segunda-feira, junho 22, 2015

Estímulo ao desapego - Especial PA Book Club

Olá, leitores!

Qual a opinião de vocês sobre empréstimos de livros? 
Não?
Nunca? 
Jamais?
Risos?
Poupe-me? 
Sai?! 

Particularmente, acho uma prática muito saudável. Eu, Fernanda, não tenho problema nenhum de emprestar meus livros. Até gosto. Quando uma leitura me encanta, quero que outras pessoas a conheçam também! Quero fazer a obra ser conhecida e criar um fandom por perto para assim dominarmos o mundo, MWHAHAHAHAHA.
Assim como doar sangue, emprestar livros é um ato de amor. E pensando nisso, o lindo e maravilhoso grupo do PA Book Club vem com uma proposta para vocês (principalmente pessoas de Belém, mas já é uma ideia para vocês de outras cidades). 

Já foi exposto em alguns posts que nós, aqui em Belém e região metropolitana, temos um clube do livro. Nos reunimos duas vezes ao mês, em duas livrarias da cidade, e os encontros são enriquecedores e extremamente agradáveis. Temos encontros livres e temáticos em meses intercalados. 
Os encontros temáticos tem o objetivo de estimular o leitor a sair de sua zona de conforto e se permitir conhecer um gênero novo que, talvez, ele não tenha tanto contato ou, quem sabe, até algum tipo de resistência. A proposta tem dado muito certo desde que a incorporamos nos encontros.


Chega a ser muito engraçada a nossa Bela ♪


No entanto, decidimos ousar mais. Nesse último PA Book Club (domingo, 21/06/15) foi decidido uma dinâmica diferente para o encontro temático do mês de agosto. 
Um dos integrantes do grupo, Arthur Medeiros (beautiful and dangerous feelings), sugeriu uma dinâmica de empréstimo de livros. "WHAT?! EMPRESTAR MEUS LIVROS?!" *Risos irônicos* 
Apaga o facho aí e vem ver do que a sugestão se trata.

Em síntese:
Cada leitor escolherá um livro de sua biblioteca pessoal para trocarmos em forma de empréstimo entre nós, do grupo. Será realizado um sorteio através de um aplicativo que vai escolher as pessoas aleatoriamente para sabermos para onde nosso livro irá. Teremos todo o mês de julho para lermos o livro do colega e no encontro de agosto do PA Book Club, cada um falará sobre o livro que pegou emprestado do outro integrante e porque gostou (ou não gostou, de forma respeitosa, claro). Devolveremos os livros aos donos e todos sairão felizes.
É importante constar que, quem se propor a participar, deverá ter cuidado e responsabilidade com o livro do coleguinha.

Essa dinâmica de empréstimo será mais uma forma de estímulo à leitura e, ao mesmo tempo, de desapego para você, querido amigo. 
Sei que muitas pessoas tem receio de emprestar seus livros, talvez por alguma experiência ruim no passado, ou por pura viadagem mesmo, sei lá, mas o fato é que o ato de fazer o livro circular também é uma forma de estimulo à leitura. 
Comentei sobre a importância do acesso aos livros no post que fiz sobre o Dia mundial do livro e, acreditem, emprestá-los é uma forma de promover o bendito acesso.
Não estou aqui para forçar ninguém a sair por aí emprestando seus livros que custaram dinheiro, sim, porque nada é de graça. Mas tentem olhar por uma perspectiva diferente o ato de emprestá-los, tá bem? Tá bem.

Agora, especialmente para você que costuma frequentar os encontros ou que tem a intenção de ir no próximo e quer participar da dinâmica, algumas regrinhas feat apelos:  
- Você precisa estar certo que poderá ir ao encontro do dia 04 de julho, na FOX Vídeo ou no dia 19 de julho, na Saraiva (darei as coordenadas em breve na página do PA Book Club no facebook), pois serão os dias das trocas. Você pode até combinar antecipadamente com quem fará o empréstimo. 
- Deixe seu e-mail nos comentários aqui no blog. Será mais fácil para fazer o sorteio se concentramos todos os endereços eletrônicos em um só lugar. 
- Decidiu participar? Ótimo! Você terá até o dia 28 de junho para colocar seu e-mail nos comentários. 
- Quando o livro do colega estiver em suas mãos, seja zeloso. Em outras palavras: não amasse, não risque, não molhe, não dê de lanche ao cachorro ou não faça nada para atrair armas letais ao seu encontro (donos de livros são potencialmente perigosos). Tenha o mesmo cuidado que você quer que o coleguinha tenha com o seu livro (empatia feelings). 
- Leia de mente aberta. Talvez o livro que vá para suas mãos não seja o que você quer realmente ler, mas lembre-se que é uma experiência nova para estimulá-lo a sair da sua zona de conforto. Talvez você se surpreenda! 
- Caso você não goste do livro que lhe for emprestado, seja respeitoso na hora de dar sua perspectiva. Grosseria é feio, amigos. Anotem isso aí. 
- Devolva o livro do coleguinha da forma que ele lhe emprestou. Talvez você possa deixar um bilhete de agradecimento ou de "valeu a tentativa, cara, mas nop". O importante é a intenção. 

Lembre-se: você escolherá o livro que irá disponibilizar. Então se tens uma primeira edição de um livro raro... bem, fica AO SEU CRITÉRIO se o fará circular. 
Faremos a troca no mês de julho. Ou seja, teremos dois momentos de boas oportunidades: o encontro do dia 04, na FOX Vídeo e o encontro do dia 19, na Saraiva. 
Quem quiser fazer parte dessa experiência, será muito bem-vindo! 
ESTOU ANSIOSA!

Tunchz tunchz tunchz

Essa será a nossa primeira tentativa de fazer algo do gênero nos encontros e estou curiosa para saber no que vai dar. Então, vamos nos esforçar para dar certo, ok? ♥
Para quem não tem tanta coragem de emprestar seus livros, ninguém irá julgá-lo (só um pouquinho) e você poderá participar do encontro, sem problema nenhum, e falar sobre o livro que quiser. Ou talvez você queira pegar aquele livro que alguém lhe emprestou e ainda está na sua estante. Olha aí, a ideia pode ter várias ramificações. O objetivo do PA Book Club é compartilhar sobre livros e não queremos, de forma alguma, fugir disso. 

Ah, e você que não é de Belém, mas que estará de passagem pela cidade, será muito bem-vindo à participar do encontro. Curtam a página aqui para ficarem por dentro de datas e horários. 
Em breve darei mais notícias!
Até! * Dá tchau de miss enquanto some na fumaça* 

18 comentários:

  1. Deixando meu email aqui, pq acho interessante essa dinâmica skullkatkyah@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. então né... r.lutty@yahoo.com.br ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia!
    dessyaraujo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. No primeiro sábado de julho não estarei em Belém, mas vou participar do segundo encontro, pois adorei a proposta.
    Imagino que seja uma tortura para alguns o ato de desapego temporário do livro, mas ousar é legal. Vamos exercitar um certo desapego e permitir que algo que nos encantou também encante outra pessoa. Ato assim criam vínculo e precisamos de vínculos positivos nesse mundo louco. Sabe, estou muito curioso para conhecer a indicação de outra pessoa e também ouvir opinião sobre os livros que vou sugerir. Lembrei de belo poema que vale citar: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas/
    Que já tem a forma do nosso corpo/E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares/É o tempo da travessia/E se não ousarmos fazê-la/Teremos ficado para sempre À margem de nós mesmos”
    É nós....


    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernanda.
    Gostaria de participar. ^^
    camilacdeaquino@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei muito da ideia e gostaria de participar. Meu e-mail é denizzedepaula@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Claro que vou participar (linda e perigosamente, ahaha) :P
    arthurmeds@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. (Será que ainda dá tempo?)
    fernandaluna131@gmail.com
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  9. Como sou lindo e perigoso gosto de viver perigosamente, por isso tô colocando meu email agora (mentira, eu esqueci mesmo). ORANDO PRA AINDA DAR TEMPO!! jr.almeida01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. bianne_souza@hotmail.com e fernandakoliveira@hotmail.com

    Só para ficar registrado :)

    ResponderExcluir
  11. Como Alessandra não foi nos encontros de Junho e quase nem acessou facebook, perdeu a dinâmica e ficou com invejinhas no encontro passado enquanto via as pessoas trocarem livros entre si :(


    http://dosdiascorridos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Olá a todos,
    Eu sou a Senhora Elizabeth Lisa De Ohio EUA, eu rapidamente quero usar este meio para cortar um testemunho de como Deus me dirigiu a um emprestador empréstimo legítimo e real que transformou minha vida de grama para enfeitar, de ser pobre para uma mulher rica que agora podem se vangloriar de uma vida saudável e rico, sem estresse ou dificuldades financeiras. Depois de tantos meses de tentativas para obter um empréstimo na internet e foi enganado a soma de $ 5,200 i tornou-se tão desesperada em obter um empréstimo de um emprestador empréstimo legítimo on-line que não vai adicionar a minhas dores, então eu decidi entrar em contato com um amigo meu que recentemente recebeu um empréstimo on-line, discutimos sobre o assunto e para nossa conclusão ela me contou sobre um homem chamado Sr. Franklin Osayande Scott, que é o CEO da Franklin Osayande Scott Loan Company Email: franklinosayandescott@gmail.com Então me candidatei a um soma de empréstimo de (US $ 320.000,00), com baixa taxa de juros de 2%, de modo que o empréstimo foi aprovado com facilidade, sem estresse e todos os preparativos onde feitas relativa à transferência de empréstimos e, em menos de dois (2) dias o empréstimo foi depositado em minha conta bancária assim que eu quero aconselhar qualquer um na necessidade de um empréstimo de contatá-lo rapidamente através de e-mail: franklinosayandescott@gmail.com ele não sabe estou fazendo isso eu oro para que Deus o abençoe para a coisa boa que ele fez na minha vida.Obrigado Deus eu sorrio de novo Eu recomendo esta empresa a todos aqueles que foram enganados e os que foram enganados, eles são confiáveis ​​e confiável. No caso de você precisa saber mais, e-mail da empresa em franklinosayandescott@gmail.com Email-los hoje e você será feliz que você fez.

    Sra Elizabeth Lisa
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Você precisa de um empréstimo .que são legítimos e garantir credor de empréstimo. Somos uma empresa com o apoio financeiro. Nós emprestar fundos para pessoas que necessitam de assistência financeira, que têm um mau crédito ou necessidade de dinheiro para pagar as contas, para investir no negócio. Quero usar este meio para informar que prestamos assistência beneficiário fiável como Nós estaremos contentes de oferecer-lhe um empréstimo Contacte-nos através do email: hammers.credit@outlook.com

    Serviços prestados incluem

    *Consolidação de débito
    * Empréstimos de negócio
    *Empréstimos pessoais.
    * Empréstimos de carro
    * Aluguel e empréstimos de casa

    Escreva de volta se interessado com a nossa taxa de juros de 4% ao ano. Contacte-nos através do

    Websito: hammerscredit.wix.com/hammerscredit
    email: hammers.credit@outlook.com

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo