Eu Li: A Teoria de Tudo - Jane Hawking


Título:
A Teoria de Tudo
Autora:
Jane Hawking
Editora:
Única
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.
Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único.
Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo.

Todos aqui já devem ter tido algum contato com esse livro, ou com o filme que foi inspirado nele (que resultou no Oscar de melhor ator para o adorável Eddie Redmayne). Amei a adaptação e estava MUITO ansiosa para ter acesso ao livro. Obviamente que já esperava que o conteúdo do livro fosse mais rico, mas não imaginava o quanto! Jane Hawking, que foi a esposa do famosíssimo físico Stephen Hawking, tem um talento maravilhoso para narrativa e a história explica muito o porquê.

“A Teoria de Tudo” é basicamente um relato sobre a vida de Jane e Stephen Hawking. A narrativa nos expõe a perspectiva de Jane sobre o cotidiano nada normal do casal, desde que eles se conheceram até muitos anos depois de casados. Stephen Hawking foi diagnosticado com uma doença degenerativa conhecida como ELA (esclerose lateral amiotrófica) e isso alterou completamente a rotina deles. Jane sabia da condição de Stephen antes mesmo do casamento, em 1965, e aceitou o desafio de viver com ele até onde a vida os levasse.

“Então estávamos tão confiantes em nós mesmos, e tão ansiosos para o nosso futuro começar, que não permitimos que esses problemas mundanos nos incomodassem por muito tempo... Também sabíamos muito bem que, em nosso idealismo, estávamos, de modo deliberado, desafiando o senso comum e tudo o que era cauteloso, convencional e normal...”

Jane foi uma jovem muito independente; Intercâmbios e várias viagens quando universitária fazem parte do seu currículo. Formada em literatura, estudando mais especificamente a poesia medieval espanhola, Jane é encantadora e extremamente inteligente. Sem falar na paciência de Jó; se conviver com um gênio não deve ser fácil, imaginem o que é viver no meio de uma comunidade acadêmica que estava revolucionando o modo como o mundo via o universo.

No começo, Jane era vista apenas como esposa simplória de um físico, mas tempo e oportunidade mostraram que ela tinha muito mais a oferecer. Pela minha interpretação do texto, Jane foi de fundamental importância para Stephen Hawking ser quem ele é hoje. Jane o ajudou e esteve com ele em momentos tão diversos e difíceis que, me colocando no lugar dela, não sei como eu reagiria ao que ela passou. Não foram apenas pedras no caminho, obviamente, mas Jane cuidou de Stephen, e dos filhos que vieram depois, por muitos anos sozinha! Ela expõe as limitações físicas (sua, por ser mulher e de Stephen, por ser deficiente) de forma realista e leva o leitor a compreender muitas coisas acerca de acesso.

O casal Hawking, mesmo com todas as limitações, fez diversas viagens e morou em vários lugares, tudo em prol do sucesso acadêmico do físico. No decorrer dos anos, Stephen ganhou muitos prêmios e Jane teve um papel fundamental em seu sucesso. Com uma linguagem acessível, Jane Hawking dá alguns exemplos das pesquisas de Stephen e também nos delicia com algumas de suas produções literárias. Nada de forma maçante ou sonolenta, mas de modo interessante e atraente. O supracitado talento para a narrativa tem um quê de uma veia muito profissional. E não apenas! Jane também relata diversas situações vividas pelo casal que leva o leitor a compreender mais sobre o real significado de companheirismo. São muitas histórias interessantes, preocupantes, engraçadas, tristes... e Jane sempre tira algum tipo de ideia que oferece ao leitor assuntos para pensar a respeito. Creio que as aleatoriedades das histórias não foram nadas aleatórias.

A adaptação cinematográfica foi extremamente adorável, mas o livro tem muito mais a oferecer ao leitor em conteúdo informativo. A narrativa é em 1ª pessoa e repleta de contexto histórico dos anos 60 para cá. É uma narrativa inteligente e corrida e acho que estou apaixonada por Jane!

A Editora Única fez um ótimo trabalho com a edição nacional. O livro tem uma ótima diagramação, mas tenho ressalvas com capas inspiradas em filmes. Já devia estar acostumada, eu sei, mas a vida é assim. Uma curiosidade interessante: “A Teoria de Tudo” está nessa semana na lista dos mais vendidos de Não Ficção da Veja e atentem que o livro já foi lançado há alguns meses no Brasil.

A vida do casal Hawking me divertiu e emocionou. Não tenho a pretensão de dizer a vocês que o relato de Jane pode mudar vidas, mas garanto que pode inspirar de forma maravilhosa se o leitor estiver aberto para acompanhar essa história.

E vocês, já leram? Me contem aqui nos comentários!

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários