Convite: Lançamento de Amazônia Exótica, de Olímpia Reis Resque


Olá, leitores pai d'égua!

Hoje vamos estender um convite para quem curte lançamentos de livros!
A Editora Empíreo publica agora em junho um livro que conta curiosidades com relatos de antigos viajantes sobre nossa rica Amazônica. O livro é todo ilustrado com uma produção que só uma editora de livros apaixonantes pode fazer. 
O lançamento será em nossa cidade das mangueiras, no dia 20 de junho (quarta-feira). 

O livro é o resultado de extensa pesquisa de Olímpia Reis Resque na Biblioteca do Museu Goeldi

Você sabia que a gigantesca samaúma (Ceiba pentandra) é tida como a rainha das árvores do Brasil? E que o peixe poraquê (Electrophorus electricus) é capaz de derrubar um homem com sua descarga elétrica?
Em Amazônia exótica, Olímpia Reis Resque seleciona um universo fantástico e curioso de aspectos da floresta, seus habitantes e os mistérios da mitologia indígena. O livro, cuja leitura é indispensável para estudo e lazer, traz ricas iconografias de ilustradores importantes como Carl Friedrich Phillip Von Martius (1794-1868), Jean Théodore Descourtilz (1796-1855) e Ernest Lohse (1873-1930), além de aquarelas dos artistas plásticos Eron Teixeira e Antonio Martins.
Destinada a divulgar o secular e precioso acervo da biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi e fruto de uma exaustiva pesquisa em torno dos relatos dos cronistas e viajantes que cruzaram a Amazônia desde o século XVII até o início do século XX, Amazônia exótica mostra-se uma relevante obra para o abastecimento cultural de professores, alunos, pesquisadores e público em geral.


Sobre a autora:
Graduada em 1976 em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Pará, Olímpia Reis Resque executa atualmente suas funções profissionais na Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna – Museu Goeldi – onde durante 30 anos exerceu atividades técnicas e de gestão. Desenvolve suas atividades no Setor de Referência, atendendo aos pesquisadores, alunos e público em geral.
Desenvolve também pesquisa histórica sobre os viajantes e naturalistas que percorreram a região amazônica em séculos passados, divulgando o acervo da Biblioteca em seu blog: olimpiareisresque.blogspot.com bem como em todos os produtos de divulgação que publicou.
Pesquisa desde 1995, a terminologia da fauna e flora da Amazônia com o objetivo de elaborar um Vocabulário Controlado onde estejam relacionados os diversos termos populares utilizados na região plantas e animais a serem utilizados para consulta
dos profissionais bibliotecários quando do tratamento da informação para entrada de dados em bases bibliográficas.



SERVIÇO: Lançamento de Amazônia exótica
Local: Livraria da Fox (Tv. Dr. Moraes, 584 - Nazaré, Belém – PA)
Data: 20 de junho de 2018
Horário: a partir das 19h



Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários