Eu Li: Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas

 Título:
Prometo Falhar
Autor:
Pedro Chagas Freitas
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC
Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos.
A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.
Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa. 
Eu não conhecia Pedro Chagas Freitas e nem uma de suas obras, mas algo em mim diz que isso era um erro terrível que o destino corrigiu recentemente com “Prometo falhar”, lançado pela Editora Novo Conceito nesse mês.

Sempre amei crônicas. Esses textos ricos que acontecem no dia-a-dia sempre me inspiraram. Martha Medeiros é uma de minhas queridinhas, mas Pedro Chagas Freitas entrou por uma porta nova. O autor português escreve sobre amor em suas diversas fases: da paixão que incendeia; das revoltas e delicias que, eventualmente, a rotina nos dá; do amor desmedido, exagerado e louco. Também tem espaço para desamores, porque o fato de deixar de ser amor não significa que nunca foi amor. Sempre achei um erro essa história de que “só se ama uma vez e se acabou, não era amor”; que mania ridícula que temos que catalogar sentimentos. Amores vão e vem ou são eternos.. depende da sorte/personalidade das pessoas.

"gosto é de pessoas e de sentir que existo quando olho para alguém.."
E Pedro Gabriel Chagas vem derramar palavras em formas de sentimentos transformando poesia em prosa. É incrível o poder que alguns autores tem de alterar ambientes para se fazer presente. Juro pra vocês que sempre leio as crônicas desse homem numa cama desarrumada de lenções brancos, mesmo que eu esteja no ônibus indo para o trabalho ou esteja em casa, deitada em minha própria cama de lenções estampados. E amo essa sensação. Queria sentir isso todos os dias.

"e nos protege mesmo."
Pedro Chagas Freitas não escreve palavras, ele escreve sensações e sentimentos. É muito palpável e apaixonante ter uma obra que nos toca dessa maneira.
E aos que pensam que para falar de amor tem que falar bonito, engana-se. A escrita do livro é super fácil, fluída e direta. A tradução para o português brasileiro ficou um pouco a desejar com alguns errinhos de coerência, mas nada que incomode demais.
Tenho o costume de marcar meus livros a lápis e, acreditem, meu exemplar de "Prometo Falhar" está mergulhado em grafite! ♥

O autor estará na Bienal do Livro no RJ deste ano, no dia 05 de setembro. Nem acredito que terei a oportunidade de conhecê-lo, abraçá-lo e suspirar. Gente, vou suspirar muito nesse homem! 
"Prometo falhar" é, sem dúvida, apenas o primeiro de muitos livros do autor que namorarei. Em breve mais amor para vocês. 

Leiam e dividam comigo esses sentimentos adoráveis. 

"Tento te provar que os poemas são de carne, nunca de versos..."

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários