinhos tais como "Kick Ass" e "Kingsman" sabia o escritor por trás da história é escocês?

E que também está por trás de obras como:

  • Wanted
  • O legado de Júpiter
  • Nemesis
  • Superior
  • E outras tantas!

Provavelmente se você é fã de quadrinhos deve está achando que não estou dizendo nada demais... tudo bem! Só estou tentando de alguma forma contagiar ainda mais pessoas para este universo fascinante!

Ufa, acho que por hoje terminamos!

Sei que tem ainda muitos outros autores que mereciam estar neste post para representar sua pátria, porém não temos como fazer um post quilométrico sobre o assunto. A proposta aqui é deixar você, leitor, com gostinho de quero mais... e que mergulhe em busca do assunto levando em consideração suas preferências de leitura.

Vai que você já lê algum autor escocês e nem sabia? É sempre bom conhecer um pouquinho mais da história por trás da mente da pessoa que te presenteou com algum livro que você ama. Não é? Esperamos que tenham gostado do post!
Fica a dica!



Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários