Eu Li: A 5ª onda - Rick Yancey


Título:
A 5ª onda
Autor:
Rick Yancey
Editora:
Fundamento 
Adicione ao Skoob
Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!


E aí, pessoal. Tudo bem? Vamos falar de invasão alienígena?

A 5ª onda é um livro de 2013, recentemente adaptado para o cinema que trouxe um conceito novo de invasão alienígena. Num dia, do nada, uma nave-mãe gigantesca foi detectada cruzando o Sistema Solar em direção a Terra. Em meio ao caos que essa notícia trouxe a nave chegou a órbita do planeta e permaneceu imóvel por 10 dias. No planeta, o caos foi instaurado. Pessoas fugiam e se escondiam, apesar de não fazerem ideia de qual seria o objetivo da invasão. Até que "Os Outros" enviaram sua resposta através da 1ª Onda:

A 1ª Onda: Apagam-se as Luzes. A 2ª Onda: Começa a arrebentação. A 3ª Onda: Pestilência. A 4ª Onda: Silenciador.

Os Outros lançaram 4 ataques seguidos contra a humanidade:
- A 1ª Onda: um pulso eletromagnético que acabou com a tecnologia; 
- A 2ª Onda: um ataque ao mar que causou um tsunami e colapsou várias cidades; 
- A 3ª Onda: um agente patógeno, transmitido pelo ar que exterminou a maior parte da população humana; 
- A 4ª Onda: Vários caçadores (chamados de silenciadores), aparentemente humanos, armados para eliminar os sobreviventes escondidos. 
A 1ª onda terminou em segundos.
A 2ª onda durou um pouco mais. Cerca de um dia.
A 3ª onda? Essa durou ainda mais: 12 semanas. Doze semanas para matar... bem, papai calculou que 97% dos desafortunados sobreviveram às duas primeiras.
(...)
Tínhamos nomes diferentes para a condição. A Morte Vermelha, ou a Praga de Sangue. A pestilência. O Tsunami Vermelho. O Quarto Cavaleiro. Seja qual foi o nome escolhido, após três meses, 97 pessoas a cada 100 tinham morrido.
A cada onda, boa parte da humanidade é eliminada e existem ainda vários sobreviventes espalhados por todo o planeta. Mas e agora? Haverá um 5ª Onda? Afinal qual o objetivo dos "Outros"?

Nesse cenário, a trama do livro é dividida entre 3 pontos de vista, todos narrados em 1ª pessoa. Começamos com Cassie. Ela é uma sobreviventes das 4 ondas, seus pais estão mortos e está a procura do seu irmão mais novo, Sam, que, aparentemente, foi salvo e levado a uma base militar. Ao mesmo tempo que tenta encontrar essa base e seu irmão, Cassie sobrevive em meio a esse cenário devastado: todas as cidades estão destruídas e/ou saqueadas, qualquer pessoa é suspeita pois não há como detectar se é uma humano ou um silenciador; e os recursos de sobrevivência são escassos. Num certo ponto da história, ela cai numa armadilha de um silenciador, é baleada na perna, mas é salva por Evan Walker. Evan é o segundo ponto de vista da história. Ele é um estereótipo de livro romance: muito habilidoso, sabe cozinhar, remove a bala da perna de Cassie, cuida da casa sozinho, caça, sobrevive aos silenciadores, entre outros. Tão habilidoso que Cassie começa a desconfiar que há algo errado com ele, apesar de, mesmo assim, começar um clima de romance entre ambos.

O terceiro ponto de vista é de um garoto que é chamado de Zumbi (por ter contraído o vírus da 3ª onda e ainda assim, ter sobrevivido). Ele está em uma base militar e está recebendo um treinamento pesado com outros garotos e garotas para ser a arma do exército contra os Alienígenas que estão na Terra. 

A primeira parte do livro, onde Cassie explica exatamente como ocorreram as 4 ondas, o que aconteceu com sua família, e seu plano de buscar o irmão é bem rápida. O texto flui e traz bastante suspense e curiosidade sobre o que acontecerá. Entretanto, quando ela é salva por Evan e passa a conviver com ele, o clima do livro muda: o suspense é deixada de lado para dar lugar a um clima de romance leve. Apesar de não confiar completamente nele, a relação entre os dois ganha esse ar de herói e mocinha indefesa que não combina nada com o que foi apresentado na primeira parte.

Quando somos apresentados ao Zumbi e entendemos a trama do exército de crianças e adolescentes que está sendo treinado, o clima do livro volta para o suspense. Na parte final do livro temos capítulos intercalados com os pontos de vista de Evan, Cassie e Zumbi e, pra mim, a história caiu demais. Temos dois plot twists totalmente previsíveis e algumas coincidências um tanto forçadas para interligar todas as tramas e os personagens secundários. Mas, apesar disso, o livro tem um final até bem interessante e um bom plot para as continuações. Sim, é uma trilogia: o segundo livro já foi lançado e se chama O Mar Infinito e o terceiro livro, que será lançado esse ano, se chama A Última Estrela.

Em janeiro desse ano foi lançada nos cinemas a adaptação, estrelada por Chloë Grace Moretz (a Hit Girl de Kick Ass), mas, infelizmente, apesar de ser bem fiel ao livro, não foi das melhores adaptações e acabou indo bem mal nas bilheterias. Provavelmente vai se juntar às outras adaptações de livros que ficaram apenas no primeiro filme, como Eragon, A Bússola de Ouro e O Sétimo Filho... Triste!


A 5ª Onda traz uma ideia nova e muito boa sobre invasão alienígena e, apesar de dar umas escorregadas na trama e não definir muito bem o clima que queria passar no texto, é um bom livro, com bons personagens e de rápida leitura. Indico para todos. Minha nota final é:

Gerente de projeto, editor de video, de áudio, podcaster, escritor (sem nada publicado) e cozinheiro quando dá tempo.

Recomendado Para Você

Comentários