Eu Li: Boa Noite - Pam Gonçalves


Título:
Boa Noite
Autora:
Pam Gonçalves
Editora:
Galera Record
Ano:
2016
Adicione ao Skoob

Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Pam Gonçalves é uma youtuber famosa para quem gosta de livros, como eu. Atualmente, ela tem dividido seu tempo em fazer vídeos na internet e escrever. Seu primeiro livro foi uma coletânea de contos intitulado “O amor nos tempos do like”, publicado também pela Galera Record em 2016, que escreveu em parceira com outros autores.
No entanto, foi com seu stand alone “Boa noite” que eu a conheci como autora e, confesso, já virei fã. O livro vai retratar, dentre outros, um assunto delicado, porém necessário: abuso sexual nas faculdades. Quem lê ou assiste as notícias sabe muito bem que o tema, infelizmente, não é ficcional.

Alina é uma jovem que acabou o ensino médio e está partindo para outra cidade para fazer faculdade. Seu curso é Engenharia da Computação e, de novo, a autora foi muito realista ao retratar as dificuldades de mulheres em cursos predominantemente masculinos. Em sua turma há apenas 5 mulheres e muito preconceito de gênero. 
No entanto, seus amigos de república são legais e adoram uma farra. Alina, que nunca foi de sair em casa, se vê arrastada por Manu, Talita, Bernardo e Gustavo para algumas festinhas pelo campus. 
É nessa nova fase de descobertas que Alina vai deixar de ser apenas uma garota nerd do ensino médio para realmente fazer a diferença em sua comunidade estudantil. 

Em um primeiro momento, ela se envolve com Artur. Um cara bonito, legal, bom de papo... quase perfeito caso ele soubesse ouvir “não”. Alina fica profundamente decepcionada (quem nunca se encantou por um embuste que atire a primeira pedra!), principalmente quando algumas listas bem depreciadoras e imbecis para as garotas da universidade circulam pelas redes sociais do campus. 
As coisas ficam mais sérias quando algumas garotas começam a acordar em lugares desertos sem se lembrar da noite anterior; algumas sem calcinha.

A angustia de Alina é muito bem retratada e passa diretamente para nós, leitores. O seu desejo de ajudar, de dar na cara dos embustes e de fazer algo que mude aquela realidade é totalmente compreensiva. Então, juntamente com suas amigas de turma, Alina irá desenvolver um projeto maravilhoso que poderá transformar profundamente o ambiente de seu campus.

"Boa noite" é um livro curto com uma narrativa fácil, o que faz que terminemos rápido demais. Os personagens são adoráveis e apaixonantes. Alina cresce com seus erros e acertos e é uma protagonista completamente diferente ao final do livro. Manu, em um primeiro momento, me enganou. Achei que ela seria o alivio cômico, no entanto, ela se mostrou uma personagem profunda e cheia de histórias para contar. Talita e Bernardo, que são namorados na história, também trazem um quentinho para o coração. Para o Gustavo vou deixar apenas meus suspiros e um grande: QUERO. 

Preciso parabenizar Pam Gonçalves por tratar de assuntos sérios e extremamente relevantes de uma forma acessível para seu público leitor. É um livro para uma ampla faixa etária que traz reflexões necessárias para a nossa sociedade no geral. Retrata misoginia, preconceito, violências mas também trata de feminismo, empoderamento e amizades verdadeiras.
O livro me tocou profundamente de várias formas e tenho certeza que irá contribuir muito para as perspectivas de muitos leitores ao redor do Brasil.

Recentemente, a autora anunciou um novo lançamento. O livro se chama "Uma história de verão" e também vai falar sobre juventude, faculdade e novas experiências. Já estou animadíssima para conhecer Analu e, portanto, terá mais Pam Gonçalves em breve para vocês no blog!
Por nada.


Leiam ♥

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários