Eu Li: Delícia, Delícia - Donna Kauffman

Acho que eu nunca tinha visto
tanto trocadilho com doce numa
mesma sinopse...

Título:Delícia, Delícia
Autora:Donna Kauffman
Editora:Valentina
Série:Cupcake Club #1
Adicione ao Skoob
Quando a extraordinária confeiteira Leilani Trusdale trocou a agitação de Nova York pela pacata e doce Ilha de Sugarberry, não esperava que seu passado a seguisse. Seu antigo chefe, Baxter Dunne, também conhecido como Chef Hot Cakes, o homem que ensinou a ela que o creme compensa, reaparece desejando filmar seu famoso programa de culinária. O problema é que ele escolheu filmar na Cakes by The Cup, a minúscula e aconchegante confeitaria de Leilani. Com seu olhar de brigadeiro de colher e aquele irresistível sotaque britânico -- que faz a moça babar e seu rosto corar como calda de cereja --, ele fez as fofocas de cozinha rolarem soltas. 

Lani, lá no fundo, só deseja que algumas sejam deliciosamente verdadeiras... Os amigos estão convencidos de que o ex-chefe é o ingrediente que falta para a definitiva receita de felicidade dela. Porém, Baxter terá que botar a mão na massa se quiser tirar do forno um grande, verdadeiro, quentinho e saboroso amor. No Clube do Cupcake, cozinhar é apenas um detalhe. Entre altos papos e doces lambidas, amizades crescem como pão quentinho e a vida vai ficando, hummmm, mais saborosa. Mas quando é preciso decidir entre a vida que você sempre sonhou e o amor da sua vida, só as melhores amigas, as melhores receitas e uma caixa cheia de Red Velvets podem ajudar. É hora de praticar boloterapia!!!
E vamos novamente falar de um romance doce da Valentina! Sério, é doce, mesmo. Tem até receitas de cupcake no final.

Leilani é uma renomada pâtisserie que adora sua receitas e todos os tipos de doces. Ela fez uma longa carreira como confeiteira em Nova York e, inclusive, já trabalhou até com Baxter Dunne: um conhecido chef confeiteiro, dono de uma grande confeitaria (o Gateau, que ela já gerenciou por um tempo) e apresentador de um reality show de cozinha (o Hot Cakes), por quem ela já foi incrivelmente apaixonada. Entretanto, após ter vários problemas com essa paixão pelo chef e com a vida louca de Nova York, ela resolveu abandonar toda a sua vida de confeiteira profissional, para a abrir a pequena confeitaria Cakes by the Cup em uma cidadezinha aos arredores da Geórgia chamada Sugarberry.

Já acostumada com a vida nova e bem mais lenta, Lani só espera ver sua confeitaria crescer e levar suas receitas a todas as pessoas da cidade. O que ela não esperava era que Baxter voltasse para sua vida de repente: ele aparece em Sugarberry, informa que vai filmar seu programa de culinária lá e deseja utilizar a cozinha da Cakes by th Cup. E se isso não fosse suficiente, ele ainda se declara para ela.

Extremamente perdida com a confusão que sua vida vai virar, tentando fingir que já não sente mais nada pelo Chef e lutando para lidar com as fofocas da cidade, a única coisa que acalma Leilani é o clube do cupcake: um lugar para cozinhar com suas amigas, esquecer dos problemas do cotidiano e praticar a "boloterapia".

Lani cutucou a amiga, mas ela própria estava com dificuldades de conter um sorriso. Quando isto aconteceu?, se perguntou, parada ali em sua minúscula e lotada cozinha, no meio da noite. Mas a verdade era que... ela realmente não se importava. Na verdade, pensou, sorrindo para si mesma, estava divertido.- Sejam vem-vindas ao Clube do Cupcake - murmurou bem baixinho.

O Delícia, Delícia é aquele livro de romance sem muitas curvas de roteiro. É aquela história bem linear, que você sabe mais ou menos como vai terminar, mas se diverte com o meio da trama. A Leilani é um protagonista meio perdida: é apaixonada pelo Baxter, mas sofreu muito com isso na época em que trabalhava para ele por causa das fofocas dos outros funcionários. Quando ela abandonou tudo e foi para Sugarberry, resolveu esquecer dele também. Só que, quando ele aparece e se declara para ela, imaginei que o mais lógico seria ela ficar logo com ele e pronto, mas não acontece. Uma boa parte da trama vai se enrolando nisso e acaba sendo meio chatinho. Fora que, pra uma protagonista, achei o personagem da Lani raso demais. Donna Kauffman se preocupou tanto em se aprofundar no personagem do Baxter, que acabou esquecendo um pouco da confeiteira, coisa que pra mim fez falta.

A outra parte da trama que envolve o dilema de Leilani entre abandonar a vida calma de Sugarberry (que ela adora) ou seguir uma vida com Baxter (justamente por isso ela tentar fugir do romance com o Chef) até convence, mas acaba ficando repetitiva também. A minha sensação geral é que o livro poderia ser muito mais curto.

Por outro lado, toda a parte que envolve o Clube do Cupcake em si e as amigas de Leilani (em especial a Charlotte) é muito engraçado. A ideia por trás da boloterapia (um dia eu testo essas receitas do livro) de cozinhar para relaxar funciona muito bem na trama e trás os diálogos mais engraçados do livro. A parte hot (que é meio curtinha) é bem colocada (ui): Donna Kauffman trás umas descrições bem interessantes e melhores que muito livro erótico que eu vejo por aí. Aliás, a capacidade de descrever da autora como um todo é um ponto alto. Tem horas que dá pra sentir o cheiro de todas as receitas que estão sendo descritas ali: definitivamente preciso provar um cupcake red velvet.

Enfim, Delícia, Delícia é um bom romance para você sair daquela ressaca literária e curtir umas receitas de doces. Apesar de bem divertido, se fosse um tanto mais curto, teria me entretido mais.



Gerente de projeto, editor de video, de áudio, podcaster, escritor (sem nada publicado) e cozinheiro quando dá tempo.

Recomendado Para Você

Comentários