Eu Li: Além da Magia - Além da Magia #1 - Tahereh Mafi


Autora:
Tahereh Mafi
Editora:
Universo dos Livros
Ano:
2017
Série:
Além da Magia


Há apenas três coisas importantes para Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: sua mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, os quais parem escapar dela; e seu pai, que sempre a amou. No dia em que seu pai desapareceu de Ferenwood, ele levava consigo apenas uma régua. Já se passaram quase três anos e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela o ama tanto quanto ama aventura, e está prestes a embarcar em um para encontrar o outro.
No entanto, trazer seu pai para casa não será tão fácil. Alice precisa viajar através da mística e perigosa Terra de Furthermore; onde para baixo pode ser para cima, papel está vivo e esquerda pode ser direita. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver, cuja habilidade mágica é mentir e enganar – e com um mentiroso em uma terra onde nada é o que parece ser, requisitará de Alice toda sua concentração para encontrar seu pai e conseguir voltar para casa sã e salva. Em sua jornada, Alice precisa se encontrar- e se agarrar à magia do amor diante da perda.

Esse livro estava já um tempo na minha lista de leitura e para falar a verdade ele estava pegando um pouco de poeira. Aí foi anunciado não só uma continuação dele, na verdade uma companion novel* e também que a séria da Tahereh Mafi, Estilhaça-me, vai ter novos livros. Então o momento é esse, posso até reler Estilhaça-me (quem estou enganando que eu não vou?!), mas primeiro resolvi finalmente dar uma chance para essa gracinha. E valeu a pena.

A história da Alice realmente tem um ar de Alice no País das Maravilhas, não só porque as personagens tem o mesmo nome. Mas as duas são duas meninas num lugar mágico e cruel. A Terra de Futhermore, todavia, é estranha por si só e a prosa tão poética da Tahereh Mafi caí como uma luva para essa pegada mais infantil que esse livro tem. Teve momentos que assim como em Alice no País das Maravilhas, me afligiu ver essas crianças numa aventura tão perigosa.

Nossa, tudo é tão confuso.
E o que mais posso falar das minhas criaças de que o fato de que eu amo elas? Alice e o Oliver começam o livro se odiando. Alice, em Farenwood chama atenção por ser tão pálida e desprovida de cor. Farenwood é um lugar onde uma das expressões maiores de magia são as cores, tudo explode de cor e vida. Incluindo as pessoas. Alice, nesse mundo colorido é desprovida de cores. Ela é pálida, com cabelos quase brancos, por isso, muitos acham que ela também é desprovida de magia. O que não necessariamente é verdade.

Oliver foi cruel com Alice da maneira que só crianças conseguem ser. Ele a humilhou na frente dos seus colegas, indo justamente na maior de suas inseguranças. Os dois sem dúvida se odeiam, Alice nunca esqueceu a ofensa de Oliver, e este, tem os seus próprios motivos para desgostar de Alice. Todavia, Oliver tem uma missão. Uma missão que ele vai precisar da ajuda de Alice. E os dois se tornam aliados relutantes. Mesmo de orgulho ferido, Alice tem que seguir Oliver para Futhermore, afinal ele é a sua única esperança de encontrar o seu pai.



... mas é com o Oliver

Alice feliz indo para uma aventura
de encontrar o seu pai
Além, é claro, da aventura numa terra estranha e mágica, uma das melhores coisas desse livro é ver esses dois construírem uma amizade. Todos em Farenwood tem um dom, um dom único com magia. E esse dom de Oliver teve impactos profundos na sua relação com, bem, todos ao seu redor. É um dor útil e perigoso. 

Tahereh Mafi mais uma vez entrega um livro encantador com a sua prosa poética. Dessa vez para  público infantil, de entre 10-14 anos, tal prosa fica ainda mais encantadora. Na verdade essa é a palavra para esse livro: encantador. Desde os seus mundo mágicos, até a nossa dupla de protagonistas.

Além da Magia é quase que conto de fadas com toda a sua magia e aventura. O final feliz é garantido, mas o caminho até lá é cheio de perigos próprios de Futhermore. Leitura leve, pela escrita. Personagens cativantes e bem desenvolvidos. Simplesmente impecável. E agora, cadê os papeis de adoção para eu cuidar e proteger essas crianças?!

"Estou orgulhosa. Estou como uma mamãe orgulhosa"
Essa sou eu quando eles finalmente viram amigos
e conseguem completar a missão deles ^^
A continuação dessa gracinha já está em pré-venda, se chamando "A Magia do Inverno"; pelo o que eu averguei tem inspirações em contos de fadas persas. Mal posso esperar para colocar as minhas mãos nele também. Além disso, a Universo dos Livros, que é a nova casa editorial de Tahereh Mafi, anunciou não só que publicará o novo livro da série Estilhaça-me como também relançará os três primeiros livros. Mais Tahereh YAY!!
cinco réguas de tempo
*obs: para quem não sabe, companion novel é quando os livros pertencem ao mesmo universo mas as continuações não são com os mesmo personagens como principal. Normalmente os personagens até aparecem nos livros seguintes, ou são mencionados mas não são os protagonistas mais.

Recomendado Para Você

Comentários