Eu Li: Nas Alturas - Camila Gatti + Promoção


Título:
Nas Alturas
Autora:
Camila Gatti
Editora: 
Empíreo
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC 

Marina é uma bela aeromoça acostumada a conquistar corações por onde passa. Franceses, italianos, israelenses, todas as nacionalidades são vítimas dos seus encantos tipicamente cariocas. Consciente de suas habilidades, ela prefere não se apegar a ninguém e deixa suas marcas em todos os lugares do mundo. A cada nova experiência, Marina se realiza plenamente como mulher, livre para fazer apenas aquilo que seus desejos mandam. Porém, suas escolhas também têm desvantagens, e ela começa a pensar se tanta liberdade vai conseguir preencher os espaços dentro de seu coração. (Inspirado em fatos reais.)

“Então é possível viver várias vidas em uma só? Sim, é possível. (...) A intensidade em viver várias vidas só encontra sua grande aliada: a liberdade. A escolha do que fazer da vida, medindo o grau de envolvimento com seus amores, e até onde ir quando a curiosidade encontra o desconhecido é uma decisão – pura e simples – de Marina.”

“Nas alturas” me surpreendeu muito positivamente. Primeiramente, achei que ele era um chick-lit, no entanto, ele fugiu um pouco do que se espera do gênero. Com um narrador onisciente em 3ª pessoa, o livro traz as experiências vividas por Marina, uma mulher inteiramente livre em todos os aspectos da vida. Como aeromoça, ela conhece diversos lugares pelo mundo e aproveita a vida plenamente com homens de diversas nacionalidades. Marina faz o que quer e como quer, pois está muito confortável consigo mesma. Talvez olhando de uma perspectiva mais fechada, não a veríamos com bons olhos, porém o que nos é exposto é um horizonte amplo de possibilidades que Marina simplesmente aproveita, sempre sendo honesta com quem importa.

No decorrer do livro, ela se depara com situações adversas e dúvidas a respeito de amor, plenitude, felicidade e Marina vai ter que se posicionar a respeito dessas situações. Suas decisões são tão humanas (ou seja, há acertos e erros. Sobretudo erros) que chega a ser palpável.

A linha do tempo do livro corresponde a vários anos e muitas coisas mudam do começo para o fim; o que fica é a determinação de Marina de ser feliz e de ser completa. Marina tem prazeres, sofrimentos de cunho românticos, diversões aleatórias, rompantes de determinação e amores inconvenientes... ou seja, Marina é gente como a gente.

“Mesmo parecendo fria, Marina era romântica, daquelas mulheres que acreditam em príncipes, que só ficam com um cara se sentir química... Por isso rolavam tantos flashbacks com ex-amores; ter uma história envolvida, sem ficar só por ficar.”

Como leitora, eventualmente me aborreço/apaixono com as atitudes de personagens, mas Marina é uma personagem tão verossímil em sua complexidade que simplesmente não consigo assumir a responsabilidade de julgá-la. Então simplesmente me posiciono de modo a concordar ou não com certas atitudes, mas não julgar. (É o que procuro fazer com as pessoas na vida real.)

A narrativa de Camila Gatti é muito agradável. Na leitura, senti como se uma amiga estivesse me contando toda a história. Sabe quando alguém fala tanto de uma certa pessoa e você sente como se a conhecesse, mesmo sem nunca tê-la visto? É essa a sensação. A única coisa que me incomodou é o fato de os diálogos serem através de “aspas”, mas isso é completamente subjetivo.

O livro contém algumas cenas de sexo e sugestões de sacanagens aos sussurros em diversos idiomas. Como obra de ficção que é, há muitas situações irreais, claro (a não ser que comissárias de bordo ganhem extremamente bem!), mas as complexidades da pessoa humana e os limites da liberdade foram muito bem ilustradas.

A Editora Empíreo fez um trabalho excelente na estética do livro. Ele é compacto com uma diagramação confortável e com uma capa adorável."Nas alturas" é uma leitura interessante e muito agradável de mais uma autora nacional que eu não conhecia. Vocês também não amam a semana nacional?! ♥

.


+ PROMOÇÃO!


Claro que para comorar a leitura de mais um livro nacional nota 5 faremos um sorteio super especial para vocês. Algum sortudo ou sortuda terá a chance de levar para casa um exemplar de Nas Alturas! \o/ \o/ \o/

Para participar, além de seguir as orientações do Rafflecopter, é preciso seguir algumas regrinhas:

- Ter endereço de entrega no Brasil;

- Fazer comentários consistentes nas resenhas, caso queira usar esses comentários como chances extras;


a Rafflecopter giveaway

BOA SORTE!

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários