terça-feira, dezembro 26, 2017

Eu Li: Wicked - Gregory Maguire

Título:
Wicked:

Autor:
Gregory Maguire

Editora:

Leya

Ano:
2016

Adicione ao Skoob

Você nunca mais vai enxergar Oz da mesma forma.
Quando Dorothy se vê diante do desafio de derrotar a Bruxa Má do Oeste, no clássico Mágico de Oz, vemos a história se desenrolando pelo lado da heroína. Mas e a história de sua arqui-inimiga, a misteriosa bruxa? De onde ela surgiu? Como se tornou tão perversa?
Em Wicked, Gregory Maguire revela tudo isso por meio de um mundo fantástico tão rico e intenso que você nunca mais vai olhar para Oz da mesma forma. Viajando por uma terra encantada, descobrimos todos os detalhes da história dessa garota de pele verde que cresce em meio a desafios e preconceitos, até se tornar uma bruxa infame – uma esperta, irritadiça e incompreendida criatura que desafia todas as noções sobre a natureza do bem e do mal.
Recriando com riqueza espantosa o mundo de Oz, este livro conduz o leitor à inesquecível estrada de tijolos amarelos, atravessando um mundo fantástico repleto de conflitos e transformando de maneira surpreendente a reputação de um dos mais sinistros personagens da história da literatura.

Todos conhecem ou ouviram falar do clássico "O Mágico do Oz". A tocante história da menina que chegou num tornado em uma terra estranha e só queria voltar pra casa. Com o auxilio da Bruxa Boa do Oeste, ela concluiu que a solução era recorrer ao Mágico de Oz para pedir ajuda. Juntamente com seus amigos: um Espantalho, que queria um cérebro, um Homem de Lata, que queria um coração e um Leão Covarde, que queria coragem, Dorothy seguiu na estrada de tijolos amarelos. Ao encontrar o Mágico, ela recebe um pedido em troca de sua ajuda: "Mate a Maléfica Bruxa do Oeste"... Lembraram? 

Muito bem, este livro nos conta essa história... Só que de outro ponto de vista.
"A história é contada de tantas maneira, dependendo de quem narra, e do que o interlocutor precisa ouvir de cada vez! (...)"
"Wicked" é a prova em prosa que tudo é questão de perspectiva.
"Maligna" (no português) traz a versão da Bruxa Má do Oeste.

Olar
Conhecemos suas dificuldades desde a infância até sua idade madura, onde ela encontra Dorothy. 
Elphaba (ou Elfinha para os íntimos) sempre teve uma vida complicada. O fato de ela ter nascido verde e com dentições monstruosas surpreendeu (desagradavelmente, devo constar) seus pais e trouxe marcas para o futuro de todos. Sua aparência e sua criação a fez uma garota de personalidade ácida e um humor irônico e esses fatos refletem em sua forma de agir.
Como se não bastasse a vida em si, sua sociedade atual está passando por momentos difíceis.
O Mágico é uma espécie de ditador em Oz, e muitas injustiças estão ocorrendo. A diferença social entre munchkins, quadlings, winkies e Animais espelha muito a sociedade em que vivemos hoje. Elphaba é uma ativista e, como tal, não aceita a situação e age. 

O autor, Gregory Maguire, foi genial em fazer essa alusão com a nossa sociedade. 
Aconteceu de eu esquecer que estava em Oz e me via neste mundo (doente, corrupto, injusto) atualmente. As questões políticas, no contexto de Oz, são tratadas de forma realistas e realmente geniais. 
"Wicked" é um livro deliciosamente complexo. O embasamento em "O Mágico de Oz" pode ser um engano perigoso para os desavisados. 

Alguns clássicos infantis tem muito de subliminar nas entrelinhas, e talvez o supracitado livro tenha um pouco dessa característica. Ainda sim, o li na biblioteca da escola, no ensino fundamental e, acreditem, é extremamente diferente desta obra. 
O ponto de vista da Bruxa é (desculpa, Dorothy, mas é verdade) mais inteligente e bem estruturado. São levantadas até algumas questões filosóficas que nos fará pensar sobre os conceitos de bem e mal.

“Pessoas que afirmam que são más não são habilmente piores que o resto de nós... É com gente que afirma ser boa, ou, de qualquer modo, melhor que o resto de nós, que você deve se acautelar...” 

É realmente um livro surpreendente e (o único termo que me vem à mente é:) genial. 
Ao conhecer a vida, família, amigos (alguns surpreenderão, inclusive), amor e todos os conflitos envolvidos a respeito de Elphaba, ou a Bruxa Má do Oeste, somos obrigados a fazer outro julgamento de caráter que é impossível fazer em “O mágico de Oz”, pois lá ela é a Bruxa Má e ponto.
"Wicked" é um arquivo precioso para analisarmos um lado que ignorávamos. 
Acredite, você nunca mais verá Oz da mesma maneira.

Adendo: Tive a oportunidade de ver o musical quando estava em cartaz em SP e MEU DEEEEUS DO CÉU! Foi incrível, lindo, arrepiante e fiquei cantando "GLINDAAAAA" por horas depois (pobre Victor que estava me acompanhando). O musical é inspirando no livro mas está bem mais romantizado portanto ainda recomendo fortemente a obra literária. Obrigada, por nada.

Leiam ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo