Eu Li: Coragem - Rose McGowan

Título:
Coragem
Autora:
Rose McGowan
Editora:
HarperCollins

Adicione ao Skoob

ROSE McGOWAN nasceu em um culto e o trocou por outro, mais visível: Hollywood. Rose McGowan se tornou uma das atrizes mais desejadas de Hollywood da noite para o dia quando foi "descoberta" nas ruas de Los Angeles. O estrelato logo se tornou um pesadelo de exposição constante e sexualização. Todos os detalhes de sua vida pessoal se tornaram públicos, e as realidades de uma indústria inerentemente machista emergiam a cada roteiro, papel, aparição pública e capa de revista.Hollywood esperava que Rose ficasse quieta e cooperasse. Em vez disso, ela se rebelou e impôs sua verdadeira identidade e voz.
Ela reemergiu sem roteiros nem desculpas, corajosa, controversa e sempre verdadeira. Liderando o movimento de denúncias de assédio sexual na indústria de entretenimento ao expor os crimes de Harvey Weinstein, Rose é hoje um dos rostos do movimento feminista e não hesita ao disparar verdades inconvenientes e exigir mudanças.CORAGEM é seu livro de memórias em forma de manifesto - um relato sem censura nem piedade da ascensão de um ícone millennial, uma ativista sem medo e uma força de mudança imparável determinada a expor a verdade sobre a indústria do entretenimento, trazer à luz uma indústria multibilionária construída sobre a misoginia sistêmica e empoderar pessoas ao redor do mundo a acordarem e terem CORAGEM. 

A autora da obra, Rose McGowan, é conhecida majoritariamente por sua trajetória como atriz. Ela atuou em várias produções, onde destaco o filme "Pânico" e da série "Charmed", que passava nos anos 90 e a obra "Coragem" é seu grito de liberdade. Publicada recentemente pela HarperCollins Brasil, essa auto-bibliografia veio para romper com toda imagem ilusória que Hollywood inspira, afinal, ela esteve lá. 

A atriz foi uma das primeiras a denunciar os assédios e violências vivenciados pelas mulheres na industria e vai fundo ao falar sobre suas experiências pessoais; Vocês devem recordar que em 2017 houveram diversos relatos e com o surgimento do movimento #MeToo também aconteceram várias manifestações em eventos importantíssimos. Assim, fomos estimulados a conhecer essas histórias e, sobretudo, a falar sobre elas. É um debate relevante que precisamos seguir discutindo e Rose McGowan nos provoca de forma brutal.

Em "Coragem", ela compartilha sua vida com nós, leitores, desde sua infância na Itália, junto a uma seita que seus pais faziam parte, perpassando por sua adolescência e seus sérios conflitos familiares até chegar em Hollywood e em sua prisão dourada. É uma narrativa direta que, claramente, não tem a pretensão de ser gentil. Ela conversa diretamente com o leitor e, sobretudo, com nós, mulheres. Afinal, não importa em qual posição estamos na sociedade - de anônima à atriz famosa - somos alvos de violências cotidianas. 

"A verdade é que eu não deveria ter me envergonhado, e, no caso de todas as vítimas em situações parecidas, elas não devem se envergonhar. Quem deveria se envergonhar é o doente que nos tocou de modo inadequado. Quem deveria se envergonhar é o assediador, não a vítima, não o sobrevivente. É trágico que tantas de nós tenhamos que sobreviver com esse tipo de merda, e sinto muito se o mesmo aconteceu com você."

É notório, pelo teor narrativo da obra, que a autora está revoltada. E quem pode julgá-la? Sua vida inteira foi um campo de batalha onde ela constantemente era derrotada. Em "Coragem", Rose McGowan usa suas palavras, junto à sua história de vida, para expor toda a misoginia e machismo que está permeado em vários aspectos sociais, inclusive no mundo encantado de Hollywood. 
É uma leitura muito válida que traz reflexões interessantes a cerca de aparências, influências e mentiras; com o destaque relevante da vitória (enfim!) que a autora conseguiu sobrepor sobre essas questões. 

Leiam 


Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários