Nerdice Pai D'égua #23 - 25 anos de Power Rangers: O Início

Mano... é muito ranger...
Então... lembra quando você ficava na frente da televisão logo após o almoço para assistir o mais recente episódio de Power Rangers? Sim, ISSO JÁ FAZ 25 ANOS!!!. Ou melhor, 23, já que os heróis coloridos só apareceram nas TV's abertas tupiniquins em 1995. De lá para cá, tivemos 25 temporadas e um vai e volta de direitos da franquia que, apesar de tudo, continua firme e forte e com novas temporadas planejadas, além de um possível novo filme. Então prepare seu megazord e não esqueça de fazer a melhor pose na hora das explosões!



Muita gente até hoje não sabe, mas Power Rangers é um derivado de uma série japonesa ainda mais antiga, o Super Sentai. A primeira temporada de Super Sentais foi lançada em 1975, ou seja, esse ano está sendo exibida a 42ª temporada. Ocorre que várias desses temporadas até foram exibidas no ocidente. Quem lembra do Esquadrão Relâmpago Changeman?


Ou do Comando Estelar Flashman?

Mas eis que surge nessa história o Haim Saban, bilionário Egípcio que já trabalhava há algum tempo com "adaptações" de tokusatsus e que, em contato com a Toei Company, acabou conhecendo um tal de Zyu Ranger, o Sentai exibido no ano de 1992 e que tinha a temática de dinossauros. Como naquela mesma época chegara no cinema um tal de Jurassic Park, dinos eram febre e tudo sobre o assunto vendia que nem água. Então, Saban resolveu que ZyuRanger seria o piloto da sua nova série (ele até tentou fazer isso com uma outra temporada de Sentais, o Jetman) que misturaria as cenas de lutas com uniformes e as batalhas com robôs gigantes com cenas gravadas com um elenco completamente americano, substituindo o elenco japonês.

Kyōryū Sentai Zyuranger

Nascia Mighty Morphin Power Rangers. Quem tentar assistir os episódios hoje em dia (aliás todas as temporadas estão no Netflix) vai perceber que a edição de cada episódio era um tanto bizarra. Cada episódio do Sentai virava um quebra cabeça com cenas dos atores americanos intercaladas com as cenas de luta japonesas. Em alguns episódios é possível perceber, inclusive, que em nenhum momento a vilã Rita Repulsa contracenava com os heróis na versão americana. Ela só aparecia se eles já estivessem "morfados".

Mighty Morphin Power Rangers: Jason, Billy, Zack, Trini, Kimberly e Tommy fizeram a primeira equipe de Power Rangers
Junte a isso mais algumas bizarrices tipo:
- A película de gravação das cenas americanas era uma e da japonesa era outra, ou seja, é muito gritante a diferença de qualidade da gravação e você percebia toda vez que as cenas eram trocadas;
- Vários golpes sendo dados num canto da tela e recebidos em outro;
- No original japonês, o ranger amarelo era um homem e no americano uma mulher, a Trini. Toda vez que ela morfava, seu corpo mudava bizarramente;
- A fantasia de Tommy (o ranger verde) era bizarramente mal feita. Ocorre que a Toei não disponibilizou a tempo a fantasia original do ranger verde e os americanos acabaram criando uma versão alternativa. Acaba que em algumas cenas (as japonesas) Tommy aparecia com a fantasia muito bem acabada e em outras (nas cenas americanas) aparecia com algo que parecia saído do carnaval do Rio de Janeiro.

A esquerda a fantasia original do Zyu Green, a direita a fantasia carnavalesca de Tommy Oliver
Mas, apesar disso tudo, Power Rangers foi um sucesso absoluto. Haim Sabam lucrou absurdamente com a franquia que, depois de 9 temporadas foi vendida para a Disney. Vários anos depois Saban compraria os direitos da franquia novamente e esse ano houve uma nova troca de donos, sendo a nova controladora dos direito a Hasbro.

Haim Saban rindo após saber quanto lucrou com Power Rangers
Assim, as atuais 25 temporadas já exibidas e as vindouras foram divididas em 5 eras:
Era Zordon: De Mighty Morphin Power Rangers e Power Rangers no Espaço
Era Pós-Zordon: De Power Rangers na Galáxia Perdida a Power Rangers: Força Animal
Era Disney: De Power Rangers:Tempestade Ninja a Power Rangers: RPM
Era Neo Saban: De Power Rangers Samurai a Power Rangers Super Ninja Steel
Era Hasbro: A partir de Power Rangers: Beast Morphers (que começa a ser exibido no ano que vem)

E nos próximos Nerdices Pai D'égua vamos discutir cada um dessas eras detalhando curiosidades e coisas interessantes.

E aí, curtiram? Na próxima coluna vamos começar a falar da Era Zordon e do início de uma das franquia mais malucas e divertidas já criadas. Não percam!

Gerente de projeto, editor de video, de áudio, podcaster, escritor (sem nada publicado) e cozinheiro quando dá tempo.

Recomendado Para Você

Comentários