Eu Li: A cabeça na cama - Filipe Nassar Larêdo + Convite de lançamento

Título: 
A cabeça na cama
Autor:
Filipe Nassar Larêdo
Editora:
Empíreo
Ano:
2018


Adicione ao Skoob


Romance com pitadas de nonsense e narrativa neofantástica. A trama se constrói em torno da vida de Tomás, rico gerente em uma empresa de investimentos financeiros que vê sua vida entrar em colapso ao receber a notícia de que uma cabeça surgiu na cama de seu quarto. A partir daí, a história aproxima o realismo ao inverossímil e ao lado grotesco e cruel da condição humana. A obra tem referências que vão desde as principais tragédias gregas, de Sófocles e Eurípedes, até Franz Kafka, Adolfo Bioy Casares e Jorge Luis Borges.


"A cabeça na cama" é primeiro livro publicado do autor paraense Filipe Larêdo e que estréia arrebatadora! Minha experiência com a obra foi das melhores pois a conclui em 2 horinhas; assim que comecei a leitura só pude parar no final. 

O conhecemos em um momento de desgaste onde ele compartilha a história de sua vida com um homem chamado Alfredo. Nesse momento é impossível saber que circunstâncias os uniram, o fato é que Alfredo parece escrever a história a ser narrada, aparentemente descobrindo os mistérios de Tomás em companhia de nós, leitores. 

Tomás era um homem rico. E enriqueceu com muito suor e lágrimas, mas de outras pessoas. Em seu trabalho no banco, ele se profissionalizou em ludibriar clientes visando sempre seu lucro. Algo necessário se levarmos em consideração o padrão de vida que sua família levava.  Sua esposa Elisa era uma dondoca de primeira que gasta bastante e seus filhos, duas crianças, merecem tudo do bom e do melhor. Para dar conta do bem estar familiar, Tomás trabalhava muito mais do que as leis trabalhistas indicam e não tirava férias há 2 anos. 
No entanto, a ausência deixa marcas e isso refletia em seu casamento frígido e em seus filhos com laços frágeis de convivência. 
Foi com isso em mente que Tomás se organizou para, enfim, tirar suas férias. A família ficou em festa e até o clima mais ameno. 

Nosso protagonista, no entanto, nos apresenta reflexões de cunho conformistas ao narrar sua rotina, suas relações, sua vida. Do que adianta uma viagem de um mês se depois terá que voltar ao seu dia-a-dia de trabalho, olhares não cruzados com a esposa e pequenos espaços de tempo insuficiente com os filhos?
Aos poucos, Tomás vai nos dando pistas de sua realidade de pobre homem rico e o leitor se vê cercado das inquietações rotineiras do protagonista.

Chegou o dia da viagem e a família parte para a diversão. No entanto, uma ligação de seu pai, há menos de 24 horas de sua saída, traz um novo proposito à vida de Tomás.
Uma cabeça em sua cama.
Uma cabeça viva, de olhar atento e com uma comunicação incomum que aparentemente espera por Tomás. E ele vai até as últimas consequências para entender o significado das mensagens dessa cabeça na cama.
Durante a narrativa da experiência de Tomás com a cabeça, ele vai resgatar situações interessantes sobre suas relações pessoais e nos apresentará melhor certos personagens relevantes para a história, como sua esposa Elisa, seus filhos, Simão e Sarah, seus pais e, claro, Alfredo.
É, definitivamente, uma história que desperta uma curiosidade genuína e nos guarda fatos surpreendentes.

"A cabeça na cama" é um livro instigante que promove uma leitura acelerada e nos desafia a todo momento a questionar a realidade ou a sanidade de nosso protagonista.
Filipe Larêdo tem uma narrativa sedutora e de fácil acesso; tanto que o terminei em tempo record.
O trabalho da editora Empíreo segue impecável. A obra é em capa dura com uma ótima diagramação e com um papel de ótima qualidade. 

Um livro que vale a pena conhecer e os leitores de Belém terão a oportunidade perfeita! 
Hoje, dia 13 de setembro, será realizado o lançamento da obra, junto a sessão de autógrafos.
E o mais especial: junto com o evento de "A cabeça na cama" será realizado o relançamento de "Cabaré dos bandidos" do autor Salomão Larêdo (que é pai de Filipe!). 
Isso significa que teremos festa em dose dupla! 




SERVIÇO:
Lançamento de "A cabeça na cama" e "Cabaré dos bandidos"
Data: 13 de setembro de 2018
Local: FOX, Dr. Moraes, 584
Horário: A partir das 17h. 

 Eu marcarei presença e, claro, vou aguardar todos vocês!
Até a próxima, leitores!


Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários