segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Top 5 Autores Clássicos Nacionais por Anne Magno

Hello amados.

Dessa vez nada de top piriguetagens...ainda rindo horrores daquele post e seus comentários. Mas, dessa vez vim para fazer minha listinha básica de autores que me inspiram,fazem suspirar, rir, e ficar impressionada. Só que dessa vez esse top é muito nacional, pois vamos mergulhar nos clássicos na nossa terrinha.

Certa vez conversando com meus amigos do club do livro, conclui que para meus gostos literários atuais: minha primeira leitura foi totalmente definitiva para ditar todo um gosto sobre livros e estilos. E vocês, concordam?

Quem já leu alguma resenha minha, em algum momento já percebeu que sou muito chata para sair do meu gosto sobre livros, o que as vezes me priva de descobrir outros fabulosos autores, mas que também me deixa extremamente feliz com os livros românticos que acho por aí, seguindo minhas atuais tendências.

Então, sem maiores enrolações vamos aos livros:

#TOP 5 - I Juca Pirama - Gonçalves Dias

Ai gente, quem nunca se empolgou (e arrepiou) cantando o mais rápido que podia, sem quase respirar, o canto forte do nosso I-Juca-Pirama, minha parte favorita é:



´´Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo Tupi.

Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi. (...)``


#TOP 4 - O Alienista - Machado De Assis

Depois que eu li esse livro, ele me fez refletir sobre muita coisa que eu achava ser certa, mas então acordei percebendo que o que é certo e errado, depende de quem tá olhando, e que de médico e de louco todo mundo tem um pouco. E muito depois aprendi que para uma pessoa ser meio que ´´normal`` você precisa comparar ela com um referencial, e para ter referencial você teria que ter pessoas iguais, e isso não ocorre, nem entre gêmeos...logo...^^..kkkk

Você vai ler um dos textos mais engraçados de toda a literatura brasileira. Trata-se da história de Simão Bacamarte, médico que se dedica a estudar a loucura e a tratar os doentes mentais. Ele se muda para uma pequena cidade e monta um hospital, a Casa Verde. Essas novidades mexem com a vida da cidade de Itaguaí. E não demorará muito até que o dr. Bacamarte, na sua constante busca da diferença entre a loucura e a razão, passe a internar gente sem nenhum sinal de loucura. Será que sobrará alguém do lado de fora da Casa Verde?
O alienista é uma das obras mais conhecidas de Machado de Assis (1839-1908), um dos maiores nomes da nossa literatura, que contava histórias com ironia e crítica.


#TOP 3 e 2 -Fernando Sabino e Carlos Drummond de Andrade

Nesse livro não deu para escolher um autor, ou um conto porque a meu ver tanto ´´Crianças`` e ´´No Restaurante`` são ótimos textos para refletir e aprender a ter foco. Ou seja, a moral da história fixa.

 Humor é o que não falta neste livro, que traz crônicas escritas por quem mais entende do assunto: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga. É só ler estes textos para entender, afinal, o que é a crônica. Mas se precisar mesmo de uma definição, fique com esta: crônica é um texto tão gostoso de ler que dá até vontade de escrever.

´´- Deixe de ser malcriado.
- Você mesmo que me criou.``
(F.Sabino -Crianças)

 ´´- Escute aqui, querida. Primeiro, escolhe-se a mesa.
- Não, já escolhi. Lasanha.``
( C.D. Andrade - No Restaurante)
#TOP 1 - Cinco Minutos e A Viuvinha - José de Alencar

Esse homem, foi o marco de duas fases minhas, antes: a Anne que odiava ler, e que preferia assistir a todas as novelas mexicanas que passava em um certo canal aí. E Depois: a Anne que praticamente não assiste tv, a não ser as séries que ela tanto adora, juntamente com os K-Dramas amados. E que passa boa parte do seu tempo lendo.
Um rapaz perde seu ônibus por cinco minutos e, ao entrar no seguinte, senta-se casualmente ao lado de uma mulher cujo rosto estava coberto por um véu. A moça permite que ele lhe segure as mãos e lhe beije o ombro. A fim de localizar sua amada misteriosa, o narrador vai descobrindo mais detalhes sobre sua musa e espanta-se com os recursos da moça
para permanecer incógnita. Várias viagens são necessárias até que o mistério se resolva e o casal possa encontrar a felicidade.

Detalhe importante, geralmente achamos esses livros durante nossa vida estudantil, com a nossas amadas (ou não) obras básicas para o vestibular! Só que de repente você deu sorte e achou um livro fantástico. Nem todo ano do ensino meio foi tão legal com suas obras básicas, mas eu conheci essas aqui, e me apaixonei.

José de Alencar, foi o responsável por me tornar uma romântica literária incorrigível, até os dia de hoje. Assim como os demais autores do top, me marcaram de alguma forma.

Espero que vocês tenham curtido o post, e se algum de vocês chegou a ler algum desses, ou outros que também foram fantásticos, compartilhe suas dicas comigo...plisssss... e aproveitando para deixar um mega obrigado para meu amigo Victor Rogério que com um desses (Para Gostar De Ler - 1) livrinhos, durante uma das nossas reuniões do PA Book club, me deu a ideia de criar esse post.

Abraços de urso, até o próximo post!

4 comentários:

  1. AAAAAAH!. Adorei o top 5, principalmente porque é uma raridade os leitores lembrarem de Fernando Sabino como um clássico. Sou realmente muito fã da obra dele. Dessa lista, já li quase todos e adoro. Só estou devendo o Gonçalves Dias mesmo. Dele conheço apenas a canção do exílio...

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Bem, confesso que tenho uma relação bem traumática com os clássicos. O grande problema foi a obrigação de ler algo a qual não estava preparado no momento. Desde o Ensino Médio que não leio clássicos. Preciso seriamente deixar essa birra de lado e voltar a ler. Dos que me lembro, li "Menino de Engenho" e "Cinco Minutos" também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Oi Anne,
    Vou confessar que não sou fã dos clássicos justamente por ter sido obrigada a ler vários deles para os vestibulares e para o colégio, MAS José de Alencar me conquistou e o que falar do Carlos Drummond de Andrade? Simplesmente amo. Acredito que gostaria mais dos livros se tivesse sido incentivada (ao invés de obrigada) a lê-los.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Gostei do top 5. Não curtia muito os clássicos, mas reli alguns depois que terminei o Ensino Médio e me apaixonei por José de Alencar, amo... amo... amo... Adoro Cinco Minutos, A Viuvinha e Senhora. O meu favorito é Encarnação.

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo