Eu Li: O diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

Título:
O diário de Suzana para Nicolas

Autor:
James Patterson

Editora:
Arqueiro

Ano:
2011


Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

James Patterson é um autor com várias facetas. Ele escreve de drama à livros policiais com uma maestria digna de nota. E "O diário de Suzana para Nicolas" é um daqueles livros que surpreendem. Seu início deixa o leitor com várias teorias. Afinal, é uma história de vilões ou de mocinhos?
Mas quanto mais mergulhamos na história, mais vamos ficando tocados, emocionados e apaixonados. 

Suzana é uma jovem médica que, após de sofrer um infarto, decide rever suas prioridades e mudar de vida. Ela começa saido da agitada Boston para viver numa ilha chamanda Martha’s Vineyard.
Suzana conhece Matt e juntos eles vivem um belo e encantador romance. De um amor profundo nasce Nicolas, uma criança linda, muito espera e acima de tudo, muito amada. Nicolas, Suzana e Matt são um. 
Conhecemos essa bela história através do diário que Suzana escreve para seu filhinho.

Seria mais uma história comum de felicidade se o diário não fosse lido por Katie, a mulher que Matt se envolveu por meses e que ele jurava amar. Katie não sabe o que pensar quando Matt termina a relação sem mais nem menos e envia o diário de Suzana para ser lido por ela.
É aí que entra as supracitadas teorias que comentei no começo da resenha. Assim como Katie, o leitor é levado a pensar o que significa essa atitude de Matt. 
O diário nos explica melhor quem é Matt, sua família, seu passado e responde todos os "porque's" que Katie precisa saber.

A narrativa se divide entre Suzana, através do diário, e Katie. É uma leitura fácil e simples que realmente encanta o leitor. No começo compartilhamos da indignação de Katie, mas depois é a força do amor de Suzana, tanto por Nicolas quando por Matt, que é sentido e vivido por nós. O desfecho é esclarecedor e provavelmente arrancará algumas lágrimas dos leitores (como foi meu caso).
O livro é tao rápido de ler que parece aqueles livros de bancas, sabe. 
Foi publicado no Brasil há alguns anos e, ainda hoje, é um dos livros que mais compro de presente para quem está começando sua carreira de leitor. 
É uma leitura recomendada para quem procura um livro leve e bonito com uma pitada de drama. 
Recomendo! 

Leiam

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários